relacionamento com o cliente

Relacionamento com o cliente: como a personalização de interações através do CRM pode otimizá-lo!

Conheça 5 vantagens de personalizar as interações e como isso ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente

Você sabia que empresas que se dedicam à personalização geram 40% mais receita que as que não fazem isso? Pois é. 🤯 

Ademais, a personalização já é mais que obrigatória para as empresas que desejam otimizar o relacionamento com o cliente e ter sucesso ao longo dos anos.

Para você ter uma ideia da importância da personalização para o relacionamento com o cliente, uma pesquisa feita pela McKinsey revelou o seguinte:

  • 71% dos clientes esperam que as organizações interajam com eles de maneira personalizada;
  • 76% deles se frustram quando não há personalização;
  • 78% estão mais inclinados a realizar novas compras em empresas que usam técnicas de atendimento personalizado;

Viu só? A personalização é uma demanda que só cresce quando se trata de relacionamento com o cliente. Além disso, com tudo isso em vista, convidamos você a ler este artigo e se aprofundar nesse tema! Preparado? ⬇️

Relacionamento com o cliente: por que é importante?

O relacionamento com o cliente é crucial para qualquer empresa que almeja se destacar em um mercado cada vez mais digitalizado e competitivo, certo? 

E ao oferecer uma experiência personalizada e de qualidade, as empresas não apenas satisfazem as necessidades de seus clientes, mas também criam laços duradouros que os mantêm fiéis à marca. 

Essa fidelidade impede que os clientes migrem para a concorrência, e também os incentiva a comprar novamente mais vezes, impulsionando a sustentabilidade financeira do negócio.

Além disso, um bom relacionamento com o cliente garante sua satisfação contínua e resiliência da reputação da marca em momentos difíceis.  

Logo, investir no aprimoramento constante do relacionamento com o cliente é mais que uma estratégia inteligente, é uma necessidade para o sucesso e a sustentabilidade do negócio.

 

Leia também – Ciclo de vida do cliente: o que é, estágios e como usar o CRM para otimizar seus resultados.

 

5 vantagens da personalização de interações para o relacionamento com o cliente

A esse ponto, você já sabe que oferecer um atendimento personalizado pode ser extremamente vantajoso para a sua empresa, não é mesmo? Desse modo, essa abordagem aumenta a percepção de valor que o cliente tem e faz com que ele se sinta mais valorizado.

Essas são apenas algumas vantagens da personalização de interações para o relacionamento com o cliente. Entre outras, podemos citar: 

 

Diferencial competitivo

Primeiramente, empresas que oferecem o atendimento personalizado se diferenciam de seus concorrentes. Isso as torna mais competitivas, ocupando uma posição de destaque na mente de potenciais clientes.

 

Maior chance de conversão

Ao tratar os leads e clientes como os seres únicos e especiais que realmente são, considerando suas necessidades e sobretudo expectativas específicas, o relacionamento com o cliente se desenvolve mais rápido e aumenta as chances de conversão.

 

Continue a leitura!

 

Aumento na geração de receita

Com o aumento das chances de conversão, cresce também a geração de receita. Além disso, quando o relacionamento com o cliente está em primeiro lugar e é desenvolvido um vínculo genuíno, o cliente fica mais inclinado a gastar um pouco mais com a sua empresa do que com um possível concorrente. 

 

Maior chance de fidelização

Pessoas gostam de se relacionar, não só de comprar! Sendo assim, as empresas que sabem exatamente suas preferências e se esforçam para criar um verdadeiro relacionamento com o cliente percebem que eles optam por serem fiéis à marca – além de indicar seus produtos ou serviços.

 

Fortalecimento da imagem da empresa

Muito além de lucro, a excelência no relacionamento com o cliente alcançada pelo atendimento personalizado é um ingrediente fundamental, principalmente para elevar a percepção de valor e confiabilidade da empresa. 

 

Nesse sentido, isso conta a favor da credibilidade da marca, que consegue se posicionar como sendo capaz de cumprir com o que promete. 

 

Saiba mais – Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.

 

Como o Smark CRM, você pode:

 

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

 

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

 

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM

“O CRM da Smark nos auxiliou a atingir nossas metas, com a abertura contínua de novas oportunidades. Tem sido nosso livro diário para o registro e o cumprimento das ações necessárias”.  Gestor de Vendas e Marketing da SPSP Saulo Cirino⭐⭐⭐⭐⭐

“Até agora, toda a essência das tratativas comerciais ficava exclusivamente com o consultor. Ou seja, os gestores não conseguiam acompanhar as negociações, tampouco medir a eficácia da apresentação de cada profissional”. Juliana Dias, gestora de marketing do Grupo Adservi.⭐⭐⭐⭐⭐

Agora, é a sua vez!

A sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Adote o CRM da Smark na sua empresa e comece a transformar sua gestão comercial hoje mesmo!

Posts Recomendados

relatórios e dashboards
Relatórios e Dashboards no CRM: entenda a importância de ter analytics personalizados.
12 de julho de 2024
Saiba tudo sobre a importância de analytics personalizados em relatórios e dashboards de um CRM para monitorar KPIs e tomar […]
conversão de vendas
Conversão de vendas: como impulsioná-la com geração de leads usando o CRM.
4 de julho de 2024
Aprenda a otimizar a geração de leads e aumentar a sua conversão de vendas em 5 dicas usando o CRM […]
segurança de dados
Segurança de dados em sistemas de CRM: 5 boas práticas para proteger informações de clientes.
25 de junho de 2024
A segurança de dados em sistemas de CRM está se tornando cada vez mais importante. Confira neste artigo algumas dicas […]