A gestão de clientes de plano de saúde com um CRM especializado reduz erros e otimiza o dia a dia da equipe. Seja na venda ou no pós-venda, a tecnologia é uma grande aliada para estabelecer um bom relacionamento. Confira!

Tradicionalmente, as empresas são reativas no atendimento aos seus clientes. Porém, em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso inovar e tornar-se proativo!

No SMark CRM, a cultura de Customer Success para planos de saúde é diferente do tradicional, mostrando que a tecnologia pode ajudar a estabelecer uma gestão de clientes mais ágil e eficiente.

Quer saber como? Então, leia mais neste artigo!

Desafios da gestão de clientes tradicional

Sabemos que a sua equipe provavelmente tem o seu próprio sistema de gestão de clientes, seja ele composto de anotações em uma agenda, planilhas ou no bloco de notas no celular.

No entanto, o gestor não consegue ter acesso a essas anotações pessoais de cada um dos vendedores. 

Além disso, notas tomadas sem um sistema organizacional concreto e padronizado correm o risco de se perder. Afinal, alguma vez na vida, você já deve ter feito uma anotação da qual se esqueceu completamente.

Ainda, a equipe não será a mesma de sempre. E se um vendedor deixa a sua empresa, o que acontece com as informações das vendas e clientes dele? Deixam de existir? Ou ele as levará para o concorrente?

Esses são alguns dos problemas encontrados comumente na gestão de clientes feita de maneira tradicional em diversos planos de saúde do Brasil e do mundo.

No entanto, já existem soluções tecnológicas para esses desafios, que, não somente os resolvem, como são capazes de otimizar ainda mais o trabalho dos vendedores. Uma das soluções é o SMark CRM!

A seguir, vamos detalhar como a nossa plataforma pode ajudar na gestão de clientes de planos de saúde. Confira!

Gestão de clientes com CRM especializado

O SMark é um CRM especializado e personalizável, desenvolvido para atender às necessidades de cada organização. 

Só no primeiro semestre de 2021, a empresa registrou um crescimento de 50% na cartela de clientes do nicho da saúde em relação ao ano passado. Hoje já são mais de 30 planos de saúde que utilizam o software para gestão comercial.

Com toda essa experiência, o resultado é um CRM que entende a linguagem do setor e as necessidades dos vendedores de planos de saúde.

Para um dos clientes da SMark, a Unimed Santa Maria, esse entendimento específico do software foi fundamental para a implementação da ferramenta. 

“A SMark foi a única empresa que conseguiu entregar o que a gente precisava. Já tivemos experiências em que o desenvolvedor não conseguia nos entender, mas a SMark mostra domínio sobre o assunto”, destaca Marcella Procópio, coordenadora de vendas.

Outra operadora do segmento, a Santa Casa Saúde, também lidava com as mesmas dificuldades para gestão de vendas antes de conhecer o software especializado.

“Temos uma demanda que o próprio mercado nos coloca, exigindo indicadores mais assertivos. A gente percebeu que precisava dar um passo a mais e automatizar todo o processo”, explica o Gerente Comercial e de Relacionamento com o Cliente, Rodrigo Gretz.

Leia também o e-book preparado pelo nosso time de especialistas sobre Gestão de Clientes 360 para planos de saúde. Clique aqui e faça o download gratuito!

O caminho do cliente no SMark CRM

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como trabalhar com um CRM. Portanto, agora vamos explicar como funcionam o fluxo de informações e o caminho que o seu cliente fará dentro do software.

Tudo começa pela captação de leads, que pode acontecer de forma tradicional (telefone, e-mail, indicação, etc.) ou através de outras ferramentas do mercado (site da empresa, planilhas de base de clientes, outros softwares, etc.).

Ao chegar no SMark CRM, abre-se uma nova oportunidade para esse cliente. A partir daí, a área de pré-venda vai começar o processo de qualificação desse cliente para descobrir se ele realmente é um cliente potencial. 

Para isso, a ferramenta vai coletar informações, que podem ser, por exemplo, número de funcionários, operadora atual, vencimento do contrato, entre outras. 

Customização: um recurso importante para a gestão de clientes

No SMark CRM, é possível personalizar a plataforma de acordo com quais informações você deseja que a pré-venda colete para definir se o lead pode avançar ou não no funil de vendas.

Se o lead estiver qualificado segundo os critérios da sua operadora, o vendedor pode, por exemplo, tentar fazer o agendamento de uma reunião para conversar com o cliente, seja de forma presencial, seja de forma online. 

