A taxa de conversão é uma métrica importante! Mas o que exatamente isso significa para a sua empresa? E como utilizar esse dado? Confira!
A taxa de conversão é uma importante métrica que serve como guia para entender a eficiência das suas vendas.
Assim, é possível avaliar o desempenho do time comercial e definir as ações estratégicas necessárias a partir desse dado.
Mas como usar a taxa de conversão para alcançar os melhores resultados? Como acelerar as suas vendas? Veja esses e outros detalhes sobre o tema!
O que é taxa de conversão?
A taxa de conversão é um importante indicador de performance em vendas. Ele mostra o número de vendas comparado ao número de oportunidades que entraram no seu funil.
Em algumas situações, como por exemplo, nas estratégias de marketing ou para vendas em e-commerce, ele indica o quão eficiente são seus investimentos em aquisição de novos clientes e estratégias de marketing.
Com esse índice, é possível conseguir respostas que todo gestor precisa, como:
- Dos leads prospectados, com quantos eu consigo fazer uma apresentação?
- Dos leads que chegam na fase de apresentação, quantos evoluem para negociação?
- E dos leads que chegam em negociação, com quantos a venda é efetivamente fechada?
Como calcular?
A taxa de conversão é obtida a partir da seguinte métrica de vendas: o número de prospects ou oportunidades de vendas dividido pelo número de negócios efetivamente fechados – ou convertidos.
Ou seja, a fórmula da taxa de conversão fica assim:
(Conversões no período / total de contatos) * 100 = taxa de conversão (%)
O que é uma boa taxa de conversão?
A resposta é: depende!
Depende das estratégias que a sua empresa escolheu utilizar, das metas estabelecidas e do comportamento de cada lead ao longo do funil.
Para encontrar a taxa de conversão ideal para o seu negócio, é preciso comparar os resultados de diferentes períodos com as metas estabelecidas! Ou seja, uma boa taxa de conversão é aquela que está dentro (ou acima!) da meta.
Como aumentar a taxa de conversão?
Conheça três dicas para melhorar a taxa de conversão na sua empresa e acelerar as suas vendas!
Desenvolvimento da equipe
O coração de um negócio está nas pessoas! Isso continua sendo verdadeiro mesmo com a transformação digital e o uso cada vez mais significativo da tecnologia.
É preciso contar com uma boa equipe de vendedores que saibam atender e gerar valor ao seu produto. É por isso que realizar treinamentos e incentivar o seu time a se atualizar é útil para o seu negócio e para a qualidade do atendimento!
Conheça 5 dicas para a gestão de equipes com auxílio da tecnologia.
Valorização de feedbacks e dados
Para melhorar, primeiro é preciso entender o que deve ser melhorado, não é mesmo?
Assim, é importante ouvir leads e clientes sobre o seu produto, serviço e/ou atendimento, além de escutar o que a sua própria equipe de vendas tem a dizer sobre o funcionamento dos processos.
Mas, hoje em dia, não se vive somente de conversa. Isso significa que também a outra opinião a se levar em consideração: a dos dados!
Com coletas cada vez melhor personalizadas e análises mais assertivas, os dados abriram espaço para o mundo das decisões embasadas em informações concretas, ao contrário do tempo em que se confiava somente na intuição. Isso é cultura data driven!
Veja alguns dos benefícios que a cultura data driven proporciona:
- novas percepções tanto interna quanto externamente;
- tomada de decisões com base em informações concretas;
- desenvolvimento mais efetivo a longo prazo;
- relatórios completos;
- vantagem competitiva;
- possível de ser aplicada em muitos departamentos.
Portanto, por que andar às cegas se você pode escolher os melhores caminhos com base em dados, opinião dos clientes e feedbacks do seu time, não é?
Tecnologia para otimizar processos
Quando falamos em otimizar processos, falamos também da tomada de decisão, que discutimos no item anterior, e da gestão de equipes.
Ambos podem se tornar muito mais fáceis e rápidos com auxílio de um sistema de CRM! Além disso, o CRM também ajuda com diversas outras atividades do dia a dia da gestão de vendas e pós-vendas, inclusive com o monitoramento da taxa de conversão.
Isso é possível pois o sistema armazena informações de cada contato feito com o prospect e permite que o gestor acompanhe o funil de vendas de cada um dos vendedores.
Aumentando a taxa de conversão na prática
A Unimed Poços de Caldas possui cerca de 37 mil beneficiários e atende a mais 25 mil clientes de intercâmbio (de outras Unimeds).
Para dar conta desse volume de atividades, o time de vendas optou pela tecnologia: o Smark Saúde, nosso CRM específico para a área de Saúde!
Com a plataforma, foi possível obter um aumento de 20% nas vendas desde a implantação, com auxílio do monitoramento proporcionado pelo sistema.
Para o Gestor Comercial da Unimed Poços de Caldas, Luiz Carlos Cardoso, ter um modelo de gestão focado em resultados, ajuda a impulsionar as vendas já que torna-se mais fácil identificar gatilhos de perdas e analisar todo o resultado e a performance individual de cada um.
“Podemos analisar as performances de cada consultor e como cada um funciona com cada método, seja com ligações ou visitas”.
Quer saber mais sobre a implantação do Smark Saúde na Unimed Poços de Caldas? Leia na íntegra!
Conheça o Smark CRM!
A plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. É a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.
Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.
Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.
Com o Smark CRM, torna-se mais fácil:
- acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
- monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
- padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
- administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.
Ainda, com o software, é possível:
- avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
- acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
- organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
- contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
- e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.
Além disso, o novo Smark 3.0 traz mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.
O software chega com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes.
Agora, é a sua vez!
O seu CRM não ajuda a melhorar a taxa de conversão da sua equipe? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?
Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especialmente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!
Experimente na prática e de forma gratuita!