Como bom gestor de vendas, você já deve saber como elaborar um plano de vendas. Mas será que você está por dentro da verdadeira importância que esse planejamento tem para o sucesso dos seus negócios? 

Primeiro e, apesar de óbvio, precisamos pontuar que o plano de vendas de uma empresa é uma parte essencial da sua estratégia. Isso porque planejar é fundamental para antecipar o futuro, melhorar suas ações e aprender com os erros cometidos até então – buscando prevê-los da melhor maneira possível. 

Como elaborar um plano de vendas: o que você deve levar em consideração ao traçar seu planejamento? 

Para acompanhar de perto o desempenho de sua equipe – além de usar o plano de vendas para fazer previsões e comparar a performance da empresa com o mercado – é preciso que você tenha em mente alguns objetivos. 

Na hora de pensar como elaborar seu plano de vendas, preste atenção nos seguintes tópicos:

  • Metas de venda da sua empresa;
  • Estratégia de vendas adequada para seu mercado-alvo;
  • Táticas de vendas para seu time;
  • Táticas de motivação para a equipe de vendas;
  • Desenvolvimento de um orçamento; 
  • Métricas precisas e claras;
  • Acompanhamento de análises de desempenho e métricas periodicamente.

Elaborando uma estratégia de vendas 

Se você quer ter clareza nos seus negócios, então está mais do que na hora de aprender a como elaborar um bom plano de vendas. Mire em um alvo específico e torne a sua pontaria muito mais afiada. 

Mas como fazer isso? 

Bem, considere que você precisa estabelecer metas, identificar resultados, criar planos de ação e focar no seu time e na sua clientela… Como facilitar a coleta desses dados? Arriscamos dizer que será necessário o uso de um sistema de CRM.  

Como um sistema de CRM pode melhorar a elaboração do seu plano de vendas?

Para começar, um CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que estrutura a gestão do relacionamento com os clientes e prospects. Por meio do sistema, toda a gestão estratégica passa a ter foco no cliente e suas necessidades.

Assim, suas decisões comerciais serão baseadas nessas demandas.

Os benefícios do CRM para o plano de negócios 

Com um CRM, por exemplo, todos os dados de negociação são centralizados. Dessa forma, as vendas começam a ser registradas de forma mais organizada. Resultado? Sua gestão de vendas potencializada ao máximo. 

Sistemas de CRM também ajudam na elaboração do plano de vendas por otimizarem a comunicação interna do setor de vendas. Com os dados centralizados, os ruídos serão praticamente reduzidos a zero. 

Além disso, sua equipe de marketing e vendas irá trabalhar de forma integrada. Duvida? Então saiba que, com um CRM, sua equipe de analistas de marketing podem buscar dados e cruzá-los para entender o comportamento do cliente e verificar quais produtos ou serviços têm mais aceitação. 


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado e trabalha para ser o parceiro ideal na implementação da sua estratégia comercial, gerando conhecimento, inovação e tecnologia. Nossa missão é levar eficiência E GESTÃO para o seu setor de vendas. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.