Você já deve ter ouvido falar na expressão “transformação digital”, mas sabe o que isso significa para o seu negócio?

A inovação chega para todos, inclusive para a gestão de vendas, pós-vendas e marketing. E, quanto mais ela chega, mais difícil de ignorá-la.

Com as constantes mudanças no mercado, é preciso ficar atento para continuar competitivo e não ficar para trás.

É por isso que a gente vai te ajudar a entender o que é transformação digital e como você pode aplicá-la à gestão comercial. Confira!

O que é transformação digital?

Todo mundo está falando em “transformação digital”, mas o que isso significa de verdade?

Podemos dizer que, em poucas palavras, a transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como você opera e entrega valor aos clientes

Além disso, ela é também uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo e experimentem coisas novas, inclusive novas formas de pensar o próprio negócio.

Em suma, o que tudo isso significa é que a transformação digital não é somente sobre tecnologia, embora envolva profundamente abraçar a TI e as novas ferramentas disponíveis no mercado. 

Para além de aplicativos, smartphones, cloud computing, inteligência artificial e qualquer outra tecnologia, a transformação digital também é sobre cultura.

Esse processo é diferente para cada empresa, mas, em termos gerais, a transformação deve ser profunda, atingindo atividades organizacionais, processos e estratégias.

O que a transformação digital significa para a sua empresa?

Como vimos, cada empresa é diferente, porém todas existem neste mesmo tempo de inovação. 

Pode ser que, no segmento do seu negócio, já exista alta competitividade no mercado em torno de quem tem as mais eficazes tecnologias, assim como pode ser que a sua área esteja andando mais devagar pela trilha da transformação digital.

O mundo da gestão de vendas se encaixa no primeiro grupo. Cada vez mais empresas, seja no segmento da saúde, indústria, facilities ou demais áreas, estão encontrando nas ferramentas tecnológicas a resposta para oferecer serviços com maior qualidade e agilidade.

Algumas tecnologias ganharam destaque nos últimos anos como ferramentas comuns no processo de transformação digital.

A sua empresa pode utilizar uma ou diversas delas, conforme o que fizer sentir para o seu negócio. 

Computação em nuvem

Hoje, tudo está na nuvem. Até as fotos das últimas férias da sua família já devem estar na nuvem. Se você não as tiver colocado lá, é provável que sua filha tenha feito isso. 

A computação em nuvem ganhou o público tanto no âmbito pessoal quanto no empresarial e isso se tornou ainda mais relevante com a pandemia de Covid-19. 

Trata-se da distribuição de bancos de dados, softwares, armazenamento e outros serviços de computação em servidores compartilhados, interligados por meio da internet.

Isso significa que seus arquivos, aplicativos e etc. não estão mais armazenados em um único servidor (muitas vezes no seu escritório ou datacenter improvisado), pronto para estragar ou pegar fogo e botar tudo a perder. Eles estão na nuvem.

A mudança traz mais praticidade e segurança no armazenamento de documentos,  dados, e sistemas, tornando a gestão de softwares mais ágil e eficiente, ainda mais quando se trabalha em home office.

Estratégia data driven

Você já deve estar cansado de ouvir falar em dados, mas eles não estão cansados da relevância que ganharam nos últimos anos. 

Segundo um relatório do McKinsey Global Institute, o volume de dados cresce 40% por ano devido ao aumento das tecnologias, automação dos dados e acesso de mais pessoas à internet.

Mas, para que eles realmente façam alguma diferença, é preciso analisá-los e transformá-los em um plano de ação. 

É aí que entra a estratégia data driven: quando você utiliza as informações coletadas e analisadas para conduzir a empresa de forma mais assertiva.

Internet das coisas

A IoT vai além das  interfaces que já conhecemos como smartphones, tablets e computadores, com sistemas automatizados, ele inclui outros dispositivos quaisquer na rede, como carros, dispositivos de uso pessoal (Google Glass, Smartwatches), equipamentos domésticos e industriais, etc.

Praticamente tudo pode ter um dispositivo de IoT e fornecer dados para sistemas. Assim, é possível coletar e analisar informações em tempo real para criar ações de resposta em diversas aplicações diferentes.

A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros, os data centers e suas nuvens. 

Inteligência Artificial e Machine Learning

A inteligência artificial é uma ideia que permeia a história da humanidade, sempre apaixonada pela possibilidade de robôs capazes de realizar tarefas cada vez mais complexas.

O que era apenas uma ideia se tornou possível com a inteligência artificial e a aprendizagem de máquina – ou machine learning.

Isso significa que os novos “robôs” não dependem dos humanos para aprender coisas novas, já que podem fazer conclusões com base em informações coletadas por meio de seus algoritmos. 

