Mas o que é internet das coisas?

Carros autônomos, fechadura de porta controlada pelo smartphone, um ar condicionado lá na sua casa que poderá ser desligado a qualquer momento, por meio do seu relógio… Estamos falando da internet das coisas.

Mais conhecida como IoT, sigla do inglês Internet of Things, o serviço ainda está emergindo nas nossas discussões em nível nacional. Mas as operadoras de telefonia do Brasil já pressionam bastante a Anatel para começar a lucrar com o serviço.

Quem vai lucrar com isso?

Setores de Telefonia e TI encabeçam a lista. Projeções estimam que o número de dispositivos conectados em todo o mundo pule de 14,4 bilhões em 2014 para mais de 50 bilhões até 2020.  Ao todo, estima-se que operadoras de telecomunicações ampliem seus lucros em torno de 26%.

Por que meus clientes vão ter demandas para internet das coisas?

Se você atua no setor de Telefonia, sabe que parte significativa das suas vendas vem dos negócios fechados a partir de contratação de pacote de dados empresariais e número de linhas. Porém, imagine um cenário onde cada aparelho tenha um microchip. Essa é a internet das coisas, que será adotada para aparelhos, eletrônicos, objetos – tudo isso a fim de facilitar processos internos e transações empresariais.

Praticidade, rapidez e eficiência são as vantagens mais citadas. Por exemplo, o sistema de pagamento de uma empresa na Era da IoT, além da agilidade, terá:

  • otimização do faturamento;
  • diminuição de falhas;
  • modernização da marca;
  • maior conversão em vendas;
  • flexibilidade;
  • fidelização de clientes.

telefonia

Neste cenário, como vou posicionar minha empresa?

Como você pode ver, o cenário é de muito otimismo para o setor de Telefonia. As vendas devem decolar na mesma proporção dos investimentos e além. É muito adequado que você se prepare para este momento de transição, no qual cada vez mais, apareceram novas demandas. Se você não atendê-las, ficará para trás.

Dentro da minha esfera de trabalho, em quais pontos preciso investir?

Exigirá que você tenha estratégia: além de embasar suas ações em uma estratégia, você terá de elaborá-la a partir de dados concretos, como métricas e indicadores. Como é um serviço novo no Brasil e no mundo, será ainda mais difícil baseá-lo na sua intuição.
Você terá a necessidade de contar com uma ferramenta que ofereça relatórios completos e personalizáveis, que poderá ser usada à exatamente aquilo que sua empresa precisa.

Você terá de conhecer os hábitos e necessidades do seu cliente

Mais do que nunca, essa será uma necessidade urgente. Partindo do pressuposto que cada empresa utilizará a internet das coisas diante de um cenário específico (sua sistemática de trabalho), suas particularidades tornam-se igualmente mais específicas, bem como suas necessidades.
Para oferecer o pacote certo de conexão com a internet, você terá de conhecer o seu cliente, sua rotina e necessidades.

Você terá de investir em desenvolvimento profissional

O mercado da telefonia, hoje, não tem espaço para qualquer pessoa em busca de uma renda. Não é atoa que os profissionais com maior tempo de atuação em Telefonia têm os melhores resultados. E com a internet das coisas, esta é uma tendência crescente. Apenas os melhores e mais preparados profissionais terão uma taxa de sucesso satisfatória.
Para tanto, você deve sempre estar conectado com o funil de vendas de cada um, oferecer feedback que auxiliam no desenvolvimento profissional e acompanhar as métricas de produtividade para ter certeza que conta com a melhor equipe!

Ofereça a melhor venda consultiva

Qualquer empresa quer ser a melhor no seu ramo de atuação.  Antes de tudo, o profissional precisará conhecer tecnologia e saber exatamente do que está falando. Ele precisará ser o mestre das vendas consultivas e, para isto, precisa estar bem amparado por ferramentas como um bom sistema de CRM.
Toda venda consultiva exige muito conhecimento sobre a atmosfera de negócio do prospect e quais poderiam ser as necessidades dele.

Além disso, um histórico de relacionamento completo é a ferramenta que aponta quais ações de venda funcionam com aquele prospect e quais não.

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