Como manter meus clientes satisfeitos?

Fidelizar clientes, já é consenso, é tão ou mais difícil do que abrir novas oportunidades de vendas. Concorrência cada dia maior, consumidores mais exigentes e bem informados, inovações surgindo a cada momento… Tudo isso torna mais complexo o esforço de satisfazer e manter os clientes fiéis a uma marca. Não significa que é impossível. Aliás, é mais necessário do que nunca!

Você já parou para pensar como a utilização de um bom CRM pode te ajudar a fidelizar sua carteira de clientes e conquistar novos? Vamos te apresentar algumas proposições à seguir!

Um bom CRM ajuda a administrar a carteira de clientes de forma sistemática e automatizada

Concentrar as informações em planilhas de Excel ou sistemas que não atuam de forma integrada aos processos da área comercial pode dificultar o gerenciamento de clientes. E isso costuma ficar ainda mais complicado quando a carteira aumenta.

Com um bom CRM, além de fazer cadastros com todos os detalhes que os vendedores precisam saber a respeito de cada cliente, é possível guardar históricos de negociação e interação, o que ajuda bastante na hora de estabelecer contato.

Ao ter um histórico ordenado e de fácil leitura e interpretação em poucos clientes, os vendedores conseguem entender o perfil de cada cliente e, assim, cada vez mais, podem estabelecer diálogos mais assertivos na hora de ofertar novos produtos e serviços, e saberão como fidelizá-los, por exemplo.

Auxilia o time de atendimento na hora de tratar reclamações

De nada adianta proporcionar aos clientes diversos canais de interação se o time interno não possui ferramentas para conduzir as solicitações, reclamações e sugestões no momento em que faz o atendimento.

Com um bom CRM, os atendentes conseguem ter acesso rápido aos cadastros, registrar eventos e encaminhar aos responsáveis para a continuidade do atendimento. A plataforma ainda ajuda a mensurar as ocorrências e gerar relatórios que servem como base para tomar decisões relativas à satisfação dos clientes.

CRM

Organiza a agenda dos vendedores para otimizar o relacionamento e fidelizar clientes

Como ferramenta de organização dos processos comerciais, um bom CRM também é útil na hora de organizar as agendas dos vendedores e demais profissionais que têm contato com clientes.

Assim, eles conseguem administrar melhor seu tempo e dar a devida atenção aos clientes, agendando reuniões e contatos, tendo lembretes via e-mail e SMS, por exemplo, entre outras facilidades.

Ao disponibilizar um CRM de qualidade para seu time comercial, não será mais por falta de ferramenta que os profissionais não vão dar aos clientes a atenção necessária para satisfazê-los e mantê-los fiéis à sua empresa.

Integra o time de vendas e atendimento ao cliente às demais rotinas administrativas

Por fim, ao contar com uma boa plataforma de CRM, você se certifica de que a operação comercial e atendimento ao cliente não ficará desconectada dos demais processos administrativos do negócio.

Este tipo de plataforma pode perfeitamente se integrar a soluções de gestão empresarial (CRM), entre outras. E isso é fundamental para que áreas como marketing, controladoria etc. consigam compartilhar e receber informações. Tudo isso pode facilitar a criação de uma cultura de relacionamento com o mercado, o que reverbera na forma com que os clientes percebem a marca, e tende a elevar os níveis de fidelização!

O que você e seu time de vendas têm feito para fidelizar clientes na sua empresa? Você gostou dessas dicas? Deixe seu comentário!


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.