Gestão de vendas e pós-vendas com câmbio de moedas é com o Smark CRM! Descubra como funciona esse recurso e conheça mais detalhes sobre a plataforma. Confira!
A globalização mudou o mundo e a nossa forma de pensar os negócios!
Atualmente, é possível comprar e vender de empresas de praticamente qualquer lugar. Mas essa nova versatilidade também traz desafios.
Afinal, se os seus clientes usam uma moeda diferente, como garantir que os cálculos e operações estão funcionando de maneira adequada?
É por isso que o recurso de câmbio do Smark CRM agora está mais completo! Saiba como utilizar a funcionalidade e que benefícios ela pode trazer para o dia a dia de indústrias, empresas de importação e exportação e comércio exterior.
A necessidade de um recurso de câmbio
O software de gestão de vendas e pós-vendas já contava com a opção de utilizar moedas diferentes devido à solicitação de alguns clientes. A diferença é que, nesses casos, os clientes já tinham os produtos cadastrados daquela forma.
Por exemplo, se a empresa costumava fazer propostas em dólar americano, o produto para já era cadastrado em dólar, logo saia assim na proposta automaticamente.
No entanto, surgiu uma nova necessidade: indústrias que precisam atualizar as cotações diariamente e para fazer propostas que só valem por algum tempo, podendo sofrer alterações em breve.
Ficou um pouco mais complicado, certo? É por isso que a Smark teve uma ideia: um recurso de câmbio preparado para lidar com esse tipo de situação!
Como funciona o recurso de câmbio do Smark CRM?
O recurso de câmbio do software funciona, principalmente, para empresas que exportam ou importam produtos, fazendo propostas em diferentes moedas. Os clientes que mais utilizam a solução pertencem à área da indústria.
“Normalmente, no Smark CRM, o cliente define qual a moeda padrão do sistema, a qual, em geral, é o real. Então, todos os produtos estão cotados em reais dentro do sistema, por exemplo, e todos os processos e resultados também são em reais”, explica o CTO da Smark, Fábio Beckenkamp.
A novidade é a possibilidade de conversão entre moedas e atualização diária da cotação.
“Se o vendedor precisa cotar uma proposta em dólares, ele pode colocar a cotação de hoje. A proposta dele pode ser em dólar, mesmo que o produto esteja cadastrado em reais. Essa conversão é possível. O sistema calcula o valor do produto com impostos em reais, depois converte para dólar e mostra em dólar dentro da proposta”.
Dentro de uma mesma proposta podem, até mesmo, haver produtos em diferentes cotações. O recurso de câmbio chega para facilitar esse tipo de operação.
Além disso, os produtos também podem ter seus preços cadastrados em outras moedas, como euro, por exemplo, e vender nessa moeda ou converter para reais através das cotações.
Logo, o recurso funciona tanto do real para outra moeda, quanto de outra moeda para o real.
Ou seja, é totalmente flexível e internacionalizável. O cliente Smark pode escolher qualquer moeda e cadastrar a cotação conforme suas necessidades.
Isso se torna importante visto que a cotação muda todos os dias.
“Pode ser que você envie uma proposta para o cliente considerando uma determinada cotação de dólar e ela mude no dia de fechar o contrato. Logo, você pode incluir na proposta um texto informando que os valores serão considerados de acordo com a cotação no dia do fechamento. O Smark CRM dá facilidade para realizar essa atualização. É possível recalcular toda a proposta”, conta o CTO.
A possibilidade de recalcular também pode ser usada “para trás”, caso o seu negócio prefira fechar o contrato de acordo com a cotação da data da primeira proposta ou de uma semana atrás. O sistema oferece essa flexibilidade para o vendedor e para a empresa.
“Temos alguns clientes que atualizam essas cotações todos os dias antes de fazer qualquer proposta, então ter facilidade para realizar a operação é um diferencial”, completa Beckenkamp.
Qual a importância de ter essa flexibilidade?
Para o CTO, o recurso torna o Smark CRM ainda mais completo, otimizando o dia a dia das equipes.
“O cliente pode ter todas as propostas dentro do Smark e usar o gerador de propostas dentro do sistema. Isso faz com que ele padronize as suas propostas, sem a necessidade que os vendedores tinham de mexer no texto”.
Assim, os vendedores precisam fazer somente as alterações relativas à cotação, conforme necessário:
“Para os nossos clientes que exportam isso é muito importante. Não adiantaria ter um sistema de CRM que não funciona tanto para o mercado externo quanto para o interno”.
Ao padronizar as propostas, o sistema ajuda a garantir que todas sejam emitidas corretamente com a geração automática, evitando erros de digitação ou de cálculo que podem acontecer quando realizamos uma mesma atividade repetidamente.
Ou seja, com o documento automatizado não há erro!
“O vendedor ganha em agilidade. Ele tem todos os produtos atualizados dentro do sistema, não precisa se preocupar. Caso precise atualizar, haverá o processo para isso. Então, o vendedor pode focar em fazer a venda, enviar as propostas e não perder oportunidades”, conclui Beckenkamp.
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