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Data driven: o que é e como um CRM pode ajudar o seu negócio

Seja na sua lista de gastos ao longo do mês, seja nas notas do seu filho na escola ou ainda no aproveitamento do seu time de futebol. Vivemos em uma cultura data driven. E isso é especialmente verdadeiro para os negócios.

É por isso que se fala tanto em métricas e indicadores para medir resultados, avaliar o desempenho de equipes e ferramentas. Nesse sentido, os dados têm ajudado empresas de diferentes segmentos a se destacarem.

Quer saber o que é cultura data driven e como um CRM pode ajudar na estratégia do seu negócio? Confira!

O que é data driven?

Em tradução livre do inglês, data driven significa “orientado por dados”. O termo se refere ao levantamento e à utilização de informações estratégicas para aprimorar processos e tomar decisões mais assertivas.

Nos últimos anos, essa abordagem de negócios ganhou força no Brasil e no mundo com cada vez mais empresas buscando por ferramentas de coleta, armazenamento e análise de dados.

A prática contrasta com a tomada de decisões impulsionada por emoções, pressão externa ou instinto. Embora possam render bons resultados eventualmente, elas são formas instáveis e potencialmente perigosas de agir.

Veja alguns dos benefícios que a cultura data driven proporciona:

  • novas percepções tanto interna quanto externamente;
  • tomada de decisões com base em informações concretas;
  • desenvolvimento mais efetivo a longo prazo;
  • relatórios completos;
  • vantagem competitiva;
  • possível de ser aplicada em muitos departamentos.

A prática já caiu no gosto de empresas de todos os portes e impulsiona a adoção da transformação digital. Segundo dados da Dell, em 2020, 87,5% das empresas que atuam no país criaram estratégias para se modernizar.

O que o CRM tem a ver com isso?

A adoção da cultura data driven está intimamente relacionada à transformação digital. Afinal, é com a modernização que as empresas conseguem coletar mais dados e usá-los de forma estratégica.

Existem diferentes aspectos e ferramentas para se transformar, como cloud computing, machine learning, ioT (internet das coisas), softwares de automação para marketing, entre outras tecnologias.

Uma dessas soluções é o CRM!

O que é CRM?

O Customer Relationship Management é um conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas usadas para gerenciar todos os relacionamentos e interações da sua empresa com clientes e leads. 

Em tradução livre do inglês, podemos denominá-lo como um sistema de “gerenciamento de relacionamento com o cliente”. Ou seja, é uma maneira moderna, automatizada e mais produtiva de melhorar as relações comerciais.

Um sistema de CRM ajuda as empresas a se manterem conectadas aos clientes, além de otimizar processos e aumentar a lucratividade. É o caso do Smark CRM.

Relatórios completos e sem falhas

Os dados são cada vez mais importantes no dia a dia das empresas. Mas, mesmo antes do surgimento da cultura data driven, a ideia de utilizar relatórios para analisar o desempenho do negócios e das equipes já existia.

Porém, ao preencher relatórios manualmente, erros podem acontecer. Um vendedor pode esquecer de preencher determinado dado, digitar um valor errado, perder o arquivo ou ainda deixar a empresa, levando consigo informações vitais de seus clientes.

Se antes isso já era um problema, ele se torna ainda maior no caso de uma empresa em que a operação é orientada por dados.

É por isso que o Smark CRM conta com preenchimento facilitado e automatizado de relatórios. Além disso, como todas as informações ficam armazenadas na nuvem, a empresa pode ter acesso aos dados sempre que necessário.

Afinal, o gestor comercial precisa estar a par dos resultados obtidos, a fim de encontrar as estratégias certas para melhorar cada vez mais os processos.

O CRM permite o acompanhamento preciso, com uma plataforma intuitiva para visualização de números e da agenda dos vendedores. Assim, o gestor tem o que é necessário para realizar melhorias estratégicas.

Veja o que diz o nosso CEO, Leandro Ceccato, sobre a importância de relatórios completos para gestão comercial:

Como ter uma estratégia data driven com um CRM?

Implementar um sistema de CRM e uma cultura orientada a dados não é difícil! Basta encontrar o parceiro certo para as necessidades da sua empresa e incluir toda a sua equipe no aprendizado sobre a importância dos dados.

Afinal, a cultura data driven também vai ser benéfica para os vendedores, facilitando suas atividades diárias e ajudando-os a realizar seu trabalho de forma mais assertiva e prática.

Mas como criar uma estratégia eficaz baseada em dados usando um sistema de CRM? Vamos dar algumas dicas!

Vai fundo nos dados!

Depois de implementar uma solução de CRM na sua empresa, você já terá várias métricas em vigor. A maioria das plataformas de CRM fornece insights para desenvolver uma estratégia baseada em dados. 

Mas, caso você precise de algo mais específico para a sua área de negócios, não se preocupe! O Smark CRM é uma plataforma customizável, que pode se adaptar às necessidades do seu time.

Preste atenção aos dados certos

O mundo dos dados têm informações em excesso. É por isso que você precisa selecionar o que realmente é importante para a sua empresa, tanto no dia a dia, quanto para o crescimento a longo prazo.

Mas cuidado com o foco excessivo! Não adianta saber que as vendas estão caindo se você não puder mapear os motivos, certo? 

Portanto, ao estabelecer os dados mais importantes para a sua estratégia, pense em tudo aquilo que pode ajudar a sua equipe a trabalhar melhor.

Fique de olho no futuro

Muitas pessoas já sabem que os dados são ótimos mecanismos para analisar o passado. Mas você já pensou em analisar os dados de forma preditiva?

Alguns sistemas de CRM contam com visualização detalhada de dados e ferramentas de previsão que permitem que você veja como X leva a Y e tome decisões que possam otimizar algum processo em específico.

Personalize a venda

A personalização é parte integrante das vendas e do marketing. No entanto, agora, os clientes têm expectativas muito maiores. 

O consumidor de hoje espera que as marcas conheçam suas preferências. Portanto, você precisa integrar o conhecimento sobre o cliente em seu CRM para decidir qual deve ser a frequência de contatos, por exemplo.

Planeje e comece

Uma nova estratégia de CRM orientada a dados permite que você torne as interações com o cliente mais significativas. 

A ideia não é somente ter cada vez mais dados, mas sim, aplicá-los de forma inteligente e criativa nas suas vendas.

Mas não esqueça: mesmo com todo o planejamento, o importante é começar!

Torne-se data driven com o Smark CRM

E, para começar, o ideal é contar com um parceiro que entenda do assunto!

O Smark CRM é um sistema especializado em gestão comercial, capaz de atender a todas as necessidades dos times de vendas e pós-vendas. 

Além disso, o software é altamente customizável para garantir a eficiência máxima em cada negócio singular.

Faça um teste grátis e conheça a nossa plataforma.

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