upsell e downsell

Upsell e Downsell: venda mais usando essas duas estratégias

Fique por dentro de Upsell e Downsell, duas estratégias de vendas essenciais para te ajudar a vender mais e mais a cada mês! 

“Como vender mais?” Todo gestor comercial está sempre em busca de novas respostas para essa pergunta, mas será que isso está sendo feito da forma mais eficiente?

A era em que trabalhar as vendas de uma empresa era uma ocupação mecânica e isolada. Hoje, sabemos que os profissionais de vendas são os principais responsáveis pelo lucro e sustentabilidade financeira de uma empresa. 

Mas, para fazer jus a este papel tão importante é preciso ter conhecimento e domínio sobre as mais diversas técnicas de vendas. Entre elas, podemos destacar o Upsell e Downsell

Hoje, vamos te explicar como aplicar essas táticas no seu ciclo de vendas a fim de otimizar a performance da sua equipe. 

Acompanhe! 👇

Entenda o que é upsell e downsell e como vender mais adotando estas táticas 

Se você já optou por uma versão mais acessível de um produto ou serviço que desejava comprar, ou por receber batatas fritas e refrigerante por um valor um pouco maior ao pedir um sanduíche em uma lanchonete, você já foi alvo destas estratégias na prática. 🍟 

Agora, vamos falar tudo sobre elas em detalhes. Começando pelo Upsell!

O que é upsell?

Upsell, em tradução livre do inglês, significa “venda adicional”. Essa é uma estratégia de venda com o propósito de convidar o cliente a adquirir um produto ou serviço de valor superior ao que ele já está considerando. Lembra do combo que acrescenta batatas fritas e refrigerante? 

Essa oferta é apresentada no momento em que o cliente está pronto para finalizar a compra e normalmente adiciona valor a sua experiência, aproveitando a predisposição do momento para incentivar a compra de algo a mais.

E o downsell, do que se trata?

Primeiramente, o downsell, em português, pode significar algo como “venda alternativa”. Essa é uma estratégia de vendas aplicada para oferecer ao cliente uma versão mais acessível do produto ou serviço que ele demonstrou interesse em momentos de resistência para a realização da compra. 

Essa oferta funciona com o intuito de gerar uma “segunda chance” para fechar a venda, evitando que a oportunidade de negócio seja perdida. 

 

Leia também – Ciclo de vida do cliente: o que é, estágios e como usar o CRM para otimizar seus resultados.

 

Como vender mais adotando o Upsell e Downsell:

Aplicando as técnicas de upsell e downsell, consegue perceber que você cria um funil de vendas mais eficiente, aumentando as chances de vender algo para cada lead captado, independentemente do seu orçamento ou nível de interesse inicial.

Por isso, dominar as técnicas de upsell e downsell é a chave para saber como vender mais. 🔑  

Mas como implementar essas estratégias de forma eficiente? É sobre isso que vamos falar agora.

 

🟠Ofereça produtos ou serviços relevantes

Você deve oferecer produtos ou serviços que agreguem valor real para o cliente e que estejam relacionados à compra original. 

Uma análise de dados pode te ajudar a entender o perfil dos seus clientes e suas necessidades, facilitando a criação de ofertas nesse sentido.

 

🔵Enfatize os benefícios da compra 

Ao apresentar a sua oferta de upsell ou downsell, lembre de dar destaque aos benefícios que o cliente terá ao fechar a compra. Dessa forma, você mostra, em detalhes, como ele vai aprimorar a experiência de compra e ter suas outras necessidades atendidas ou gerar economia a longo prazo.

 

🟠Utilize gatilhos mentais

Muito usados na área de vendas, os gatilhos mentais como a escassez, a urgência e a prova social podem ser poderosos aliados na hora de fechar a adesão a uma oferta de upsell ou downsell!  Você pode, por exemplo, oferecer um desconto disponível por tempo limitado para fechar a venda.

 

Continue a leitura sobre upsell e downsell.

 

🔵Personalize a oferta

Quando falamos em upsell e downsell, usar as informações que você tem sobre o cliente ao seu favor é indispensável! Assim, para elaborar uma oferta atraente, é necessário que esta seja personalizada e atenda as demandas do consumidor – aumentando as chances de sucesso.

 

🟠Acompanhe os resultados

Ao monitorar os resultados das suas ações de upsell e downsell, é possível identificar que tipos de ofertas funcionam e não funcionam. Isso te ajudará a entender, desse modo, o comportamento dos clientes e ajustar suas estratégias.

 

Saiba mais – SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais

3 motivos pelos quais o upsell e downsell te ajudam a vender mais:

 

💵 Aumento do ticket médio das vendas  Adicionar opções de upsell permite que você ofereça produtos ou serviços de maior valor, isto é, elevando o ticket médio das suas vendas e gerando mais receita a cada transação.
🤝Aquisição de novos clientes facilitada  O downsell funciona sobretudo como uma segunda chance para os possíveis clientes que estão em dúvida  sobre o investimento, oferecendo uma alternativa acessível e ajustada ao seu orçamento.
🔍Maior conhecimento dos perfis de cliente  Durante o processo de ofertas para upsell e downsell, você conseguirá informações sobre suas necessidades, preferências e comportamento de compra, permitindo que você otimize suas ofertas.

Como o Smark CRM, você pode:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

 

Ainda, com o software, é possível:

 

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

 

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM

“Gosto muito do sistema, mas em relação aos relatórios e dashboards poderia ser melhor. Ser mais visual, colorido e ter alguns filtros a mais. Os materiais de treinamento poderiam ser em forma de vídeo aula, pois é o que tem facilitado quando acionamos o Customer Experience. Inclusive gostaria de reforçar minha satisfação 100% em relação ao atendimento.”

Vania, Gerente Comercial, Brasil ⭐⭐⭐⭐⭐

 

“Tenho muita experiência em CRM, já atuei e comercializei diversos, na minha opinião Smark é um CRM completo e funcional que ajuda de forma simples a gestão e gerenciamento do seu time comercial.” 

Fabricio, Gerente Comercial, Brasil ⭐⭐⭐⭐⭐

Agora, é a sua vez!

A sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Fale com a gente e comece a otimizar a sua estratégia de vendas ainda hoje com o Smark CRM. 

 

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