Lupeon otimiza gestão de vendas com CRM personalizado

A Lupeon, empresa de gestão de fretes, vem acumulando um crescimento expressivo. Mas o departamento comercial precisava acompanhar essa aceleração da companhia. Para isso, conta com a parceria da Smark. Veja os detalhes deste case de sucesso!

Muitas empresas de diversos segmentos já entenderam que o futuro está na transformação digital.

Hoje, cada vez mais, é possível automatizar atividades, criar relatórios mais completos e otimizar a gestão de vendas e pós-vendas com plataformas de CRM.

No entanto, encontrar o “match perfeito” nem sempre é fácil e o mercado está cheio de players genéricos que não atendem às expectativas.

É por isso que desenvolvemos o Smark CRM pensando especificamente em vendas e pós-vendas, para suprir as necessidades diárias da equipe comercial, melhorar a experiência do cliente e entregar resultados.

Confira como a nossa plataforma ajudou a Lupeon a otimizar processos e a se preparar para o mundo do home office!

Sobre a Lupeon

Com experiência no mercado de transportes e uma equipe de 50 especialistas em logística, dados e gestão de fretes, a Lupeon é uma empresa inovadora.

A companhia oferece uma plataforma de “TMS as a Service” voltada para facilitar e transformar o gerenciamento de milhares de entregas em todo o país. Assim, é possível aumentar a eficiência ponta a ponta das operações de transporte usando tecnologia.

Entre os desafios da pandemia, a Lupeon também viu oportunidades. Em 2021, recebeu um aporte de R$5 milhões em captação da ZFM. A sua operação contabiliza R$100 bilhões em mercadorias transportadas e mais de 8 mil transportadores auditados.

Antes da implantação do Smark CRM

Mostrando resultados como aumento de 70% de eficiência na gestão do frete comparado com outros métodos, a produtividade dos setores de vendas e pós-vendas também precisava acompanhar o ritmo da empresa.

Segundo Alexandre Sousa, Head of Sales da Lupeon, a empresa já utilizava uma ferramenta de CRM, porém ela não atendia às expectativas.

“A plataforma não suportava as necessidades do comercial para o nosso negócio. Hoje, há muitas ferramentas nas quais conseguimos ter projeções do presente e do futuro, mas não havia passado. Não tinha um histórico de como estava antes e o quanto evoluímos”, explica.

A Lupeon já tinha tecnologia em sua gestão comercial, porém ainda não tinha encontrado o CRM ideal para as suas necessidades.

Implantação e trabalho remoto

A indicação do Smark CRM veio de uma funcionária que já havia trabalhado com o software em outra empresa. A plataforma chamou a atenção de Sousa e logo a Lupeon iniciou sua implantação.

Mas isso ocorreu em dezembro de 2019, poucos meses antes da pandemia, deixando a empresa preparada para o período de distanciamento social e trabalho remoto.

“Calhou muito a vinda do Smark CRM, porque, com a Covid-19 chegando em março ao Brasil, ficamos em home office. É como se a ideia da implantação fosse um alerta para nos prepararmos para conduzir nosso trabalho durante a pandemia”, comenta.

Então, com tudo pronto para a pandemia, a companhia pôde seguir com as suas atividades da melhor maneira possível, sem grandes atritos na transição para o trabalho remoto.

Leia também: O CRM e a gestão de trabalho remoto para equipe de vendas

Melhorias obtidas pela Lupeon

A mudança de CRM trouxe diversas mudanças, mas, para Sousa, um dos destaques é a maior riqueza de informações.

“Quando iniciamos a implantação, os vendedores começaram a ter a visibilidade do trabalho. Passamos a ter uma boa visão de todo o processo, das informações, de como está a qualificação, de como os negócios estão avançando, etc”.

Conforme o gestor, o impacto também ocorre sobre o cliente final, já que as tarefas de todos os vendedores e dele mesmo estão agendadas e bem desenhadas.

Atualmente, a empresa utiliza quase todos os recursos do software e, para o Head of Sales, a Smark não é somente uma fornecedora, mas uma parceira.

“Hoje, tenho uma visão geral, então todo o processo foi otimizado: o time de prospecção, os executivos de venda, a parte gerencial. Se for olhar por área, o Smark CRM foi muito proveitoso em todas as etapas e estamos ansiosos por mais inovações dentro da ferramenta”, conclui.

Saiba mais sobre o Smark CRM

O Smark CRM é um sistema de Customer Relationship Management – traduzido, do inglês, como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

A plataforma pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. É a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.

O objetivo é facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus consumidores.

Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Com a nossa solução, torna-se mais fácil

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Ainda, com o Smark CRM, é possível

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Tudo isso em uma plataforma intuitiva e que se integra aos demais softwares já utilizados pela sua empresa, como aplicações de marketing, por exemplo.

Inovação e sintonia

Um dos motivos principais para a escolha e a manutenção do Smark CRM como a plataforma de gestão de vendas da Lupeon foi a postura da empresa.

“A Smark investe em conhecer o lado do parceiro. Esse foi o maior diferencial. Não é um software engessado, no qual nada mais muda. Existe um trabalho em parceria, em conjunto, porque sabemos que os benefícios dessa troca vêm tanto para a Lupeon quanto para a própria plataforma”, explica Sousa.

Leandro Ceccato SmarkSegundo o CEO da Smark, Leandro Ceccato, um dos principais objetivos da plataforma é se adaptar às necessidades específicas de cada cliente.

“Diferentes empresas e segmentos precisam de funcionalidades diferentes. Nós entendemos isso e buscamos trabalhar para atender cada um de maneira personalizada, de acordo com as regras do seu negócio”.

Já para Sousa, ter um CRM que funciona em sintonia com a empresa faz diferença e é uma tendência.

“Somos uma empresa de tecnologia em um segmento muito tradicional e viemos na contramão desse mercado com inovação, ouvindo nossos clientes e customizando a plataforma. Então, a sinergia com a SMark é muito positiva”.

Smark e Lupeon: a parceria na mídia

O sucesso da parceria entre Smark e Lupeon também virou notícia. Confira:

Agora, é a sua vez!

O seu CRM não atende às expectativas? Sua equipe tem dificuldades para usá-lo no dia a dia? E faltam recursos importantes de integração e automatização?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especialmente para a gestão completa de vendas e pós-vendas.

Experimente na prática e de forma gratuita!

Posts Recomendados

Planejamento em vendas
Planejamento em vendas: 5 táticas para acertar o seu.
25 de março de 2024
Em um cenário dinâmico e competitivo como o do mercado atual, o planejamento em vendas emerge como uma peça importante […]
fechamento de vendas
Fechamento de vendas mais ágil com o CRM da Smark: saiba como
13 de março de 2024
Confira 5 maneiras que o CRM da Smark pode te ajudar a potencializar a sua gestão comercial e garantir o […]
Remuneração estratégica na área de vendas
Remuneração estratégica na área de vendas: o que é e 5 motivos para implementar na sua empresa!
5 de março de 2024
Entenda tudo sobre remuneração estratégica na área de vendas e como a remuneração baseada em resultados pode aumentar a motivação […]