Nos negócios, isso vem ajudando a automatizar e otimizar os processos de marketing, vendas e atendimento, como em chatbots, por exemplo.

Além disso, as assistentes virtuais como Alexa, Bixby e Cortana, se tornam cada vez mais comuns em casas do mundo todo.

Automação

A automação veio para otimizar os processos do dia a dia, melhorar a análise de dados e  personalizar atendimentos.

Ela tem um grande impacto na produtividade de equipes em diferentes setores do mercado, já que deixa os colaboradores livres para pensar nas estratégias da empresa enquanto programas realizam as atividades mecânicas.

As ferramentas de automação, como os CRMs, são úteis também para melhorar a experiência dos clientes, já que podem organizar as tarefas e informações para que o vendedor tenha tudo em mãos na hora de marcar uma conversa com o cliente.

Confira a análise do CTO da SMark, Fábio Beckenkamp, sobre esse cenário de transformação digital:

A transformação digital na gestão de vendas e marketing

A gestão de vendas já está passando pela transformação digital. Empresas de diferentes segmentos estão buscando mudanças na forma de fazer negócios e querem competir com mais força no mercado. 

Um sistema tradicional de gestão de clientes, seja ele composto de anotações em uma agenda, planilhas ou no bloco de notas no celular, causa problemas no dia a dia da empresa. 

O gestor não tem acesso às anotações pessoais de cada um dos vendedores, as notas tomadas sem um sistema organizacional concreto e padronizado correm o risco de se perder, um vendedor pode deixar de trabalhar no seu negócio e deixar a equipe sem as informações de seus clientes, entre outros problemas.

É aí que entra a transformação digital na gestão de vendas e marketing: com um sistema automatizado e organizado voltado para melhorar o relacionamento com os clientes bem como os processos internos. Estamos falando de um CRM (Customer Relationship Management).

Nesse sentido, o CEO da SMark, Leandro Ceccato, destaca a importância da automação e do desenvolvimento de processos para a gestão comercial:

O papel do CRM na transformação digital das empresas

O CRM é um conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas usadas para gerenciar todos os relacionamentos e interações da sua empresa com clientes e clientes em potencial. 

Trata-se de um software que ajuda as empresas a se manterem conectadas aos clientes, além de otimizar processos e aumentar a lucratividade.

Essa ferramenta ajuda no gerenciamento de contatos, vendas, produtividade do agente e muito mais. 

Agora, as plataformas de CRM podem ser usadas para gerenciar relacionamentos com clientes em todo o seu ciclo de vida, abrangendo marketing, vendas, comércio digital e interações de atendimento.

Além disso, o CRM une em si vários dos itens mais procurados para a transformação digital: 

  • Seu dados são armazenados usando computação em nuvem; 
  • O sistema pode ser personalizado com inteligência artificial para atender melhor às necessidades da empresa;
  • E os dados coletados são mais precisos para tomar as melhores decisões orientadas a dados – data driven.

Tudo isso em uma plataforma voltada para a automatização de tarefas. É uma solução completa para impulsionar a transformação digital na sua empresa.

WCA moderniza gestão de vendas com CRM

De acordo com análise do IBGE, 22% dos trabalhadores brasileiros em atividade no mercado formal são terceirizados. E esse número tende a crescer nos próximos anos. 

Com o aquecimento desse mercado, a WCA Brasil despertou para a necessidade de modernizar a sua gestão comercial

A gestão de vendas ainda era feita com ajuda de planilhas e listas. Isso mudou em 2019, a partir da parceria firmada com a SMark e da adoção do seu CRM.

O gerente comercial da WCA, Eder Sandoval, conta que os processos melhoraram desde então:

“Não era uma forma ruim de trabalhar, mas era muito mais lenta e mais difícil. Com a ferramenta, ganhamos controle efetivo, além de mais agilidade nas operações”.

Hoje, a empresa usa o SMark CRM em diferentes etapas do processo de vendas: na ação de prospecção, na inclusão da nova empresa, no acompanhamento das oportunidades criadas, entre outras.

Além disso, todos os dados ficam em um só lugar, evitando perda de informações.

Assim, a área comercial da WCA Brasil tornou-se capaz de otimizar seus processos e melhorar sua organização.

Olhos no futuro

Tudo e todos vão ser – e já estão sendo – afetados pela transformação digital. E a sua empresa já faz parte dessa inovação do mercado?

A pandemia até mesmo acelerou o ritmo da mudança ao aumentar a quantidade de empresas trabalhando em home office e o volume de escolas e outras instituições na modalidade EAD.

Em um tempo de inovação, nadar contra a corrente nunca é a resposta. A solução é olhar adiante e usar ferramentas como CRM, computação em nuvem e automação para levar a sua empresa mais longe.

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