relatórios gerenciais

Relatórios gerenciais: o que são, sua importância e como produzi-los com ajuda do Smark CRM.

Saiba tudo o que sobre relatórios gerenciais, uma ferramenta essencial no acompanhamento do desempenho de cada setor da sua empresa. 

Se você está iniciando essa leitura, sabe que os relatórios gerenciais desempenham um papel crucial como aliados na gestão de qualquer empresa. 

Primeiramente, com eles, é possível analisar dados importantes para a formulação de planos de ação e uma compreensão mais aprofundada de cada setor, facilitando o caminho para o sucesso nos negócios.

Ao incorporar um moderno software de CRM, a elaboração de relatórios gerenciais torna-se ainda mais eficaz. 

O CRM, ou Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, atua como uma peça fundamental  fornecendo dados valiosos sobre interações com clientes, histórico de vendas e tendências do mercado. 

Isso não apenas aprimora a qualidade dos relatórios, mas também potencializa a capacidade da empresa de tomar decisões estratégicas.

Se sua empresa ainda não adotou uma cultura robusta de elaboração de relatórios gerenciais, a integração do CRM pode ser o primeiro passo. 

Para aqueles que já possuem essa prática, aderir a um bom software de CRM pode levar a precisão e a relevância das informações contidas nos relatórios gerenciais e economizar tempo na criação desses documentos.

Preparado para saber tudo sobre como esses temas se relacionam?

Continue com a gente. ↓

Relatórios gerenciais: o que são e qual a sua importância?

Em poucas palavras, os relatórios gerenciais são como guias que ajudam a entender e acompanhar o desempenho de cada área em uma empresa. 

Eles se tornam uma ferramenta valiosa para qualquer gestor, proporcionando a base necessária para decisões mais informadas.

Em resumo, ao contar com relatórios gerenciais bem elaborados – exploraremos como criar um mais adiante – você ganha a confiança necessária para escolher os melhores caminhos para o seu negócio. 

Leandro Ceccato, CEO da Smark | foto: Emmanuel Denaui

“Os relatórios gerenciais são muito importantes para a tomada de decisões na área de vendas e marketing. Porque eles vão te dar informações reais sobre o status das campanhas, das estratégias que estão sendo adotadas. 

Então, somente olhando para números que realmente traduzam o resultado desses planos é que você vai ter condições de entender se o planejamento está dando o resultado esperado, para que você possa decidir pela alteração ou manutenção daquela abordagem.”, complementa Leandro Ceccato, CEO da Smark.

Leia também – ERP + CRM: acelere sua gestão de vendas com tecnologia

Conheça os 5 principais tipos de relatórios gerenciais

Os relatórios gerenciais em um negócio podem ser divididos em cinco tipos principais, cada um desempenhando um papel crucial na compreensão e no aprimoramento da empresa. São eles: 

Relatório Financeiro

Trata das finanças da empresa, acompanhando o dinheiro que entra e sai. É vital para compreender a situação financeira, incluindo lucros e despesas, e auxilia na tomada de decisões para manter as finanças saudáveis.

Relatório de Controle

Foca no acompanhamento das operações diárias da empresa, garantindo que tudo esteja indo conforme o planejado. Identifica desvios nos processos internos, permitindo correções rápidas e eficientes.

Relatório de Análise

É concentrado na avaliação de dados específicos para entender diversos aspectos da empresa, como o mercado e o desempenho de produtos ou serviços. Assim, fornece insights valiosos para decisões estratégicas e adaptações às mudanças do mercado.

Relatório de Crescimento

Esse relatório avalia o crescimento da empresa ao longo do tempo, abrangendo vendas, expansão geográfica e outros indicadores. Ajuda a identificar impulsionadores e obstáculos ao crescimento, permitindo ajustes para alcançar metas e objetivos.

Relatório de Satisfação

Oferece informações valiosas sobre a percepção da empresa do ponto de vista de clientes, funcionários e outros stakeholders, indicando áreas que precisam de melhorias para aumentar a satisfação geral.

Viu só? Esses relatórios são ferramentas essenciais para gestores, proporcionando uma compreensão abrangente do negócio e facilitando a tomada de decisões informadas  para o sucesso a longo prazo.

Leia também – Relatório de gestão de vendas: qual sua importância e como fazer?

Como elaborar relatórios gerenciais?

Para o CEO da Smark, existem informações muito importantes para se fazer o monitoramento das atividades dos comerciais e dos resultados e entender se a gente está indo em direção a batimento de metas ou não. 

Pois, se a gente precisasse só de valor final de venda realizada, a gente não precisaria de CRM. Bastaria você tirar do seu sistema de gestão quantas vendas foram feitas para cada segmento, etc e tal.  Mas a gente precisa prever o que vem pela frente e entender às vezes o porquê do resultado abaixo do esperado.”  

Ou seja: para criar relatórios gerenciais eficazes, é imperativo ir além dos números finais de vendas ou quantidade de leads captados em uma campanha. 

Isso pois a utilização de um CRM deve ser integral, aproveitando a possibilidade desse sistema de não apenas acompanhar o presente, mas também antecipar tendências futuras. 

Relatórios gerenciais detalhados, que vão além dos resultados imediatos, oferecem insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas, permitindo ajustes proativos e a otimização contínua das operações comerciais. 

Portanto, a integração do CRM e a análise aprofundada dos dados são fundamentais para o sucesso na gestão comercial.

Como o CRM pode ajudar?

A nossa plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Portanto, é a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.

Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.

Em conclusão, através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local. 

Tudo isso ajuda você, gestor, a produzir relatórios gerenciais confiáveis e relevantes, alcançando resultados ainda melhores em vendas, mês após mês!

Com o Smark CRM, fica mais fácil:

  • produzir relatórios gerenciais confiáveis e relevantes;
  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM

“Ficou percebido pelo setor que foi um divisor de águas a aquisição do Smark CRM, tendo em vista que a partir desse momento descartamos as planilhas em excel que usávamos para controles e passamos utilizar tudo no CRM, sendo possível o acompanhamento integral da jornada desse cliente conosco.” 

Bruno, Coordenador de vendas, Brasil  ⭐⭐⭐⭐⭐

“O Smark CRM nos auxilia em todas as fases do processo comercial desde a busca via google maps até mesmo ao funil de vendas e pós vendas, e muito prático para o controle das ações de cada colaborador e cada setor de atendimento.” 

Wagner, Gerente Comercial, Brasil ⭐⭐⭐⭐⭐

Agora, é a sua vez!

A sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Experimente na prática e de forma gratuita!

Posts Recomendados

ferramentas para gestão
Ferramentas para gestão de vendas: saiba quais não podem faltar no seu software de CRM!
21 de fevereiro de 2024
Ferramentas para gestão: saiba como aumentar a agilidade e a organização da sua equipe comercial sobre as atividades diárias e […]
Tendências em vendas
Tendências em vendas para 2024: 5 tecnologias imperdíveis!
20 de fevereiro de 2024
Conheça as estratégias e tendências em vendas que estarão em alta e podem influenciar o sucesso do seu negócio neste […]
diferenças entre CRM e ERP
Diferenças entre CRM e ERP: tudo o que você precisa saber!
15 de fevereiro de 2024
Qual o melhor sistema para a sua equipe comercial usar a fim de ter uma maior eficiência? Confira as diferenças […]