5 dicas para a gestão de equipes com auxílio da tecnologia

A base de qualquer empresa são as pessoas. Isso continua sendo verdade mesmo em um mundo movido a tecnologia. Por isso, a gestão de equipes é tão importante.

Afinal, o motivo pelo qual essas soluções existem é para facilitar o dia a dia de todo mundo!

Dessa forma, nosso time de especialistas destacou 5 dicas para a gestão de equipes com auxílio da tecnologia. Leia mais!

Gestão integrada

A primeira dica é simples: ter tudo em um mesmo lugar!

Grande parte dos problemas nos processos de uma equipe ocorrem porque as informações estão distribuídas em lugares diferentes, seja em planilhas do Excel, anotações próprias dos vendedores ou plataformas de gestão genéricas.

Além disso, a falta de integração dificulta o acompanhamento das atividades por parte do gestor. Tudo isso causa obstáculos para a tomada de decisões rápida e eficiente.

Porém, com um sistema de gestão integrada é possível que diferentes setores de uma empresa sejam geridos de forma unificada em um único sistema.

Ou seja, todos os dados e indicadores referentes a equipe de vendas estarão em um único sistema, possibilitando ao gestor maior agilidade e autonomia nos processos.

Acompanhamento da equipe

Organizar a equipe pode ser uma tarefa complicada, principalmente se o seu time contar com muitos colaboradores ou se a sua empresa estiver funcionando nos modelos híbrido ou remoto.

Mas já existem soluções em tecnologia para esse problema!

Com um sistema de CRM, é possível transmitir ao gestor todo o cenário atual das vendas, desde o início. Além disso, o software permite acompanhar a equipe de vendas sem a necessidade de reuniões presenciais.

Uma das funcionalidades que ajudam na gestão de equipes é o relatório de evolução de vendas. Ele apresenta, de forma objetiva, a evolução das vendas de todos os vendedores ao longo dos últimos doze meses.

Através do relatório de evolução de vendas o gestor pode identificar qual vendedor está se destacando positivamente e onde é possível melhorar.

Monitoramento da Taxa de Conversão

Outra funcionalidade que chegou para facilitar o dia a dia da gestão de equipes é o Relatório de Taxa de Conversão, que aponta os resultados de cada um dos vendedores em cada etapa até a conversão do lead.

Através das informações obtidas pelo Relatório de Taxa de Conversão, o gestor poderá identificar

  • qual vendedor da equipe teve o melhor desempenho
  • e quais são os desafios em cada etapa individualmente.

Então, ele conseguirá tomar decisões estratégicas para converter leads!

A Unimed Norte de Minas, por exemplo, identificou que poderia melhorar seus resultados agendando ligações por longos períodos de tempo.

 

Antes de implementar o Smark CRM, 80% dos vendedores da operadora de planos de saúde deixavam de fazer follow up com os clientes, após um ou dois contatos.

Atualmente, com a maior facilidade e a organização dos acompanhamentos, a Unimed Norte de Minas registra contratos fechados após cinco ou seis contatos.

Saiba mais detalhes sobre como a operadora otimizou sua gestão comercial!

Gestão de equipes e fluxo operacional

Com fácil acesso às informações de cada vendedor, o gestor consegue melhorar todo o fluxo operacional da equipe de vendas.

Um sistema de CRM, como o Smark, ajuda na gestão de metas do time, por exemplo. Isso porque confere visibilidade aos objetivos e possibilita o acompanhamento diário para atingi-los.

Em outras palavras, o gestor ganha maior visibilidade das ações da equipe. Analisar se a equipe está conseguindo atingir as interações com os clientes no prazo correto e da maneira correta fica mais fácil. E, ainda, as decisões podem ser tomadas mais rapidamente.

Decisões baseadas em dados para gestão de equipes

Um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios é o de “data driven”.

Uma empresa data driven é aquela que todas as decisões são orientadas por dados e não feitas com base na intuição. Isso traz mais assertividade para cada etapa dos processos do negócio e, portanto, para as decisões envolvendo a equipe.

Com o sistema de CRM certo, você tem todas as informações necessárias sobre o time e suas atividades, metas e outros detalhes importantes.

Assim, o gestor pode tomar decisões estratégicas para melhorar o desempenho tanto da equipe quanto de cada vendedor individualmente, ajudando-o a alcançar todo o seu potencial.

Tecnologia funcional para cada time

Sabemos que, mesmo com benefícios para o dia a dia da empresa, aceitar uma nova ferramenta pode ser um desafio.

É por isso que o time da Smark cuida para que a transição de meios tradicionais de gestão de vendas ou de outras plataformas para o Smark CRM ocorra de maneira fluída. Para isso, oferecemos treinamento e assistência sempre que necessário.

A solução já ajudou diversas empresas a melhorarem a sua gestão de equipe, mesmo à distância. Esse é o caso da Doctor Clin, por exemplo!

Doctor Clin melhora gestão de equipes com CRM

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o total de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares no Brasil cresceu 0,5% nos 12 meses encerrados em outubro de 2020.

O avanço corresponde a, aproximadamente, 225 mil vínculos a mais em comparação com o mesmo período em 2019.

doctor clin faz gestão de equipes com smark crm

O crescimento não teria sido possível sem o uso de ferramentas que permitissem eficiência em vendas e atendimento a distância.

Esse foi o caso da Doctor Clin, que já estava com a plataforma SMark CRM implantada e com a equipe devidamente treinada antes do início da pandemia e da necessidade de distanciamento social.

Operando desde 1996, a empresa conta com 60 mil funcionários em saúde ocupacional e, aproximadamente, 100 mil pessoas em planos de saúde.

Segundo a Coordenadora Administrativa Comercial, Irene Prediger, a principal mudança foi na própria equipe.

“Como trabalhamos com várias equipes, algumas faziam relatórios e outras não, e não tínhamos gerenciamento de carteira. A grande mudança foi conseguir visualizar os contatos e tangibilizar tudo que entra, o que está sendo trabalhado na carteira. Isso nos deu uma noção de indicadores que não tínhamos antes”, comemora.

Agora, a equipe consegue completar e ter acesso a todo o histórico do cliente, facilitando também a retomada do contato, além de poder consultar o que foi conversado e que pontos ressaltar.

Agora é a sua vez!

Pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, a Smark tem duas décadas de atuação.

Mesmo com a pandemia, a empresa liderada por Leandro Ceccato e Fábio Beckenkamp tem ganhado mercado na área de planos de saúde, principalmente em cidades do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Fábio e Leandro, sócios Smark

Unimed Poços de Caldas, Doctor Clin, Unimed Leste Paulista, Santa Casa Saúde e Ativa Medicina são alguns dos clientes que aderiram à solução.

Hoje, são mais de dez mil contratos gerenciados através da nossa plataforma.

Faça um teste grátis e conheça os benefícios do Smark CRM para a sua equipe e os seus clientes.

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