Tesla ganha controle sobre dados com o Smark CRM

Tesla inova na indústria com sistema de CRM especializado em gestão de vendas. Com processos mais ágeis, a mudança beneficia equipe e clientes. Veja os detalhes dessa parceria de sucesso!

De acordo com estudo da Forrester Consulting, pelo menos metade das empresas brasileiras ainda não começou a transformação digital. No caso da indústria, essa modernização é ainda mais imperativa para se manter relevante no mercado.

Mas a Tesla Marcações Industriais decidiu não ficar para trás na Quarta Revolução Industrial! A empresa buscou inovação, agilidade e resultados em um sistema especializado em gestão de vendas: o Smark CRM.

Desde então, os processos da Tesla estão mais fluidos, funcionando de forma automatizada, e a equipe pode se concentrar no que realmente importa: a estratégia de negócios.

Confira como um sistema de CRM mudou o dia a dia da Tesla!

Sobre a Tesla

A Tesla Marcações Industriais conta com colaboradores que atuam no ramo de marcação industrial desde 2006. A companhia trabalha com datadores industriais, além de oferecer aplicações e insumos no segmento.

A Tesla tem parceiros nos EUA, Itália, Alemanha, Espanha, Japão e Turquia, além do Brasil.

Antes da implantação do Smark CRM

Tesla Marcações Industriais decidiu inovar também na sua área comercial!

O pedido veio não somente da diretoria, mas também da própria equipe de vendas, que costumava trabalhar utilizando planilhas e anotações, além da agenda compartilhada online.

“Não havia gestão dos dados, informações de visitas e gerenciamento de propostas, por exemplo”, conta o Diretor Comercial da Tesla, Jorge Freitas.

Mas com as novas necessidades do mercado e com o aumento no número de colaboradores, a empresa, que tem sede em São José do Rio Preto (SP), precisava de uma plataforma que permitisse maior acesso às informações.

Foi na busca por um CRM especializado na área comercial que a Tesla conheceu a Smark!

“Eu fiz pesquisas de mercado e utilizamos os testes online disponibilizados pelas diferentes ferramentas. O Smark CRM foi o melhor aceito, tanto pelos recursos quanto pela utilização”, recorda Freitas.

Implantação e adaptação da equipe

Como a própria equipe comercial havia solicitado um sistema de CRM, o time já estava preparado para a novidade. E o Smark CRM não decepcionou!

“O sistema de CRM era um pedido da própria equipe e o treinamento foi eficiente. Implantamos e o pessoal já começou a utilizar, com tudo fluindo normalmente. Em 40 dias, o processo já estava andando sozinho no automático”.

Melhorias obtidas pela Tesla

Segundo o Diretor Comercial da Tesla, a maior mudança conquistada com o Smark CRM está no controle de informações, seja do número de propostas, da equipe ou da gerência. Agora, esses dados estão claros para todos.

“Hoje, as propostas saem direto do Smark CRM para que o vendedor envie para o cliente. Então, fica todo o registro, histórico de conversas e de propostas. No final do ano, por exemplo, tivemos a saída de dois colaboradores e todo o histórico ficou mantido aqui, não foi embora na cabeça deles. É importante o histórico estar na empresa e não somente na cabeça do indivíduo”, destaca Freitas.

Os recursos mais usados pela equipe são o histórico de visitas, o de ligações e a geração de propostas.

Outro recurso que a Tesla começou a utilizar recentemente é a geolocalização, que permite que o vendedor marque seu local no mapa durante uma visita.

“Esse tipo de informação é importante para termos todos os dados de forma clara e fácil. Afinal, nem sempre o resultado é mostrado só com vendas, há mais no trabalho. Então, podemos ver que todo mundo está na ativa. No passado, isso era difícil de avaliar”, pondera o gestor.

Saiba mais sobre o Smark CRM

O Smark CRM ajuda você e a sua equipe no dia a dia, do vendas ao pós-vendas. Com a ferramenta, a sua equipe otimiza tarefas, melhora o atendimento e gera resultados.

Conheça algumas das funcionalidades da plataforma:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais;
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões;
  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

E tudo isso em uma plataforma intuitiva e altamente personalizável!

Tesla e Smark rumo à Indústria 4.0

A mais nova Revolução Industrial envolve mais do que máquinas: ela é sobre tecnologia e otimização de processos digitais.

Afinal, em um mundo cada vez mais acelerado, não há tempo para se perder com atividades mecânicas que poderiam ser facilmente automatizadas com soluções tecnológicas.

Leandro Ceccato SmarkÉ isso que chamamos de Indústria 4.0: uma transformação digital da produção, favorecida por tecnologias como big data, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial e CRM, entre outras.

Conforme o CEO da Smark, Leandro Ceccato, a vontade da equipe comercial da Tesla de utilizar uma plataforma de CRM é um sinal de avanço na direção da transformação digital:

“As pessoas estão começando a perceber que a tecnologia chegou para ajudar no seu dia a dia. É por isso que os softwares precisam ser intuitivos, robustos e contar com os recursos mais úteis às necessidades específicas de cada empresa”.

A prova de que a parceria funciona é que a Tesla e a Smark nem precisam estar juntas presencialmente.

“Nós estamos em São Paulo e a SMark está no Sul, mas a distância nunca foi um problema. O atendimento é excepcional sempre que precisamos de algo”, conta o Diretor Comercial, Jorge Freitas

E quer saber mais sobre como um sistema de CRM pode ter impacto na transformação da sua indústria? Assista ao vídeo do nosso CTO, Fábio Beckenkamp, sobre o tema:

Na mídia

A parceria entre Tesla e Smark virou notícia!

Veja a repercussão na imprensa nacional:

Agora, é a sua vez!

A sua empresa gestão de vendas e pós-vendas com planilhas e agendas? Então, está na hora de automatizar processos e ingressar na Indústria 4.0!

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