Como o CRM pode ajudar a acelerar vendas e pós-vendas?

Descubra os principais benefícios de um sistema de CRM para as vendas e pós-vendas do seu negócio!

A sua empresa ainda não usa um CRM? 

De acordo com uma pesquisa da CRM Maganize, 91% das empresas com 10 ou mais funcionários ao redor do mundo já estão usando um CRM para gestão de vendas!

Mas o que há de tão atrativo nesse sistema? E como exatamente ele ajuda a acelerar vendas e pós-vendas? A gente explica!

O que é um CRM?

Um CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um sistema que estrutura a gestão do relacionamento com os clientes e prospects. 

O sistema permite registrar e organizar todas as etapas de contato com o consumidor.

Além de organizar o dia a dia da equipe de vendas e pós-vendas, o CRM também é importante para realizar abordagens mais eficientes. 

Por exemplo: da próxima vez que tiver que entrar em contato, o vendedor terá fácil acesso ao histórico de informações trocadas durante as ligações anteriores, além de conseguir deixar todos os contatos futuros agendados, sem o risco de perda de dados.

Tudo isso traz vantagens para garantir mais assertividade na prospecção de novos negócios, ajuda a reconquistar clientes perdidos e a manter a fidelidade dos atuais.

De que formas o CRM pode ajudar a acelerar vendas e pós-vendas?

Agora que você entendeu o que é um sistema de CRM, está na hora de conhecer alguns de seus principais benefícios para a produtividade do seu time e para os resultados do seu negócio.

Confira!

Centralização de informações

Com o CRM, os registros das ações de venda passam a ser realizados de forma organizada e sistemática. 

Na prática, isso significa que todos os seus vendedores terão que registrar suas atividades no software. 

Assim, sempre que precisarem de uma informação, ela com certeza estará à disposição, ao contrário do que poderia acontecer caso o vendedor tivesse feito aquela tradicional anotação em uma agenda tradicional…e perdido!

Além disso, o método também é mais seguro do que o uso de planilhas. Afinal, as informações cadastradas no CRM ficam disponíveis na nuvem para que os colaboradores autorizados possam acessar. 

Então, não há margem para mandar mensagem para o colega de férias dizendo que não consegue acessar as informações dos clientes que só existem em um computador específico. Bem melhor estar na nuvem, né?

Dessa forma, você potencializa a gestão estratégica de vendas do seu negócio e facilita o dia a dia da equipe.

Gestão de trabalho remoto

Quem ainda pensa que só é possível gerir a equipe de pertinho e pessoalmente, não viveu a transformação digital. O trabalho híbrido ou remoto já é uma realidade e está na hora de aprender a gerir a sua equipe, mesmo de longe.

Hoje, é possível estar próximo do time mesmo que o gestor esteja no Rio Grande do Sul e os colaboradores em São Paulo, Bahia, Uruguai e talvez até na China! Mas tentar fazer isso utilizando ferramentas não especializadas pode causar problemas.

Nessas ferramentas generalistas, também é muito fácil perder uma informação importante em meio a muitas mensagens. 

Além disso, as soluções genéricas têm um grande defeito: não foram feitas para o que VOCÊ e a SUA equipe precisam para uma boa gestão comercial.

Ter uma solução que possibilite este acompanhamento representa um diferencial para que o gestor consiga entender e acompanhar o desempenho de todos desde o início, identificando erros e podendo direcionar seus colaboradores da melhor forma.

Assim, ao ter como aliado um bom CRM, o gestor consegue ter controle da equipe e também possibilita uma organização do processo comercial ao todo.

Conheça 5 dicas para a gestão de equipes com auxílio da tecnologia!

Automação de tarefas

Os processos manuais de vendas e pós-vendas tomam muito tempo da sua equipe e podem resultar em erros manuais em qualquer parte do processo. É aí que entra a automação.

Em uma solução completa, como o Smark CRM, é possível automatizar tarefas manuais ou repetitivas, como atualizar seu sistema, agendar reuniões e definir lembretes. 

O software também fornece insights em tempo real, entre outros recursos criados para facilitar o dia a dia e melhorar o atendimento.

Dados, métricas e relatórios

Vivemos em um mundo cada vez mais data driven!

É preciso observar o que está funcionando e o que não está, e usar esses insights para aprimorar seus métodos e o desempenho da sua equipe. Com a tecnologia, fica mais fácil coletas e analisar dados como:

  • origem dos leads;
  • volume de vendas;
  • motivos das perdas;
  • segmentos de mercado;
  • capacidade de conversão;
  • além de outras métricas importantes para o segmento da sua empresa.

Foi assim que a Unimed Poços de Caldas conseguiu aumentar em cerca de 20% a produtividade de cada consultor. 

“Podemos analisar as performances de cada consultor e como cada um funciona com cada método, seja com ligações ou visitas”, explica o Gestor Comercial da operadora, Luiz Carlos Cardoso.

Saiba mais: https://www.smark.com.br/unimed-pocos-de-caldas-case/

Integração com outros softwares

A integração de sistemas proporciona maior agilidade aos processos, aumentando o desempenho da sua equipe e melhorando todo o fluxo de trabalho e, consequentemente, acelerando suas vendas!

É por isso que a nova versão do Smark CRM, conhecida como Smark 3.0 ou Connection, conta com integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes.

Além de otimizar as integrações nativas do Smark CRM, como RD Station, DocuSign, Connect Smart Data e Catacliente, a equipe Smark foi além: tornou possível toda e qualquer integração com o software!

Conheça as integrações nativas:

integração Connect Smart Data

integração RD Station Mkt;

integração Catacliente.

Conheça o Smark CRM!

A plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. É a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.

Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.

Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Com o Smark CRM, torna-se mais fácil:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Além disso, o novo Smark 3.0 traz mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado. O software chega com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes.

Agora, é a sua vez!

O seu CRM não se integra aos outros softwares utilizados pela sua empresa? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especialmente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Experimente na prática e de forma gratuita!

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