Nesse momento, entram em cena as integrações com as agendas, como Google Calendar ou Microsoft 365, de forma que o vendedor que conversou com o cliente já possa mandar o convite pelo próprio SMark CRM e o encontro fique agendado para todos os envolvidos.

Além disso, a ferramenta também tem integração com o Google Maps, assim é possível buscar todos os dados da empresa, inclusive a geolocalização, para que eles entrem automaticamente no SMark. 

Isso tudo vai diminuir o processo burocrático do vendedor, facilitando o seu dia a dia e deixando-o livre para outras tarefas. Feito o agendamento, passamos à reunião em si. 

Relacionamento com o cliente

No caso de reunião presencial, é possível contar com o check in no aplicativo mobile, além de o vendedor poder fazer o registro da visita por voz, facilitando o relatório e a organização das informações. Com esse método, também fica mais simples registrar as despesas para reembolso.

Após a reunião e o registro, vamos partir para a emissão da proposta. O SMark tem toda a tabela de planos e preços por faixa etária para que o vendedor consiga fazer geração da proposta de forma rápida.

Para que essa tabela de preços chegue no SMark, há dois caminhos possíveis: lançar manualmente ou fazendo-se uma integração com o ERP da sua empresa, onde as tabelas já devem estar disponíveis, assim entrando no SMark automaticamente.

Gestão de clientes: assinatura do contrato

Depois, é hora do contrato! Novamente, há dois caminhos: gerar o contrato pelo próprio SMark CRM ou emitir o contrato pela plataforma de e-commerce em uso pela operadora. 

Se optar pelo SMark CRM, assim como as propostas, também ficarão disponíveis templates de contrato. Tudo é gerado de forma rápida e simples, além de integrada com a DocuSign, plataforma mais conhecida a nível global para assinatura eletrônica de documentos. 

Já, ao optar pela plataforma de e-commerce, o SMark disponibiliza, através do API, os dados básicos do cliente e os dados da proposta.

Veja também: 4 maneiras de impulsionar suas vendas de planos de saúde

Da venda ao pós-venda

Agora é a vez de encerrar a oportunidade! Nesse momento, podem acontecer outras integrações, que podem variar conforme a operadora de saúde e suas necessidades. 

Então, é possível entrar no ciclo do pós-venda, que envolve a manutenção do relacionamento, a gestão do contrato (extensão e sinistralidade) e atendimento ao beneficiário.

“Criamos uma interface no painel de pós-vendas da SMark com um API que permite trazer informações de outros sistemas. A nossa plataforma está pronta para receber esses dados, então é possível criar a informação necessária”, explica o sócio e CEO da SMark, Leandro Ceccato.

Quer ver esse caminho do cliente em detalhes? Assista ao vídeo:

 

Saiba mais sobre a SMark

sócios SMarkPioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, a SMark tem duas décadas de atuação

Mesmo com a pandemia, a empresa liderada por Ceccato ao lado do sócio Fábio Beckenkamp tem ganhado mercado na área de planos de saúde, principalmente em cidades do Sudeste e do Sul do Brasil, chegando também ao Nordeste mais recentemente. 

E, hoje, soma mais de dez mil contratos gerenciados em sua plataforma.

Considerações sobre a gestão de clientes de plano de saúde

Um CRM pode parecer uma solução complexa quando você ainda não conhece a ferramenta. Porém, com a SMark, você terá acesso a uma plataforma intuitiva, completa e ágil. 

E, com a nossa ajuda, também é possível entender o funcionamento do software e otimizar a gestão de clientes de planos de saúde.

Num mercado cada vez mais competitivo, já não há lugar para problemas relacionados a perdas de informações e de tempo em anotações feitas em agendas, planilhas não integradas e outras formas tradicionais de gestão.

Mais e mais operadoras de saúde adotam o SMark CRM para realizar uma gestão de vendas mais produtiva e com menor chance de erros, atendendo seus clientes com uma tecnologia especializada e customizável que se adapta às necessidades do negócio.

Agora, é a sua vez!

A sua operadora de planos de saúde ainda faz a gestão de vendas e pós-vendas com planilhas? 

Está na hora de automatizar processos e ingressar na transformação digital do setor! Então, entre em contato conosco e veja como a SMark pode ajudar no seu dia a dia.

Por |2021-10-21T11:49:46-03:00outubro 19th, 2021|Categories: Blog, CRM para Planos de Saúde, Gestão de Vendas, Pós-vendas|Tags: , , , , , , , , |Comentários desativados em Como fazer a gestão de clientes de planos de saúde

Share This Story, Choose Your Platform!