unimed poços de caldas

Unimed Poços de Caldas aumenta vendas em 20% com Smark

Dashboard intuitivo, dados atualizados e recursos específicos para a área da saúde! Saiba como a Unimed Poços de Caldas conquistou resultados com um CRM especializado.

Não há mais como negar: a transformação digital chegou com tudo! 

Cada vez mais operadoras de planos de saúde estão utilizando ferramentas tecnológicas para impulsionar as suas vendas e gerenciar as equipes.

Esse é o caso da Unimed Poços de Caldas, que conseguiu aumentar as vendas em cerca de 20% com o apoio do Smark Saúde, um CRM especializado na área.

Confira!

Sobre a Unimed Poços de Caldas

A Unimed é a maior cooperativa na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional graças às suas regionais.

Uma delas é a Unimed Poços de Caldas, que, atualmente, atende seis municípios: Poços de Caldas, Caldas, Campestre, Botelhos, Cabo Verde e Bandeira do Sul. A operadora possui cerca de 37 mil beneficiários e atende a mais 25 mil clientes de intercâmbio (de outras Unimeds).

Antes da implantação do Smark Saúde

Segundo o Gestor Comercial da Unimed Poços de Caldas, Luiz Carlos Cardoso, antes da implementação do Smark Saúde, o método de trabalho da equipe formada por 10 consultores era bastante “arcaico”. 

“Usávamos planilhas de Excel 2003 e isso tornava o trabalho moroso. Além disso, a tomada de decisão era um desafio muito grande porque a gente não conseguia mensurar os indicadores. Era um trabalho que demandava muito tempo e muito esforço”.

Ele relembra ainda como era a rotina comercial da operadora:

“Era como trabalhar no escuro! Não conseguíamos fazer toda a gestão da equipe nem identificar as oportunidades, as perdas, etc”.

Outro problema enfrentado pela operadora de planos de saúde era que nem todas as máquinas tinham licença do pacote Office, fazendo com que a tabela utilizada não funcionasse bem em alguns dos computadores.

Unimed Poços de Caldas: Escolhendo um CRM

A indicação do Smark Saúde veio de outras regionais da Unimed que já trabalhavam com o sistema. 

A Unimed Poços de Caldas avaliou algumas ferramentas do mercado, porém o Smark CRM se destacou pela facilidade e pela ampla capacidade de personalização da plataforma.

Além disso, para Cardoso, o suporte da equipe foi um fator importante desde o início. 

“Ver a empresa não só querendo mais um cliente nos chamou muito a atenção. Todas as nossas solicitações são atendidas prontamente. Os vídeos da empresa no YouTube, o chat 24h, todos esses recursos chamaram a atenção. É uma entrega que a equipe tem em relação à satisfação do cliente”.

CRM para Unimed

Atualmente, mais de 400 usuários da Unimed trabalham com o Smark Saúde diariamente em dezenas de regionais espalhadas pelo Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Isso representa um total de mais de 1 milhão de vidas cujos planos de saúde são gerenciados através da plataforma Smark Saúde. 

Saiba mais sobre o CRM criado especialmente para regionais da Unimed!

Adaptação da equipe da Unimed Poços de Caldas

O método escolhido para a melhor adaptação da equipe de vendas foi uma implantação teste de 3 a 5 meses. 

“Fiz acompanhamento diário com a equipe e a Smark fez vários treinamentos, tanto individuais quanto coletivos. Com 6 meses, vimos que a equipe já não tinha dúvidas e inserimos o Smark como ferramenta obrigatória”, conta o Gestor Comercial.

Segundo Cardoso, o acompanhamento do gestor é um fator importante:

“Faço reuniões de feedback da equipe e mostro no individual como está o painel de cada um, quais as oportunidades, tentamos avaliar porque perdeu X oportunidades, por exemplo. É preciso mostrar que a mudança é em benefício da equipe. A partir do momento em que você tem isso na sua equipe como cultura, não tem como falhar”.

Melhorias obtidas pela Unimed Poços de Caldas

A Unimed Poços de Caldas implementou o Smark Saúde em novembro de 2020 e, desde então, já vem colhendo resultados.

Com a plataforma, foi possível aumentar em cerca de 20% a produtividade de cada consultor. Ou seja, obteve um aumento de 20% nas vendas desde a implantação.

