gestão de funil de vendas

Como melhorar a gestão de funil de vendas usando o CRM

A gestão de funil de vendas é muito importante em uma operação comercial. É através dela que é possível ter um panorama confiável dos resultados (atuais e futuros) na força de vendas.

Ocupados demais com as demandas do dia a dia, muito gestores acabam deixando essa estratégia de lado. E isso é um erro.

Justamente sobre este tema vamos refletir ao longo deste artigo.

Continue a leitura, você vai entender!

O que é gestão de funil de vendas

Também conhecida como gerenciamento de ciclo de vendas, a gestão de funil de vendas é o controle efetivo da série de fases previsíveis e necessárias que um cliente percorre até decidir pelo fechamento do negócio.

O funil de vendas varia muito entre as organizações, pois ele depende da natureza do negócio, dos tipos de produtos e serviços fornecidos, além da maneira de cada gestor administrar sua operação comercial.

Em linhas gerais, é preciso definir e acompanhar muito de perto todas as fases da jornada de compra dos clientes ideais: da descoberta do problema à decisão de compra, passando por consideração da solução, conhecimento do produto, relacionamento etc.

Assim, podemos afirmar que há uma boa gestão de funil de vendas quando o gestor comercial e seu time de vendedores têm total controle dos processos, métodos e abordagens empregados em cada uma das fases do funil.

A importância do CRM na gestão de funil de vendas

Um dos fatores mais importantes para gerenciar o funil de vendas de maneira inteligente é o uso da tecnologia.

E, nós sabemos, um bom software de CRM abrange todos os processos da operação comercial, libera os vendedores de rotinas burocráticas e fornece ao gestor insumos para uma administração mais orientada por dados reais e sempre disponíveis.

Com um bom software de CRM, é possível definir métricas, parametrizar sequências lógicas de atividades, controlar oportunidades, verificar justificativas para o não fechamento de negócios etc.

Em suma, com o CRM, tanto o gestor quanto os vendedores conseguem acompanhar em qual das fases do funil cada prospect ou cliente está. E, a partir disso, fica mais fácil e rápido pensar em ações efetivas para acelerar negociações e vender mais em menos tempo.

3 dicas para melhorar a gestão de funil de vendas usando o CRM

Agora que já sabemos o que é a gestão de funil de vendas e também como um bom CRM pode ajudar, podemos pensar em como usar essa importante ferramenta neste desafio.

Confira:

1. Exija dos vendedores a atualização constante do CRM

É preciso que os profissionais da força de vendas alimentem o sistema constantemente. Só assim, conseguimos ter a real dimensão de como o funil está funcionando.

De nada adianta cadastrar o cliente e não guardar históricos de relacionamento e negociações, por exemplo.

2. Use métricas para cobrar resultados dos vendedores

As métricas, ou indicadores, são fundamentais tanto para quantificar e qualificar as ações realizadas quanto para cobrar resultados dos vendedores.

Cabe ao gestor definir quais são as métricas importantes e também deixar claro para o time sobre como elas serão cobradas.

Por exemplo, se a quantidade de ligações ou visitas é uma métrica importante, o líder de vendas precisa definir quais são as quantidades necessárias e acompanhar os números gerados por cada vendedor no sistema.

Periodicamente, é preciso analisar os dados e se reunir com cada profissional para dar e receber feedbacks dos resultados.

3. Encontre maneiras de acelerar o avanço de cada oportunidade dentro do funil

O gestor deve analisar periodicamente quantos e quais clientes constam em cada etapa do funil (suspect, prospect, relacionamento, oportunidade, fase de negociação e fechamento de negócio).

Mas, mais do que isso, é preciso discutir com a força de vendas táticas e estratégias para acelerar o processo.

Algumas perguntas podem ajudar nisso:

  • O que é possível fazer para que um cliente em fase de negociação feche logo o negócio?
  • Será que já é hora de oferecer descontos ou melhorias de condições de pagamento?
  • A abordagem está funcionando para este cliente?
  • Há concorrentes disputando o mesmo negócio?

O que você achou das nossas dicas para melhorar a gestão de funil de vendas?

Para se aprofundar ainda mais neste assunto, baixe agora mesmo nosso e-book ‘Gestão de Funil de Vendas’ — é grátis, aproveite!

 

Posts Recomendados

Planejamento em vendas
Planejamento em vendas: 5 táticas para acertar o seu.
25 de março de 2024
Em um cenário dinâmico e competitivo como o do mercado atual, o planejamento em vendas emerge como uma peça importante […]
fechamento de vendas
Fechamento de vendas mais ágil com o CRM da Smark: saiba como
13 de março de 2024
Confira 5 maneiras que o CRM da Smark pode te ajudar a potencializar a sua gestão comercial e garantir o […]
Remuneração estratégica na área de vendas
Remuneração estratégica na área de vendas: o que é e 5 motivos para implementar na sua empresa!
5 de março de 2024
Entenda tudo sobre remuneração estratégica na área de vendas e como a remuneração baseada em resultados pode aumentar a motivação […]