Com um CRM especializado para gestão de vendas e pós-vendas na área da saúde, a Smark auxilia na automatização e organização de processos na Unimed Norte de Minas. A mudança já trouxe resultados. Veja os detalhes dessa parceria de sucesso!

Aceitar mudanças nem sempre é fácil, porém, com a parceria e a ferramenta certa, tudo é possível!

Pensando nisso, a Smark desenvolveu um sistema para gestão de vendas e pós-vendas especializado para suprir as necessidades das operadoras de planos de saúde. 

O Smark Saúde leva em consideração a linguagem utilizada na área da saúde e a adaptação da sua equipe ao sistema para desenvolver as melhores soluções em gestão de vendas.

Confira como a implantação da nossa plataforma ajudou a Unimed Norte de Minas a otimizar processos e buscar melhores resultados. Leia mais!

Sobre a Unimed Norte de Minas

A Unimed é a maior cooperativa na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional graças às suas regionais. 

Uma delas é a Unimed Norte de Minas, que atende mais de 75 mil vidas espalhadas por 74 cidades do estado mineiro.

Antes da implantação do Smark Saúde

A Unimed Norte de Minas já utilizava uma ferramenta para gestão, além de Excel, porém, não estava satisfeita.

“A plataforma não fazia a gestão de clientes, então isso acontecia em planilhas do Excel. Lá, eram registradas algumas atividades feitas com o cliente. Ficamos vários anos funcionando dessa forma, mas a pandemia trouxe novas necessidades”, explica Bruno Tibo, Coordenador de Vendas da Unimed Norte de Minas.

Em seguida, a empresa tentou mudar a gestão de vendas para uma ferramenta no navegador, porém esta também mostrava deficiências. 

Até que, ao realizar uma pesquisa sobre CRMs focados em planos de saúde, Tibo conheceu a Smark, empresa gaúcha especializada em CRM para vendas: 

“Encontramos a Smark como referência. Quando fui pesquisar quais CRMs poderiam nos atender, o Smark Saúde foi o que mais teve destaque por já entender do negócio e já ter opções feitas para atender especificamente a esse segmento”.

Implantação e adaptação da equipe

Aderir a uma nova tecnologia pode ser complicado, mas, segundo o Coordenador de Vendas, a adaptação foi rápida e contou com treinamento da Smark. 

“Os vendedores viram que a ferramenta veio para ajudar. Para quem antes usava papel, hoje é impossível sair do CRM, porque é lá que está toda a gestão”. 

Em poucas semanas, a solução estava implantada e a operação funcionando plenamente.

“O treinamento durante a implantação ajudou muito na adaptação, que foi muito rápida. Tivemos vários encontros com o pessoal da Smark, até agora continuamos tendo e recebendo suporte”, conta Tibo.

Veja ainda: 4 maneiras de impulsionar suas vendas de planos de saúde

Melhorias obtidas pela Unimed Norte de Minas

As mudanças começaram pelos recursos e processos, porém, para a Unimed Norte de Minas, um dos destaques foi a capacidade de se integrar a outros softwares: 

“O SMark Saúde integra-se bem ao RD Station, onde temos as landing pages e os formulários que os clientes preenchem, por exemplo. O coordenador já recebe as informações do formulário direto na plataforma. Então, na hora de fazer o contato com o cliente, o vendedor já tem acesso facilitado a essas informações. Esse processo é praticamente imediato”.

Além de otimizar o dia a dia dos vendedores, o Smark Saúde também trouxe benefícios para o próprio gestor. 

Afinal, a visualização do dashboard, intuitiva e completa, permite enxergar o cronograma de atividades de cada vendedor e, até mesmo, o que está em atraso. 

“Eu consigo fazer o acompanhamento, saber como está o desenvolvimento de cada vendedor. Enxergar o que está acontecendo no processo de vendas, de onde vêm os clientes, é importante. Agora, é possível medir isso, monitorar todos os canais”, acrescenta.

Resultados já aparecem

A mudança já aparece nos números. Antes da implementação do Smark Saúde,  80% dos vendedores deixavam de fazer follow up com os clientes, após um ou dois contatos. 

Atualmente, com a maior facilidade e a organização dos acompanhamentos, a Unimed Norte de Minas registra contratos fechados após cinco ou seis contatos. 

“Com o CRM diminuímos esse gargalo, porque todos conseguem visualizar melhor as tarefas e a agenda”, destaca Tibo.

Saiba mais sobre o Smark Saúde

O Smark Saúde é um sistema de Customer Relationship Management – traduzido, do inglês, como Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

E o seu diferencial? É que ele foi criado especialmente para planos de saúde, odontológicos e medicina do trabalho.

A plataforma pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Logo, a tecnologia reúne e integra dados e informações de seus clientes em um só lugar. 

O objetivo é facilitar o acesso e a organização para manter sua equipe atualizada com histórico e preferência de compras de seus consumidores. 

Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Com a plataforma, torna-se mais fácil 

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes; 
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor; 
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e 
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

E o mais importante: com funcionalidades pensadas para atender as demandas de uma operadora de planos de saúde.

Ainda, com o Smark Saúde, é possível

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda; 
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Tudo isso em uma plataforma intuitiva e que se integra aos demais softwares já utilizados pela sua empresa. Ou seja, a implementação e a adaptação da sua equipe se tornam mais simples e rápidas, atingindo a eficiência em tempo hábil.

Além de oferecer uma solução especializada para planos de saúde, a Smark conta ainda com o recurso de assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor.

Leia também: As melhores práticas de vendas de planos de saúde para alavancar sua empresa

Unimed Norte de Minas e Smark: uma parceria de sucesso

Uma das maiores dificuldades ao procurar um sistema de CRM é encontrar o match perfeito para o segmento da saúde, cheio de necessidades específicas e com uma linguagem própria.

Além disso, nem todo CRM é especializado na área comercial. No mercado, há muitos players genéricos – que pretendem atender todas as áreas de negócios. 

Ou, ainda, encontram-se empresas que oferecem essa tecnologia com foco muito voltado para setores como comércio, varejo e finanças, por exemplo.

Às vezes, tudo parece tão complexo que ficar com a boa e velha planilha soa como um plano melhor. 

Porém, com tecnologia e com as orientações corretas, é possível encontrar um sistema adequado às necessidades da empresa e que seja capaz de impulsionar os seus negócios.

sócios SMark

Para o sócio e CEO da Smark, Leandro Ceccato, os resultados obtidos pela Unimed Norte de Minas mostram como a tecnologia e a inovação podem ser utilizadas para melhorar processos.

Os resultados mostram benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente: 

“Há muitas ferramentas disponíveis no mercado, mas entender o que uma empresa como a Unimed Norte de Minas realmente precisa para gestão de vendas é a chave de tudo. Com um CRM especializado na área da saúde, conseguimos adequar o software e a linguagem para que o Smark Saúde seja um impulsionador de verdade para os vendedores e gestores”.

Na mídia

A parceria entre Smark e Unimed Norte de Minas ganhou destaque na mídia nacional. 

Veja onde fomos notícia:

Agora, é a sua vez!

A sua operadora de planos de saúde ainda faz a gestão de vendas e pós-vendas com planilhas? Está na hora de automatizar processos e ingressar na transformação digital do setor!

Confira como funciona a nossa plataforma desenvolvida para planos de saúde:

Quer saber mais sobre o Smark Saúde? Entre em contato com o nosso time de especialistas!

Share This Story, Choose Your Platform!

Deixar um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.