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Markup: conheça o conceito e 5 dicas para aplicá-lo e otimizar o seu lucro em vendas

Conheça o markup, conceito importante para calcular preços, controlar custos e aumentar lucros em vendas. Saiba também como o CRM da Smark pode ser o seu aliado neste percurso!

Você já ouviu falar sobre “Markup”e ficou se perguntando como esse conceito pode impactar significativamente os seus negócios? Pois bem, num mercado cada vez mais competitivo, entender e aplicar o Markup de maneira eficaz é essencial.

Ao tratar esse tema da maneira certa, fica mais fácil calcular preços, controlar custos e, finalmente, impulsionar os lucros nas suas operações de vendas. 

Mas encaixar todas essas peças exige um processo, conhecimento e as ferramentas certas para otimizar a sua estratégia comercial e transformar a forma como você gerencia o setor comercial e encanta seus clientes.

Neste artigo, trouxemos um apanhado de tudo o que você precisa saber sobre Markup e, ainda mais, como um software de CRM pode ser o seu parceiro ideal nessa jornada.

Preparado? 

Acompanhe!

Leia também –  Planejamento estratégico comercial: O que é e 7 dicas imperdíveis de como montar um!

O que é Markup e por que é tão importante?

O markup é uma estratégia fundamental para calcular o preço de venda de um produto. Basicamente, ele representa a diferença percentual entre o custo de produção do produto e seu preço de venda.

Isso garante que as empresas tenham uma margem de lucro saudável, mas não se trata apenas de escolher um número aleatório. 

Primeiramente, ao determinar o markup, é essencial levar em consideração diversos fatores, como a demanda do mercado, o custo de produção e as despesas operacionais da empresa.

Em uma abordagem profissional de definição do markup, são feitas análises minuciosas dos custos de produção, preços praticados pelos concorrentes, as metas de lucro da empresa, entre outros. 

Ao compreender o markup de seus produtos, é possível criar preços que sejam não apenas lucrativos, mas também viáveis a longo prazo.

Saiba mais – Técnicas de vendas: quais as melhores estratégias?

Confira 5 dicas para aplicar o Markup no seu negócio 

Agora que você já sabe, principalmente, que para aplicar o markup de forma eficaz é preciso de uma compreensão profunda de vários elementos, desde os custos de produção até a dinâmica do mercado, apresentaremos cinco dicas essenciais para aplicar o markup em seu negócio. 

São elas:

Tenha ampla visão dos custos de produção

Isso inclui materiais, mão de obra, despesas gerais e outros fatores que afetam o custo de operação e produção do negócio. 

Analise o mercado e a concorrência

Confira a faixa de preços em que seus produtos ou serviços podem ser posicionados, avalie o que os concorrentes estão cobrando, oferecendo e como seu produto se diferencia no mercado. 

Defina metas de lucro adequadas

Considere a margem de lucro desejada e como ela se alinha com suas metas financeiras, tendo em mente que o markup deve não apenas cobrir seus custos, mas proporcionar lucro suficiente para sustentar e fazer crescer seu negócio.

Utilize um CRM para acompanhar e personalizar preços

Um sistema de CRM moderno pode ser seu aliado na gestão de preços. Ao rastrear o histórico de interações com os clientes, é possível entender padrões e ajustar os preços de acordo com seu comportamento de compra. 

Seja flexível e acompanhe o mercado

À medida que o mercado e as condições de negócios mudam, ajuste seu markup e preços de acordo com o momento atual do mercado. 

Estas dicas ajudarão você a aplicar o markup de maneira eficaz em seu negócio, equilibrando preços competitivos, margens de lucro saudáveis e o uso estratégico do CRM para otimizar suas operações comerciais.

E, falando nesse assunto…

Aprenda a precificar usando o CRM ao seu favor 

Com o propósito de definir preços e aplicar um markup eficiente, um sistema de CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta poderosa para te auxiliar no caminho. 

Use o CRM para coletar e analisar dados relevantes sobre o comportamento de compra de seus clientes;  incluindo informações como histórico de compras, preferências e até mesmo a sensibilidade ao preço. 

Além disso, o CRM permite rastrear suas margens de lucro de maneira eficaz; com isso, você pode monitorar o desempenho de produtos individuais e categorias, identificar quais estão gerando as margens mais saudáveis e quais precisam de ajustes. 

Com esses insights, você pode definir um markup competitivo que leve em consideração informações reais sobre o seu negócio.

E assim, ao combinar a análise de dados, ajustes dinâmicos e decisões baseadas em informações concretas, você estará melhor preparado para enfrentar os desafios do mercado e maximizar seus resultados financeiros.

Com o Smark CRM, fica mais fácil:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM

“O Smark CRM  tem auxiliado a SPSP em nosso processo de gestão de vendas, facilitando as decisões, proporcionando uma visão geral de nosso segmento e contribuindo para que cada vendedor tenha um histórico completo do relacionamento com o cliente”. 

Saulo Cirino, Gestor de Vendas e Marketing da SPSP ⭐⭐⭐⭐⭐

“Fiz acompanhamento diário com a equipe e a Smark fez vários treinamentos, tanto individuais quanto coletivos. Com 6 meses, vimos que a equipe já não tinha dúvidas e inserimos o Smark como ferramenta obrigatória”. 

Luiz Carlos Cardoso, Gestor Comercial da Unimed Poços de Caldas ⭐⭐⭐⭐⭐

Agora, é a sua vez!

A sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Experimente na prática e de forma gratuita!

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