Integrar marketing e vendas é algo que cada vez mais vamos falar, e se sua empresa ainda não passou do discurso, está na hora de agir!

A ideia deste artigo é trazer a reflexão acerca de como os times de marketing e comercial precisam trabalhar unidos para potencializar resultados. Sempre pensando na experiência dos consumidores do seu negócio de uma forma mais panorâmica e eficaz.

Continue lendo para entender!

Transforme marketing e vendas em uma só equipe para vender mais

Como você sabe, estamos vivendo uma era de transformação digital. Isto é, as fronteiras entre o on e offline já são meramente simbólicas. As pessoas estão cada vez mais conectadas e dividindo seu tempo entre o que é real e o que está no campo da virtualidade.

Muitos especialistas já afirmam que mesmo que uma empresa não tenha seu modelo de negócio totalmente fundamentado no digital, ela não pode fugir disso. Afinal, os consumidores e o mercado em geral já agem dessa maneira.

É neste contexto que não podemos mais falar apenas em alinhamento de marketing com vendas. A palavra agora é integração.

Mas, o que significa integrar marketing e vendas na prática?

Significa que os dois times devem ter objetivos e metas comuns. Além disso, criar indicadores de desempenho que possam medir os resultados de um trabalho mais uno.

E a boa notícia é que existem ferramentas e metodologias para isso – como você vai ver mais a frente.

— Leia também: Vender mais rapidamente: como acelerar o ciclo de venda e elevar os resultados da sua empresa.

Veja algumas dicas para integrar marketing e vendas

Historicamente, marketing e vendas só se encontram em alguns momentos do processo de ganho de mercado.

Temos em mente que o marketing trabalha para o posicionamento da marca e para alcançar o público-alvo de modo estratégico. Dessa forma é possível mostrar a empresa como a melhor escolha em seu universo de atuação.

E isso era, até pouco tempo, visto como um apoio para o comercial.

Não mais.

Agora as empresas que melhor se destacam no mercado têm trabalhado para que toda a jornada do consumidor (desde a descoberta da marca até a decisão de compra) seja pensada, estruturada e aplicada em total consonância entre marketing e vendas.

Para que você entenda melhor essa proposição, veja os três passos básicos que devem ser seguidos para que isso comece a acontecer:

Defina objetivos comuns

Os líderes de marketing e vendas devem sentar para pensar em metas comuns para os dois times.

Em seguida, os analistas e vendedores também se reúnem e discutem de que forma a atuação de cada um pode ser coordenada.

Algumas perguntas que devem ser respondidas:

  • De que forma o marketing pode gerar mais leads para vendas prospectar?
  • Que informações os vendedores podem passar para os analistas de marketing pensem em ações mais efetivas para atrair novos leads?
  • Em que momento um lead deve ser entregue pelo marketing ao comercial?

Planeje ações conjuntas

Ao invés do marketing pensar em uma campanha com começo meio e fim para atrair interessados em um determinado produto ou serviço, o pessoal de vendas participa da elaboração da estratégia.

Assim, uma ação promocional, por exemplo, pode ser previamente estabelecida para que o marketing já envie e-mail marketing aos leads certos. Desse modo os ruídos de comunicação são evitados quando o cliente levantar a mão pedindo um contato comercial.

Fundamente a integração em dados

Outro ponto fundamental da integração entre marketing e vendas é o intercâmbio de informações sobre prospects e clientes, bem como sobre o mercado como um todo.

Neste quesito, a utilização de uma boa solução de CRM ajuda muito, pois os dois times podem utilizar a mesma base de dados.

Todo lead que o marketing capta em suas ações, neste caso, é cadastrado e as interações feitas com eles são devidamente documentada.

Assim, quando um potencial cliente já estiver pronto para ser abordado por um vendedor, muitas informações já estão disponíveis para auxiliar no discurso bem como para vislumbrar oportunidades de vendas.

Da mesma forma, o marketing pode consultar a base dados na hora de pensar em uma ação. Ele pode direcionar seus esforços para um grupo específico de prospects e clientes etc.

Isso tudo sempre em concordância entre as equipes.

Sua empresa está preparada para integrar marketing e vendas?

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