Um dos grandes dilemas de quem quer inserir um software de CRM em sua estratégia comercial é a integração com outros sistemas já em operação na empresa. É fundamental, por exemplo, que a plataforma “converse” com o ERP, pois em uma gestão inteligente os dados devem ser atualizados automaticamente em todas as aplicações.

Neste artigo vamos conversar sobre isso. Você vai entender a importância de integrar o CRM ao ERP e as vantagens que sua empresa pode obter com isso. Acompanhe!

As vantagens de integrar o CRM ao ERP

Ao conseguir a integração entre o CRM e o ERP, a empresa ganha eficiência no processo de vendas. Também potencializa as ações gerenciais e os controles de dados, o que se transforma em eficiência no negócio como um todo.

Os cadastros de clientes e produtos ficam sincronizados, e os vendedores emitem propostas comerciais diretamente do CRM. Em seguida, eles fecham as vendas e enviam os pré-pedidos diretamente ao ERP, sempre condicionado às validações das regras de negócio já parametrizadas.

Olhando só para este exemplo citado acima já podemos ver alguns benefícios, tais como: agilidade no processo, confiabilidade das informações, certeza de que as regras de negócio serão cumpridas pelos vendedores etc.

Ao invés de ter que fazer registros em dois sistemas diferentes, as informações são atualizadas de forma sincronizada. Assim, toda a operação de vendas se torna mais rápida e eficiente e a geração de relatórios a partir do ERP também facilita para que os gestores tomem decisões mais inteligentes em tempo hábil.

A integração entre CRM e ERP deve ser personalizada

Um ponto muito importante a ser considerado para garantir uma integração completa e confiável é a personalização técnica. Ou seja, é importante saber se o fornecedor do software de CRM promove a integração de acordo com as especificidades técnicas e de negócio da sua empresa. Isso só é possível por um trabalho de customização da ferramenta, nem sempre é viável de forma automática.

Esse processo envolve análises da solução de ERP, possibilidade de alterações e adaptações no código do sistema entre outros detalhes técnicos. Portanto, certifique-se de que o software de CRM que você está avaliando contempla esse serviço.

Sua empresa está pronta para integrar o CRM ao ERP?

O SMark CRM é uma solução que pode ser integrada a soluções de ERP, além de websites e e-mails, pois possui APIs específicas para tal. Além disso, nossos analistas e desenvolvedores fazem uma análise detalhada das complexidades técnicas para realizar um trabalho personalizado, ou seja, de acordo com as necessidades da sua operação comercial e também com os requisitos técnicos.

É o que realizamos para inúmeras empresas, dentre elas a DIMEP, empresa líder no Brasil em sistemas de ponto eletrônico. “Toda a sincronização é rápida e objetiva e funciona perfeitamente. Tudo aquilo que eu cadastro no SMark sincroniza na hora e manda pro Protheus, e tudo que eu faço no Protheus, na hora sincroniza e manda pro Smark. Ou seja, não existe perda de tempo, você faz uma vez só”, detalha Rafael Tavano, gerente de negócios da DIMEP.

Você quer entender melhor essa proposta? Converse agora mesmo com um de nossos analistas e veja como podemos integrar CRM e ERP para gerar vantagens competitivas ao seu negócio!

Por |2020-01-18T20:42:44-03:00junho 19th, 2017|Categories: Blog, CRM|Tags: , , , , |Comentários desativados em Integrar o CRM ao ERP: entenda porque isso é importante

Share This Story, Choose Your Platform!