Para o Gestor Comercial, ter um modelo de gestão focado em resultados, ajuda a impulsionar as vendas já que torna-se mais fácil identificar gatilhos de perdas e analisar todo o resultado e a performance individual de cada um.

“Podemos analisar as performances de cada consultor e como cada um funciona com cada método, seja com ligações ou visitas”.

O futuro é data-driven

Além disso, o sistema permite tomar decisões com base em dados, tornando a empresa mais competitiva frente ao mercado.

“Podemos ter uma visão atualizada e completa sobre os negócios e os indicadores. Com os dashboards intuitivos fica fácil analisar tanto resultados coletivos quanto individuais.  Assim, o Smark Saúde garante eficiência e agilidade na gestão comercial”.

Veja também: Quais são os indicadores de vendas mais estratégicos para planos de saúde

Aplicativo mobile: gestão de vendas em todo lugar

Para Cardoso, um dos destaques do Smark Saúde fica por conta do aplicativo mobile.

“Hoje nosso consultor externo pode estar fora, trabalhando em outra cidade, mas consegue fazer os lançamentos de imediato”, explica.

O aplicativo do Smark Saúde conta com recursos para o registro fácil e rápido de atividades, como o gravador de voz, por exemplo. 

Assim, o consultor pode registrar informações de visitas sem ter que parar para escrever e correr o risco de esquecer informações relevantes.

Saiba mais sobre o Smark Saúde

O Smark Saúde é um sistema de Customer Relationship Management – traduzido, do inglês, como Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

A diferença é que ele foi criado especialmente para planos de saúde, odontológicos e medicina do trabalho!

A plataforma pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas, reunindo dados e informações de seus clientes em um só lugar. 

Com o Smark Saúde, torna-se mais fácil 

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes; 
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor; 
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e 
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

E o mais importante: com funcionalidades pensadas para atender as demandas de uma operadora de planos de saúde.

Ainda, com o Smark Saúde, é possível

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda; 
  • encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente;
  • e integrar a plataforma aos demais softwares já utilizados pela sua empresa. 

Além de oferecer uma solução especializada para planos de saúde, a Smark conta ainda com o recurso de assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor.

Unimed Poços de Caldas e Smark: personalizar para crescer

O trabalho junto a operadoras de planos de saúde ajudou a credenciar a Smark como uma especialista na gestão de vendas para o segmento. 

Para o Gestor Comercial da Unimed Poços de Caldas, o software fez a diferença no dia a dia e nos resultados da empresa:

“Com a ferramenta, ganhamos em tempo hábil para a tomada de decisões, além de tornar o nosso processo de gestão comercial mais moderno, prático e de fácil manuseio”, destaca Cardoso.

Segundo o CEO da Smark, Leandro Ceccato, o grande diferencial está na possibilidade de personalização, além da experiência da empresa na área da saúde.

“Quando falamos de CRM, é preciso que a ferramenta seja funcional para o seu negócio em específico. Um software incrível para o varejo pode não ser a melhor opção para a indústria, por exemplo. É aí que entra a customização”.

E completa:

“É importante personalizar a plataforma de acordo com o que as regionais da Unimed precisam para que a equipe perceba a novidade como algo que chegou para acrescentar e consiga usá-la a seu favor. Só assim é possível construir resultados”.

Agora, é a sua vez!

A sua operadora de planos de saúde ainda faz a gestão de vendas e pós-vendas com métodos tradicionais? Está na hora de ingressar na transformação digital!

Então, conheça como funciona a plataforma do Smark Saúde, um CRM desenvolvido especialmente para planos de saúde: 

Ficou interessado? Faça um teste grátis!

Posts Recomendados

grupo adservi
Grupo Adservi adota Smark CRM
1 de agosto de 2022
Referência no mercado de serviços gerais e segurança patrimonial, o Grupo Adservi atua há 22 anos atendendo organizações públicas e […]
grupo spsp
Grupo SPSP moderniza a gestão de vendas com Smark
1 de agosto de 2022
Empresa de prestação de serviços, o Grupo SPSP registra aumento na produtividade após adoção do Smark CRM. Veja os detalhes […]
Como criar a cultura do FOCO EM RESULTADOS no seu comercial através do SMark CRM
Como criar a cultura do FOCO EM RESULTADOS no seu comercial através do SMark CRM
14 de julho de 2022
Nesse treinamento, mostraremos os recursos do SMark que vão te ajudar na gestão diária dos vendedores e na construção da […]