6 dicas para implementar o sucesso do cliente na empresa

6 dicas para implementar o sucesso do cliente na empresa, segundo nosso CEO Leandro Ceccato

Na época em que vivemos, ou você tenta implementar o sucesso do cliente na sua empresa (e consegue) ou você pode dar adeus aos bons resultados. 

No entanto, não pense que a área se resume apenas a um pós-venda. Na verdade, o sucesso do cliente é muito mais profundo e exige proatividade contínua da equipe. E, claro, atenção recorrente do gestor. 

Por ser um setor tão importante, é preciso implementá-lo na empresa com atenção e cuidado. E pensando em ajudar você nesse processo, trouxemos as dicas fresquinhas do CEO da SMark e especialista em vendas consultivas, Leandro Ceccato. 

Implementar o sucesso do cliente: 6 dicas do especialista Leandro Ceccato

Dica #1

Primeiro, o empreendedor precisa ter a percepção nata da responsabilidade dele para com o cliente e para com sua própria empresa. Afinal, é o sucesso do cliente que vai garantir o sucesso da empresa. 

Dica #2

É necessário ter muito claro o que é o sucesso do seu cliente. Por mais que uma empresa se baseie em inúmeros pontos de avaliação e necessidade quando contrata um serviço, é preciso transformá-los em um só ponto principal. 

Dessa forma, precisamos saber qual é A MISSÃO da compra do cliente. É justamente esse objetivo mais amplo que necessitamos ter em mente quando questionamos se o nosso cliente obteve sucesso ou não. 

Dica #3

Depois, é necessário definir indicadores. Dois ou três podem ser suficientes. É muito importante saber s o quanto o cliente está utilizando o nosso serviço e como ele está utilizando. isso vai nos ajudar a entender como o cliente interage com nossos serviços e produtos 

Dica #4

Também devemos saber o quanto o resultado do cliente está alinhado com a missão que temos para com ele. Ou seja: como está a percepção do cliente em relação ao serviço oferecido. 

Muitas vezes, em vários tipos de serviço, olhamos para os indicadores e vemos um número positivo. No entanto, a percepção do cliente pode não ser tão positiva assim e se não conseguirmos fazer esse encontro entre indicadores e percepção, corremos o risco de uma perda de contrato injustificada. 

Dica #5

Devemos construir um processo para o Customer Success. Esse processo deve passar por atividades pré-estabelecidas, que podem ser: reuniões periódicas com o cliente, ligações telefônicas ou aplicação de um formulário de LPS. 

Dica #6 

Por último, mas não menos importante: precisamos estruturar essas atividades pré-estabelecidas dentro de uma ferramenta de CRM. Assim será possível que o encarregado pelo setor de CS acompanhe exatamente o desenvolver das tarefas. Se houver, por exemplo, algum risco de perda, ele já estará alinhado com o risco e não será pego de surpresa. 

Como o SMark CRM ajuda a otimizar o seu negócio?  

O uso de um CRM de vendas pode ser decisivo para alavancar resultados. No entanto, sua utilidade não termina por aí. 

Afinal, as vendas também se fazem acompanhando constantemente os métodos e comportamento dos vendedores. Em outras palavras: é preciso ter um processo de vendas claro e um bom monitoramento de desempenho para se ter sucesso. 

Com o SMark CRM, você consegue exercer esse controle de equipe e muito mais. Ele ainda permite que você tenha acesso a:

  • Oportunidades em aberto;
  • Gestão completa do pós-venda; 
  • Funil de vendas de vendedores; 
  • Taxas de conversão em cada fase;
  • Relatórios com indicadores; 
  • Histórico completo de ações de venda;

Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa. 


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado e trabalha para ser o parceiro ideal na implementação da sua estratégia comercial, gerando conhecimento, inovação e tecnologia. Nossa missão é levar eficiência E GESTÃO para o seu setor de vendas. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.    

Posts Recomendados

grupo adservi
Grupo Adservi adota Smark CRM
1 de agosto de 2022
Referência no mercado de serviços gerais e segurança patrimonial, o Grupo Adservi atua há 22 anos atendendo organizações públicas e […]
grupo spsp
Grupo SPSP moderniza a gestão de vendas com Smark
1 de agosto de 2022
Empresa de prestação de serviços, o Grupo SPSP registra aumento na produtividade após adoção do Smark CRM. Veja os detalhes […]
Como criar a cultura do FOCO EM RESULTADOS no seu comercial através do SMark CRM
Como criar a cultura do FOCO EM RESULTADOS no seu comercial através do SMark CRM
14 de julho de 2022
Nesse treinamento, mostraremos os recursos do SMark que vão te ajudar na gestão diária dos vendedores e na construção da […]