Como estruturar um processo comercial de forma eficiente?

Sem dúvidas, saber como estruturar um processo comercial é fundamental para o bom andamento e sucesso da sua equipe de vendas.

Ainda assim, mesmo sendo tão fundamental, ter um processo comercial bem estruturado pode ser um grande desafio para diversas empresas e gestores.

Dessa forma, vamos dar algumas dicas de boas práticas para um processo comercial eficiente . Assim, você será capaz de visualizar nitidamente as ações que deram certo e as que precisam de uma solução melhor. Acompanhe!

Estruturar processo comercial: o que é?

Entende-se como processo comercial tudo aquilo que envolve desde o primeiro contato com o lead até o fechamento do contrato de compra de um produto ou serviço.

Ou seja, são todas as tarefas necessárias, listadas em ordem cronológica, para que uma venda se realize, com começo, meio e fim bem definidos.

Ter um processo comercial bem estruturada exige o acompanhamento tanto de métricas, como de processos e resultados.

Como ter eficiência?

Agora que você já entendeu o que é um processo comercial, é necessário entender como fazê-lo de maneira eficiente. O primeiro passo, sem dúvidas, é deixar ele o mais claro possível para a sua equipe de vendas.

Muitas vezes os gestores sabem exatamente como funciona todo o processo, mas de nada adianta quando a sua equipe, os que estão na linha de frente, não possuem o mesmo entendimento.

Para estruturar um processo comercial de forma eficiente, é necessário transformá-lo em algo tangível para os vendedores.

Deixar claro como tudo deve funcionar faz com que seus vendedores saibam onde estão, quais etapas do processo ainda faltam e o que fazer para atingir determinado objetivo.

Faça um acompanhamento diário

Para que tudo funcione conforme o planejado, é necessário um acompanhamento diário.

O gestor precisa entender como os vendedores estão se relacionando com os clientes e identificar o que é preciso fazer para que o relacionamento avance para a próxima etapa.

Além disso, não esqueça que os negócios perdidos se tornam aprendizados sobre o que não fazer. Assim, procure repassar o dia anterior pela manhã, analise tudo que deu certo, mas também o que ainda precisa melhorar.

Afinal, como ter uma equipe bem estruturada?

O CEO da SMark e especialista em vendas consultivas, Leandro Ceccato, fala nesse vídeo sobre como estruturar um processo comercial eficiente, replicável e escalável para empresas de facilities e também para empresas que trabalham com refeições coletivas.

Você já conhece o SMark CRM?

A SMark ajuda as empresas de facilities a impulsionar suas vendas e a cuidar muito bem da retenção dos seus clientes.

Temos uma plataforma de CRM que vêm pronta para sua equipe sair rodando, com o melhor processo comercial e as melhores práticas de venda.

Com clientes referenciais no segmento de refeições coletivas, a SMark focou na especialização do seu CRM para atender as particularidades e o modelo de gestão deste mercado.

Recurso do SMark CRM para facilities:

  • Gestão do funil de vendas por regional;
  • Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
  • Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
  • Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
  • Fluxos automatizados de Go-no-Go;
  • Lembretes diários de followups e visitas;
  • Integração das equipes de agendamento com os consultores;
  • Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.

Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa.


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

 

Posts Recomendados

Planejamento em vendas
Planejamento em vendas: 5 táticas para acertar o seu.
25 de março de 2024
Em um cenário dinâmico e competitivo como o do mercado atual, o planejamento em vendas emerge como uma peça importante […]
fechamento de vendas
Fechamento de vendas mais ágil com o CRM da Smark: saiba como
13 de março de 2024
Confira 5 maneiras que o CRM da Smark pode te ajudar a potencializar a sua gestão comercial e garantir o […]
Remuneração estratégica na área de vendas
Remuneração estratégica na área de vendas: o que é e 5 motivos para implementar na sua empresa!
5 de março de 2024
Entenda tudo sobre remuneração estratégica na área de vendas e como a remuneração baseada em resultados pode aumentar a motivação […]