gestão de trabalho remoto

O CRM e a gestão de trabalho remoto para equipe de vendas

Os modelos de trabalho remoto e híbrido vieram para ficar. Mas como fazer a gestão da equipe de vendas à distância? Escolhendo as ferramentas certas. Confira!

A pandemia mudou a forma de ver o trabalho no mundo todo. Se antes o home office era uma ideia distante para muita gente, hoje empresas e profissionais vêm optando pelo modelo híbrido.

O objetivo é unir o melhor dos dois mundo tendo, ao mesmo tempo, a cultura organizacional de um escritório tradicional e a liberdade do home office. 

Mas, para isso funcionar, é preciso que a equipe esteja conectada e que todos os processos funcionem mesmo quando os colaboradores estão em casa. 

É aí que entra a tecnologia! Com softwares úteis e intuitivos, como o Smark CRM, o modelo híbrido pode funcionar sem problemas e até se mostrar mais produtivo. Veja!

Entre o trabalho remoto e o híbrido

Trabalhar de casa não era algo que empresas e trabalhadores brasileiros tivessem como um grande desejo. Mas tudo mudou quando a pandemia de coronavírus obrigou todo o mundo a experimentar essa realidade.

Agora, mesmo com o retorno de algumas atividades, a vontade de trabalhar no conforto de casa parece ter vindo para ficar. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo.

Segundo o levantamento, 64,8% dos brasileiros entrevistados desejavam manter o regime de trabalho home office no futuro. Apesar disso, muita gente não quer passar 100% do tempo em casa devido, principalmente, à necessidade de socialização.

Outra pesquisa, esta realizada pela consultoria global de RH Adecco, mostra que, no geral, as pessoas querem passar:

  • 53% da semana trabalhando de forma remota, seja híbrido ou totalmente de casa, após a pandemia;
  • e 47% do tempo no escritório. 

Essa é a tendência em todos os países incluídos no estudo, com exceção da China, onde apenas 23% dos entrevistados têm esse desejo.

Assim, é preciso estar preparado para os novos desafios que vem com a manutenção do modelo híbrido com a gestão da equipe de vendas, por exemplo. Contudo, temos boas notícias: já existem tecnologias apropriadas para tornar a sua equipe expert no trabalho híbrido.

Leia também: Um bom líder sabe engajar a equipe na gestão de vendas compartilhada

Como gerir a equipe de vendas em trabalho remoto ou híbrido?

Quem ainda pensa que só é possível gerir a equipe de pertinho e pessoalmente, não viveu a transformação digital.

Hoje, é possível estar próximo do time mesmo que o gestor esteja no Rio Grande do Sul e os colaboradores em Amapá, Minas Gerais, Pernambuco e talvez até na Nova Zelândia! Mas tentar fazer isso utilizando ferramentas não especializadas pode causar problemas.

Muitas pessoas que tiveram um declínio na saúde mental e um aumento no estresse na pandemia culpam a falta de horário para comunicações sobre trabalho. Isso ocorre principalmente por aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. 

Nessas ferramentas, também é muito fácil perder uma informação importante em meio a muitas mensagens. Além disso, as soluções genéricas têm um grande defeito: não foram feitas para o que VOCÊ e a SUA equipe precisam para uma boa gestão comercial.

A tecnologia é sua aliada… basta você escolher as ferramentas certas!

Para gerir o seu time de vendas, nada melhor que uma tecnologia especializada em gestão de vendas. Não é mesmo?

Para a equipe alcançar os melhores resultados, o gestor deve estar atento a todas as etapas que compõem o processo comercial. 

Então, ter uma ferramenta que possibilite este acompanhamento representa um diferencial para que o gestor consiga entender e acompanhar o desempenho de todos desde o início, identificando erros e podendo direcionar seus colaboradores da melhor forma.

Assim, ao ter como aliado um bom CRM, o gestor consegue ter controle da equipe e também possibilita uma organização do processo comercial ao todo. 

Por isso, o Smark CRM pode ser uma ótima opção para gestores que buscam eficiência, organização do processo comercial e aumento nas vendas.

Quer saber mais sobre como um CRM pode ajudar na gestão da equipe de vendas em modelo remoto ou híbrido? Assista ao vídeo do nosso CEO, Leandro Ceccato!

Benefícios do Smark CRM para gestão de equipes à distância

Para um CRM ser bom, ele precisa ter funcionalidades que se enquadrem nas necessidades da sua empresa. 

É por isso que o Smark CRM é altamente personalizável, podendo se adaptar a diferentes cenários. Além disso, a nossa solução é especializada nas áreas de facilities, planos de saúde e indústria, por exemplo.

Conheça algumas das funcionalidades da plataforma que vão ajudar na gestão de equipe em trabalho híbrido:

  • Gestão do funil de vendas por regional;
  • Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
  • Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
  • Fluxos automatizados de Go-no-Go;
  • Lembretes diários de follow ups e visitas;
  • Integração das equipes de agendamento com os consultores;
  • Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.

A Smark também é híbrida!

Mesmo antes do início da pandemia da Covid-19, a Smark já optava pelo equilíbrio entre o home office e o presencial. É por isso que sabemos as melhores soluções para ajudar a sua equipe a alcançar todo o seu potencial, mesmo de longe.

Fábio e Leandro, sócios Smark

Segundo o sócio e CTO da Smark, Fábio Beckenkamp, o novo formato foi adotado quando a sede da empresa trocou de espaço, passando do centro de Porto Alegre para o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS

“A nova localização ficou bem distante para alguns colaboradores que precisariam pegar de duas a três conduções para chegar lá. Então, conversamos e decidimos que alguns dias da semana o trabalho seria remoto e outros, presencial”, explica.

Fábio Beckenkamp gestão de trabalho remotoA empresa atualizou e reforçou questões relativas à segurança, como senhas e acessos, e a transição foi simples. 

“Como somos uma empresa de tecnologia, já vínhamos digitalizando os processos da empresa há muitos anos, estava tudo na nuvem, então estar ou não no escritório não faria diferença. Além disso, eu já havia gerenciado equipes remotas nacionais e internacionais, já conhecendo a metodologia certa para ter sucesso nesta situação. Diria que nós já estávamos uns 95% preparados para o trabalho remoto”, conta. 

Assim, a flexibilidade para escolher diferentes métodos de trabalho trouxe novas possibilidades tanto para os fãs do home office, quanto para quem ama interagir com os colegas no escritório.

E ainda permite a contratação de pessoas de diferentes partes do Brasil.

Leia mais sobre o trabalho híbrido na Smark em entrevista do nosso CTO ao Jornal do Comércio.

É hora de transformação digital

O trabalho remoto ou em modelo híbrido trouxe diversos benefícios tanto para os colaboradores, quanto para as empresas. Porém, como toda mudança, também trouxe desafios.

Ao escolher as ferramentas certas, é possível crescer! A nossa plataforma pretende ajudar na gestão da sua equipe de vendas e em todo os seus processos comerciais.

Faça um teste grátis e conheça todos os benefícios do SMark CRM!

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