Na época em que vivemos, ou você tenta implementar o sucesso do cliente na sua empresa (e consegue) ou você pode dar adeus aos bons resultados. 

No entanto, não pense que a área se resume apenas a um pós-venda. Na verdade, o sucesso do cliente é muito mais profundo e exige proatividade contínua da equipe. E, claro, atenção recorrente do gestor. 

Por ser um setor tão importante, é preciso implementá-lo na empresa com atenção e cuidado. E pensando em ajudar você nesse processo, trouxemos as dicas fresquinhas do CEO da SMark e especialista em vendas consultivas, Leandro Ceccato. 

Implementar o sucesso do cliente: 6 dicas do especialista Leandro Ceccato

Dica #1

Primeiro, o empreendedor precisa ter a percepção nata da responsabilidade dele para com o cliente e para com sua própria empresa. Afinal, é o sucesso do cliente que vai garantir o sucesso da empresa. 

Dica #2

É necessário ter muito claro o que é o sucesso do seu cliente. Por mais que uma empresa se baseie em inúmeros pontos de avaliação e necessidade quando contrata um serviço, é preciso transformá-los em um só ponto principal. 

Dessa forma, precisamos saber qual é A MISSÃO da compra do cliente. É justamente esse objetivo mais amplo que necessitamos ter em mente quando questionamos se o nosso cliente obteve sucesso ou não. 

Dica #3

Depois, é necessário definir indicadores. Dois ou três podem ser suficientes. É muito importante saber s o quanto o cliente está utilizando o nosso serviço e como ele está utilizando. isso vai nos ajudar a entender como o cliente interage com nossos serviços e produtos 

Dica #4

Também devemos saber o quanto o resultado do cliente está alinhado com a missão que temos para com ele. Ou seja: como está a percepção do cliente em relação ao serviço oferecido. 

Muitas vezes, em vários tipos de serviço, olhamos para os indicadores e vemos um número positivo. No entanto, a percepção do cliente pode não ser tão positiva assim e se não conseguirmos fazer esse encontro entre indicadores e percepção, corremos o risco de uma perda de contrato injustificada. 

Dica #5

Devemos construir um processo para o Customer Success. Esse processo deve passar por atividades pré-estabelecidas, que podem ser: reuniões periódicas com o cliente, ligações telefônicas ou aplicação de um formulário de LPS. 

Dica #6 

Por último, mas não menos importante: precisamos estruturar essas atividades pré-estabelecidas dentro de uma ferramenta de CRM. Assim será possível que o encarregado pelo setor de CS acompanhe exatamente o desenvolver das tarefas. Se houver, por exemplo, algum risco de perda, ele já estará alinhado com o risco e não será pego de surpresa. 

Como o SMark CRM ajuda a otimizar o seu negócio?  

O uso de um CRM de vendas pode ser decisivo para alavancar resultados. No entanto, sua utilidade não termina por aí. 

Afinal, as vendas também se fazem acompanhando constantemente os métodos e comportamento dos vendedores. Em outras palavras: é preciso ter um processo de vendas claro e um bom monitoramento de desempenho para se ter sucesso. 

Com o SMark CRM, você consegue exercer esse controle de equipe e muito mais. Ele ainda permite que você tenha acesso a:

  • Oportunidades em aberto;
  • Gestão completa do pós-venda; 
  • Funil de vendas de vendedores; 
  • Taxas de conversão em cada fase;
  • Relatórios com indicadores; 
  • Histórico completo de ações de venda;

Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa. 


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado e trabalha para ser o parceiro ideal na implementação da sua estratégia comercial, gerando conhecimento, inovação e tecnologia. Nossa missão é levar eficiência E GESTÃO para o seu setor de vendas. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.