vendas na pandemia

Como fazer o gerenciamento de vendas na crise?

Certamente, manter o gerenciamento de vendas em um nível excelente é muito importante para os gestores. Porém, durante a crise, esse ponto se torna ainda mais relevante para garantir o sucesso do negócio no momento mais importante.

Portanto, é necessário concentrar os esforços para manter o bom desempenho da equipe. Além disso, contar com um CRM completo também ajuda a garantir uma boa gestão, mesmo quando a equipe não pode trabalhar presencialmente.

Pensando nisso, desenvolvemos esse post com algumas dicas importantes sobre gerenciamento de vendas para evitar a queda das vendas na crise. Acompanhe!

Gerenciamento de vendas: mantendo o desempenho da equipe mesmo durante a crise

“Como manter o desempenho da equipe mesmo em um período de crise?”

Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores, afinal, é natural que os vendedores se sintam desmotivados nesses períodos, o que pode acarretar em perda de produtividade e resultados.

Segundo Leandro Ceccato, especialista em vendas consultivas e CEO da SMark:

“Precisamos nos preocupar em manter a máquina ligada e acelerada, o time de vendas precisa de uma rotina de atividades e metas para o dia a dia. Ou seja, não estabeleça apenas metas de vendas, mas também de atividades.”

Para isso, o gestor precisa contar com indicadores que deixem claro se existe um bom volume de negócios sendo trabalhado diariamente. Nesse caso, o CRM é uma ferramenta que pode acabar norteando as reuniões de vendas, por exemplo.

Por isso, é essencial reconhecer a importância do CRM para o gerenciamento de vendas. Através dele, é possível formalizar e registrar todas as conversas com os clientes e trocar ou atualizar informações sobre aquele cliente, facilitando a vida tanto dos gestores, quanto do time de vendas.

Porém, é importante lembrar que o CRM, sozinho, não faz milagre, apesar de ser uma grande ferramenta para estruturar o processo de vendas e aumentar a sua eficiência em vendas.

Sendo assim, tenha em mente que a parte mais importante acontece quando todas as informações que mostram a saúde da área comercial e de cada um dos vendedores são analisadas pelo gestor, facilitando muito as tomadas de decisão.

É nessa hora que o gestor consegue entender o que está dando certo, o que precisa de alteração e até mesmo em que ponto cada vendedor está acertando ou errando. Isso contribui para um processo de melhoria contínua junto ao time de vendas, principalmente em momentos de crise.

Vendas na pandemia e o trabalho remoto

Um medo em comum entre muitos gestores diz respeito ao trabalho remoto, afinal, ainda existe a ideia de que o vendedor precisa estar “aos olhos” do gestor o tempo inteiro para que ele possa garantir um bom trabalho.

Mesmo que o home office já seja uma realidade em diversas empresas, esse modelo de gestão ainda é muito praticado, mas isso não quer dizer que ele é o ideal.

Assim, a pandemia obrigou diversos gestores a se adaptarem a esse novo modelo, precisando procurar alternativas para facilitar o gerenciamento de vendas durante o trabalho remoto.

Nesse sentido, o CRM deverá ser o melhor aliado do gestor. Segundo Leandro Ceccato:

“Em termos de funcionalidades para gestão, o SMark CRM tem uma ferramenta onde é possível facilmente ver os negócios que não foram trabalhados pela equipe de vendas em um determinado período. Isso é muito importante, pois assim o gestor evita acumular negócio “na mão” de um vendedor que não está conseguindo atender essa demanda.”

Essa ferramenta garante a possibilidade de outro vendedor atender aquele cliente que estava parado, podendo resgatar um negócio ótimo para a empresa durante um momento de crise.

Além disso, visualizar quantas atividades foram feitas durante a semana é outra ferramenta importante para o gerenciamento de vendas no trabalho remoto. Nesse sentido, o SMark CRM também dispõe de uma funcionalidade completa que garante ao gestor um ótimo controle de atividades.

Outro ponto importante em termos de trabalho a distância é a distribuição de oportunidades entre os vendedores.

Segundo Leandro Ceccato:

“No SMark CRM, é possível transferir uma oportunidade que já foi trabalhada por um  pré-vendedor, por exemplo, com todas as informações registradas até ali, para um outro vendedor de maneira prática e rápida.”

Além disso, durante o trabalho, muitas vezes, o vendedor não tem acesso direto a outras pessoas da empresa, então poder contar com modelos de propostas que ficam disponíveis no CRM é fundamental.

Vendas na pandemia: CRM integrado com software de Assinatura Digital

Redigir contratos e colher as assinaturas das partes envolvidas sempre foi algo super burocrático. Agora, imagine como o processo de contratação é facilitado quando a ferramenta oferece a opção de uma assinatura digital de contratos.

O SMark CRM faz toda a gestão do processo de venda do serviço, inclusive a geração da proposta comercial e do contrato.

Quando chega a hora de assinar os documentos, com alguns poucos cliques e sem sair do SMark, o contrato digital é enviado para a plataforma da Docusign e encaminhado automaticamente a todas as partes para a coleta das assinaturas.

Assim, nem o vendedor e nem o cliente precisam se expor nesse momento de pandemia, além de ser um processo infinitamente menos burocrático e que facilita muito o gerenciamento de vendas na crise.

Afinal, por que SMark CRM é ideal para melhorar o seu processo comercial? 

Pronto para rodar uma estratégia vencedora de vendas, o SMark CRM é a ferramenta que faltava na sua empresa para que o gerente possa ter mais insights estratégicos.

Estes são alguns dos recurso do SMark CRM:

  • Gestão do funil de vendas por regional;
  • Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
  • Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
  • Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
  • Fluxos automatizados de Go-no-Go;
  • Lembretes diários de follow ups e visitas;
  • Integração das equipes de agendamento com os consultores;
  • Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.

Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa.


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.    

Posts Recomendados

spin selling
SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais
17 de abril de 2024
De tempos em tempos surgem novas estratégias comerciais. E a metodologia SPIN Selling é uma delas.  O objetivo principal de […]
processo de vendas
Processo de vendas: conheça 5 etapas fundamentais
10 de abril de 2024
Ao seguir as etapas definidas pelo processo de vendas, a equipe se engaja em atividades direcionadas para alcançar os objetivos […]
satisfação do cliente
Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.
4 de abril de 2024
Descubra como melhorar a satisfação do cliente usando um moderno software de CRM para melhorar a sua gestão de vendas […]