vendas b2b

Vendas B2B: como um CRM de vendas pode ajudar a escalar seus resultados!

Em busca de um sistema CRM para vendas B2B? Fique por dentro de tudo o que o Smark CRM pode fazer pela gestão de vendas B2B da sua empresa. 

No mundo das vendas B2B, onde as relações comerciais são complexas e altamente estratégicas, contar com ferramentas eficientes é essencial principalmente para impulsionar o crescimento dos resultados, não é mesmo? 🚀

Assim, contar com um sistema CRM de vendas desempenha um papel fundamental, oferecendo à equipe comercial uma plataforma centralizada para gerenciar leads, acompanhar oportunidades e aprimorar o relacionamento com a carteira de clientes.

Neste artigo, exploraremos como o uso inteligente do CRM de vendas pode contribuir surpreendentemente e significativamente na escala dos seus resultados.

Acompanhe! 👇

Saiba mais – Tendências em vendas para 2024: 5 tecnologias imperdíveis!

Vendas B2B: o que você precisa saber

No mercado, existem dois modelos de negócios principais: B2C (business to consumer, ou seja, empresas que vendem para pessoas) e B2B (business to business, empresas que vendem para empresas). 

E a diferença entre esses modelos de operação vai muito além do nome. Entre algumas das principais, podemos citar:

O ciclo de vendas é mais longo 

O tempo médio de compra para empresas é muito maior do que para pessoas físicas.  Isso porque uma decisão para empresa engloba a entidade como um todo, e passa por diversas análises. 

Isso significa diversas reuniões e aprovações até que uma compra seja aprovada.

A decisão de compra exige muitas pessoas

Como mencionamos anteriormente, quando você compra algo para si mesmo, normalmente é uma decisão puramente sua. Isso até pode envolver outras pessoas influentes, como esposa ou filhos, mas são poucos os casos.

Para empresas, realizar uma compra envolve um time, uma área, sócios ou até mesmo todos os colaboradores. 

Isso aumenta a complexibilidade da conversão para vendedores, já que exige o convencimento de diversas pessoas.

Não existem vendas por impulso

Você já comprou algo que usou uma vez e depois nunca mais? Isso é uma compra feita por impulso, e a maioria das pessoas físicas passa por essa situação. 

Mas no mundo corporativo, isso raramente acontece.  Imagine só quantas falências ocorreriam se isso fosse comum em empresas.

As compras são maiores

Um dos motivos pelos quais as compras não podem ser feitas por impulso é justamente por que compras feitas por empresas geralmente envolvem altos valores. 

Não que vendas para pessoas físicas não possam atingir um alto patamar, como por exemplo, a venda de carros. 

Mas as vendas B2B atingem uma margem muito além disso. 

Leia também – Fechamento de vendas mais ágil com o CRM da Smark: saiba como

5 desafios de vendas B2B e como o Smark CRM pode ajudar

Assim como nas vendas B2C, os profissionais envolvidos com vendas B2B enfrentam desafios particulares. A notícia boa é que com o apoio de um sistema CRM de vendas moderno e eficiente, é possível sanar essas dores.  

Entre elas, podemos citar: 

 

Gerar leads qualificados 

Identificar potenciais clientes com interesse real em seu produto ou serviço é essencial para aumentar as chances de conversão e maximizar os esforços de vendas. 

Isso envolve todavia encontrar leads e também garantir que eles sejam qualificados para a compra. 

Como o sistema CRM de vendas ajuda ➡️ Automatiza a prospecção, segmentação e qualificação de leads.

 

Construir relacionamentos duradouros

Estabelecer conexões sólidas e de confiança com os clientes ao longo do tempo é fundamental e vai além da simples transação comercial.

Como o sistema CRM de vendas ajuda ➡️ Antes de tudo, centraliza informações sobre clientes, facilita a comunicação e personaliza a experiência, permitindo que sua equipe acompanhe o histórico de interações e personalize o atendimento.

 

Continue a leitura sobre CRM para vendas B2B!

 

Aumentar a taxa de conversão

Transformar leads em clientes pagantes de forma eficiente é, inegavelmente, o objetivo final de qualquer estratégia de vendas, não é mesmo? 

Como o sistema CRM de vendas ajuda ➡️ Otimiza o acompanhamento de oportunidades, gerencia o pipeline de vendas e automatiza tarefas repetitivas, como o envio de e-mails de acompanhamento e a atualização de registros de clientes.

 

Melhorar a eficiência da equipe 

Maximizar a produtividade e o desempenho dos membros da equipe de vendas é crucial para alcançar metas e impulsionar o crescimento do negócio. 

Como o sistema CRM de vendas ajuda ➡️ Automatiza tarefas administrativas, fornece relatórios e dashboards para monitorar o desempenho individual e do time comercial, facilitando assim a colaboração entre os membros da equipe.

 

Obter informações relevantes

Ter acesso a dados precisos e sobretudo úteis para entender o comportamento do cliente, identificar tendências de mercado e avaliar o desempenho da equipe de vendas.

Como o sistema CRM de vendas ajuda ➡️ Fornece relatórios e análises detalhadas sobre leads, clientes, oportunidades e desempenho da equipe, permitindo que você avalie o impacto de suas estratégias de vendas, identifique áreas de melhoria e tome decisões informadas para impulsionar o crescimento do negócio.

Conheça o Smark CRM

A nossa plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Portanto, é a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.

Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.

Em conclusão, através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local. Tudo isso auxilia na otimização do funil de vendas e alcance de resultados ainda melhores em vendas, mês após mês!

Com o Smark CRM, fica mais fácil:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

 

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM

“O Smark CRM  tem auxiliado a SPSP em nosso processo de gestão de vendas, facilitando as decisões, proporcionando uma visão geral de nosso segmento e contribuindo para que cada vendedor tenha um histórico completo do relacionamento com o cliente”. 

Saulo Cirino, Gestor de Vendas e Marketing da SPSP ⭐⭐⭐⭐⭐

 

“Fiz acompanhamento diário com a equipe e a Smark fez vários treinamentos, tanto individuais quanto coletivos. Com 6 meses, vimos que a equipe já não tinha dúvidas e inserimos o Smark como ferramenta obrigatória”. 

Luiz Carlos Cardoso, Gestor Comercial da Unimed Poços de Caldas ⭐⭐⭐⭐⭐

Agora, é a sua vez!

A sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Então, venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Entre em contato e descubra como o CRM da Smark irá ajudar você a alavancar as suas vendas B2B!

 

Posts Recomendados

relacionamento com o cliente
Relacionamento com o cliente: como a personalização de interações através do CRM pode otimizá-lo!
7 de junho de 2024
Conheça 5 vantagens de personalizar as interações e como isso ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente.  Você sabia […]
gestão à vista
Gestão à vista: 3 benefícios da para potencializar as suas vendas
28 de maio de 2024
Precisando de um upgrade na performance da sua equipe comercial? Saiba como a gestão à vista pode ajudar. Não é […]
metas de vendas b2b
Metas de vendas B2B: 5 formas de usar o CRM para atingi-las.
17 de maio de 2024
Descubra o segredo para alavancar seus resultados e atingir metas de vendas B2B usando o Smark CRM Qualquer processo de […]