Planejamento estratégico comercial

Planejamento estratégico comercial: O que é e 7 dicas imperdíveis de como montar um!

Entenda de maneira definitiva o que é um planejamento estratégico comercial e saiba também o papel fundamental de um CRM neste processo. 

Você com certeza já ouviu falar sobre o planejamento estratégico comercial, mas… Sabe realmente o que isso significa e como implementar um em seu negócio de forma eficaz, então? 

Ter um planejamento estratégico comercial é como ter um mapa que guia sua equipe de vendas em direção aos objetivos de negócios com clareza e eficiência. Afinal, ele desempenha um papel crucial na ampliação dos resultados e na obtenção de vantagens competitivas no mercado.

Vamos começar explicando, sobretudo, o que é exatamente o planejamento estratégico comercial e por que ele é tão importante para o crescimento do seu negócio. 

Em seguida, te mostraremos o passo a passo para montar um plano estratégico eficaz. Além disso, discutiremos o papel fundamental que um CRM (Customer Relationship Management) desempenha nesse processo e sete  dicas imperdíveis para o sucesso no planejamento estratégico comercial!

Confira!

Leia também as Tendências em gestão de vendas para 2023! 

O que é Planejamento Estratégico Comercial?

Em resumo, planejamento estratégico comercial é uma abordagem que as empresas adotam para definir metas e objetivos claros para sua equipe de vendas. Essa abordagem é projetada primordialmente para guiar as operações de vendas, identificar oportunidades de crescimento e superar constantes desafios comerciais.

Agora que você certamente entende melhor o que é o planejamento estratégico comercial, podemos destacar por que ele é essencial para o sucesso de uma empresa. 

Aqui estão alguns dos seus principais benefícios:

Direcionamento: ter um plano estratégico ajuda a equipe a  uma visualização clara dos objetivos e metas do setor comercial, garantindo que todos estejam na mesma página.

Tomada de decisões informadas: com uma estratégia bem definida e executada, as decisões comerciais podem ser baseadas em dados e análises, em vez de simples suposições.

Aumento da eficiência operacional: o planejamento estratégico comercial pode ser um aliado para identificar oportunidades de otimizar processos de vendas, economizando tempo e recursos.

Acompanhamento e otimização de processos: implementando essa estratégia com o monitoramento contínuo do desempenho das vendas, é possível perceber pontos de ajustes quando necessário.

Vantagem competitiva: ao desenvolver uma estratégia sólida, a sua empresa tem maior capacidade de se destacar em relação à concorrência.

Saiba mais  7 Hacks de vendas para impulsionar seu desempenho como vendedor

Como estruturar um Planejamento Estratégico Comercial? 

Seja montar um plano estratégico comercial do zero ou otimizar um plano já existente, saiba, primeiramente, que esse é um processo que exige muito cuidado e consideração. 

Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a criar um plano eficaz. São elas: 

Análise do momento atual: uma boa opção é a tradicional análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), usada para avaliar os pontos fortes e fracos internos e as oportunidades e ameaças externas que podem afetar o seu planejamento estratégico comercial.

Defina objetivos claros: comece identificando os objetivos específicos que você deseja alcançar para a área comercial. Lembre que eles devem ser mensuráveis.

Segmentação de mercado: invista tempo em identificar seu público-alvo e segmentar as iniciativas do planejamento estratégico comercial com base em características demográficas, comportamentais e outras dos clientes em potencial.

Inclua estratégias e táticas validadas: adotar estratégias e táticas que já trouxeram resultados para outros negócios vai te ajudar a atingir seus objetivos, isso pode incluir estratégias de marketing, precificação e muito mais.

Estruture um orçamento: avalie e decida a quantidade de recursos financeiros e humanos necessários para implementar o seu planejamento estratégico comercial. 

Siga um cronograma: além de criar um cronograma detalhado que estabeleça prazos para a implementação de cada fase do seu plano estratégico comercial, é importante garantir a realização de todas as etapas com qualidade.

Tenha atenção ao acompanhamento: estabeleça métricas de desempenho para cada objetivo e lembre de decidir também a frequência destas avaliações de performance. 

 

Leandro Ceccato“O Smark traz uma série de indicadores para você entender o caminho que a operação comercial está tomando, indicando se a equipe está seguindo a estratégia e se precisam ser feitas correções na estratégia. Se não houver o acompanhamento do andamento da estratégia, pode-se não chegar a nenhum lugar”, explica o CEO da Smark Leandro Ceccato.

Como o CRM pode ajudar?

Um fator decisivo para o sucesso do planejamento estratégico comercial de qualquer empresa é a utilização de um moderno software de CRM (Customer Relationship Management). 

A nossa plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Portanto, é a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.

Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.

Em conclusão, através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local. Tudo isso auxilia o planejamento estratégico comercial a alcançar resultados ainda melhores em vendas, mês após mês!

Com o Smark CRM, fica mais fácil:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM

“O Smark CRM  tem auxiliado a SPSP em nosso processo de gestão de vendas, facilitando as decisões, proporcionando uma visão geral de nosso segmento e contribuindo para que cada vendedor tenha um histórico completo do relacionamento com o cliente”. 

Saulo Cirino, Gestor de Vendas e Marketing da SPSP ⭐⭐⭐⭐⭐

 

“Fiz acompanhamento diário com a equipe e a Smark fez vários treinamentos, tanto individuais quanto coletivos. Com 6 meses, vimos que a equipe já não tinha dúvidas e inserimos o Smark como ferramenta obrigatória”. 

Luiz Carlos Cardoso, Gestor Comercial da Unimed Poços de Caldas ⭐⭐⭐⭐⭐

Agora, é a sua vez!

A sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Experimente na prática e de forma gratuita!

Posts Recomendados

relatórios e dashboards
Relatórios e Dashboards no CRM: entenda a importância de ter analytics personalizados.
12 de julho de 2024
Saiba tudo sobre a importância de analytics personalizados em relatórios e dashboards de um CRM para monitorar KPIs e tomar […]
conversão de vendas
Conversão de vendas: como impulsioná-la com geração de leads usando o CRM.
4 de julho de 2024
Aprenda a otimizar a geração de leads e aumentar a sua conversão de vendas em 5 dicas usando o CRM […]
segurança de dados
Segurança de dados em sistemas de CRM: 5 boas práticas para proteger informações de clientes.
25 de junho de 2024
A segurança de dados em sistemas de CRM está se tornando cada vez mais importante. Confira neste artigo algumas dicas […]