Como vender online: 4 dicas para empresários que querem começar

Início/Blog, Gestão de Vendas/Como vender online: 4 dicas para empresários que querem começar

Usando a internet como um canal de vendas

Como vender online é uma pergunta que muitos empresários e gestores comerciais têm feito nos últimos tempos. Isso tanto no mercado B2B quanto B2C. Afinal, a internet vem se mostrando um excelente canal de vendas, mas é preciso entender os mecanismos e técnicas aplicados a ela para a obtenção de sucesso.

Neste artigo, resolvemos trazer algumas dicas para você alcançar bons resultados. O que você vai ver a seguir é uma série de dicas para iniciar os trabalhos de vendas na web da maneira certa.

Acompanhe!

1. Como vender online: trabalhe o posicionamento digital da sua marca

Antes de tudo, é preciso ter uma forte presença digital. Não tem como vender online sem isso. A marca que quer vender online deve ser facilmente encontrada nos mecanismos de busca do mercado digital, e isso requer a utilização de diversas técnicas.

O site institucional e o blog, assim como perfis em redes sociais, têm que ser pensados para elevar a reputação da marca.

É importante utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Ou seja, deve-se utilizar palavras-chave, fazer investimentos em anúncios online e outras táticas que façam com que os mecanismos de buscas (Google, Yahoo!, Bing etc.) apresentem a marca sempre que um potencial cliente fizer uma pesquisa relacionada ao universo de negócio da empresa.

2. Entregue conteúdo de qualidade para se diferenciar da concorrência

Também é fundamental saber, que os consumidores na web têm um comportamento muito diferente do que têm em negociações presenciais. Eles não querem ser assediados com anúncios e abordagens muito agressivos. Pelo contrário, a ação da compra está nas mãos do cliente (nos cliques). Por isso, é aconselhável produzir conteúdo de qualidade.

Uma boa escolha é investir em Marketing de Conteúdo que, em poucas palavras, consiste em entregar conteúdos (textos, áudios, vídeos etc.) sobre questões que envolvem o universo dos negócios online. Dessa forma, a marca é encontrada pelos potenciais clientes e consegue se relacionar com eles de maneira produtiva e eficaz cada vez mais.

Neste conteúdo, é preciso sanar dúvidas, oferecer soluções para problemas reais dos consumidores, dar dicas etc. Tudo, é claro, relacionado com o core business da empresa.   

vendas online

3. Decida se é interessante montar uma loja virtual

Quem pesquisa sobre como vender online normalmente tem a ideia de que deve montar um e-commerce. Nem sempre isso é necessário. Uma loja virtual funciona para quem quer que todas as etapas da venda aconteçam no ambiente digital. Com ela, o cliente escolhe o produto ou serviço, faz o pagamento e recebe onde desejar.

Por outro lado, há negócios em que a venda total não necessariamente acontece onlineÉ o caso de muitos serviços B2B. Neste tipo de negócio, o lead (potencial cliente) percorre toda a jornada de compra (da descoberta da marca à decisão de compra) online e, em seguida, recebe o contato de um vendedor, normalmente por telefone.

É importante saber em qual dos dois modelos sua marca quer atuar. Afinal, as técnicas e as ações se diferenciam bastante.

4. Faça gestão das vendas online com um bom CRM integrado a uma solução de automação de marketing

A gestão das vendas também é decisiva para empresas que vendem online. Ela deve estar calcada em uma estratégia; ter objetivos, metas e indicadores de desempenho bem definidos. Para isso, é aconselhável utilizar um bom software de CRM integrado a uma solução de automação de marketing.

Na prática, o software de automação de marketing é usado para parametrizar ações automáticas de atração, qualificação e relacionamento com os leads. Essa ferramenta entrega ao CRM os leads qualificados para que o gestor comercial e os vendedores envolvidos na operação consigam separar o joio do trigo, acompanhar oportunidades e acelerar o fechamento dos negócios.

Quando se usa o CRM integrado a uma ferramenta de marketing digital, é possível otimizar e acelerar a prospecção e as vendas. E o bom é que tudo é feito com o mínimo de contato humano.

 

Que tal, o que você achou das nossas dicas de como vender online? Deixe seu comentário!  


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.
Por |2020-01-18T20:42:43-03:00outubro 9th, 2017|Categories: Blog, Gestão de Vendas|Tags: , , , , , |Comentários desativados em Como vender online: 4 dicas para empresários que querem começar