ERP + CRM: acelere sua gestão de vendas com tecnologia


ERP e CRMA integração dos sistemas de ERP e CRM proporcionam as melhores práticas voltadas ao crescimento dos resultados. Confira a diferença entre as duas tecnologias e aprenda a colocar suas vendas em um novo patamar!

Em 2022, o Brasil registrou abertura de mais de 3,8 milhões de novas empresas. Ao mesmo tempo que novos negócios abrem, o nosso país registrou um aumento de 19,8% no número de empresas fechadas em relação ao ano de 2021.

No cenário dinâmico da economia e do ambiente de negócios brasileiro, a competitividade se torna um fator a ser considerado. Desta forma, a eficiência na gestão de vendas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. 

E nada melhor do que usar a tecnologia como uma das suas grandes aliadas, auxiliando em questões internas e externas e, principalmente, ajudando os gestores. Exemplos de sistemas dessa natureza são o ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management).

Capazes de gerar relatórios, analisar dados, gerenciar documentos e fazer a automatização de processos, esses softwares proporcionam as melhores práticas voltadas ao crescimento das suas vendas. A combinação de um sistema ERP com um CRM pode ser a solução ideal para impulsionar as vendas e organizar a gestão comercial de forma integrada.

Neste artigo, vamos explorar como a utilização dessas duas ferramentas tecnológicas pode acelerar a gestão de vendas, melhorar a produtividade da equipe e oferecer uma experiência superior aos seus clientes. Continue lendo e entenda tudo sobre ERP + CRM!

Mas o que é um ERP?ERP e CRM

Um sistema ERP é uma solução integrada de gestão empresarial que permite o controle e a automação de diversos processos-chave de uma empresa, como finanças, contabilidade, estoque, produção, compras e logística. Ele centraliza e organiza todas as informações relevantes em um único lugar, facilitando o acesso e a tomada de decisões estratégicas.

No contexto de vendas, o ERP desempenha um papel fundamental ao fornecer informações atualizadas sobre o estoque disponível, preços, histórico de compras dos clientes e indicadores de desempenho. Com essas informações em mãos, a equipe de vendas pode responder rapidamente às demandas dos clientes, personalizar propostas comerciais e oferecer um atendimento mais eficiente.

Maximizando o Potencial do CRM com o ERP

Um sistema CRM é uma ferramenta que auxilia na gestão do relacionamento com os clientes. Ele permite que a empresa acompanhe todas as interações com os clientes, histórico de compras, preferências e necessidades específicas. 

Além disso, um CRM oferece recursos para a automação de processos, segmentação de clientes e análise de dados, proporcionando uma visão completa do funil de vendas. Esse tipo de CRM, como o da Smark, faz a gestão do processo de vendas em empresas com vendas consultivas e organiza todas as atividades de relacionamento dos vendedores com seus clientes pelos mais diversos canais de contato.

Com um CRM integrado ao ERP, a equipe de vendas pode acessar todas as informações relevantes sobre os clientes em um único lugar. Isso possibilita a identificação de oportunidades de venda adicionais, o acompanhamento de negociações em andamento e a oferta de um atendimento personalizado e de qualidade. 

Adicionalmente, um CRM oferece recursos para o gerenciamento de tarefas, agendamento de follow-ups e análise de desempenho da equipe, permitindo uma gestão mais eficiente e orientada a resultados.

ERP ou CRM: quais as diferenças entre esses dois softwares? Saiba mais

O que um CRM pode fazer pela sua empresa?


Se você já entendeu tudo que um CRM é capaz, conheça alguns outros recursos que facilitam a vida dos gestores e equipes:

  • Gestão de oportunidades em aberto;
  • Gestão completa do pós-venda;
  • Funil de vendas de vendedores;
  • Taxas de conversão em cada fase;
  • Relatórios com indicadores;
  • Histórico completo de ações de venda.

Conheça o Smark CRM!

O Smark CRM é uma ferramenta que organiza o dia a dia da equipe de vendas e automatiza uma série de atividades que tomam seu tempo.Para os gestores, fica muito mais fácil enxergar como os negócios estão sendo conduzidos pela equipe e, assim, conseguem tomar decisões baseadas em informações concretas.

O Smark também cuida de todos os processos envolvidos no pós-venda, garantindo um cuidado especial com os clientes para que suas vendas cresçam  cada vez mais.

Conheça algumas das funcionalidade do Smark CRM:

  • Acompanhamento do funil de vendas em tempo real;
  • Históricos detalhados sobre todos os negócios;
  • Monitoramento das atividades e resultados da equipe;
  • Automação de propostas;
  • Gestão do pós-vendas e retenção de clientes.

Agora que você já sabe o que um CRM pode fazer pelo seu negócio, vamos entender as vantagens de integrar o seu ERP e o seu CRM. 

Cinco vantagens da integração ERP + CRM 


A integração de sistemas proporciona maior agilidade aos processos, aumentando o desempenho da sua equipe e melhorando todo o fluxo de trabalho. Quando um ERP e um CRM são integrados, as vantagens para a gestão de vendas são inúmeras. 

Conheça as cinco principais!

1. Visão abrangente do cliente: 

Com a integração, é possível acessar todas as informações relevantes sobre os clientes, incluindo histórico de compras, preferências e interações anteriores. Essa visão abrangente permite um atendimento mais personalizado e eficiente.

2. Automação de processos: 

A integração do ERP com o CRM possibilita a automação de diversas tarefas e processos, como a geração automática de propostas comerciais, o acompanhamento de leads e a gestão de pedidos. Isso reduz a carga de trabalho manual da equipe de vendas e agiliza os processos, resultando em maior produtividade.

3. Gestão otimizada: 

Com a integração, a equipe de vendas tem acesso direto às informações do ERP. Isso evita vendas de produtos indisponíveis, possibilita a oferta de alternativas aos clientes e otimiza a gestão da empresa.

4. Análise de dados: 

A combinação de um ERP com um CRM oferece uma ampla gama de informações e métricas sobre as vendas da empresa. Com isso, é possível realizar análises detalhadas, identificar tendências, avaliar o desempenho da equipe e tomar decisões embasadas em dados concretos.

5. Melhoria na colaboração interna: 

A integração ERP + CRM permite o compartilhamento de informações em tempo real entre diferentes departamentos, como vendas, finanças e logística. Isso facilita a colaboração interna, agiliza os processos e evita retrabalhos, garantindo uma gestão comercial mais eficiente e alinhada.

Quer saber mais? Entenda porque integrar ERP e CRM é importante.

Conclusão 

Investir na combinação de um sistema ERP com um CRM é uma estratégia inteligente para impulsionar as vendas e organizar a gestão comercial de forma integrada. Essas ferramentas tecnológicas fornecem recursos essenciais para a automação de processos, a análise de dados, a personalização do atendimento e a melhoria da colaboração interna. 

Se você deseja otimizar a gestão de vendas, a integração ERP + CRM com certeza irá contribuir para o crescimento e o sucesso da sua empresa em um mercado cada vez mais competitivo. Sua empresa está pronta para integrar o ERP ao CRM?

Converse agora mesmo com um de nossos analistas e veja como podemos integrar CRM e ERP para gerar vantagens competitivas ao seu negócio!

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