Num cenário em que a eficiência comercial e a agressividade da concorrência não param de crescer, muitos líderes comerciais estão quebrando a cabeça para aumentar o ticket médio de seus clientes.
No entanto, a história já nos mostrou que as dificuldades são sempre sinônimos de oportunidade.
Se fazer com que seus clientes façam pedidos com valores a cima da média que costumam comprar, chegou ao artigo certo.
Aqui vamos refletir sobre algumas táticas para que isso aconteça, apesar das adversidades macroeconômicas.
Continue lendo para entender!
1. Treine seus vendedores para oferecerem produtos complementares
A carteira de clientes costuma ser vista pelos profissionais de vendas com um certo conforto.
Na ânsia de conquistar novos consumidores, é natural que aqueles que já são fiéis sejam deixados um pouco de lado pela força de vendas – eles sempre voltam e sempre compram.
Mas se a tática é fazer pedidos com maior margens de lucros maiores.
É muito importante trabalhar com ênfase na venda de produtos que complementam o que já vem sendo adquirido.
Chamar a equipe comercial para conversar a respeito disso e até fazer um treinamento formal costuma dar bons resultados.
2. Conte com a tecnologia para registrar e mensurar o ticket médio de seus clientes
Para trabalhar o ticket médio de uma forma mais estratégica, é importante que os vendedores tenham um histórico das compras de cada cliente.
Uma boa ferramenta de CRM pode ajudar nisso, pois, dentre outras funcionalidades, é possível registrar nessa solução tecnológica todos os detalhes dos pedidos e do relacionamento com o mercado.
— Leia também: Como um software de CRM pode melhorar a produtividade dos vendedores?
2. Coloque o aumento do ticket médio entre os indicadores de desempenho do time de vendas
É muito claro que os vendedores tendem a se esforçar mais para cumprir metas que estão documentadas e que serão cobradas.
Logo, inserir o crescimento do ticket médio entre os indicadores de desempenho individual e coletivo pode ser muito útil.
O ideal é mensurar o ticket médio de cada conjunto de clientes atendido por cada vendedor e estabelecer prazos para que ele seja aumentado.
Recompensar o alcance dessa meta também pode surtir bons efeitos.
— Leia também: Mantenha seu time inspirado e batendo metas.
3. Lance ofertas com descontos progressivos conforme o volume de compras
Já para que os clientes se sintam motivados a adquirir um volume maior de itens ou contratar mais serviços, é interessante criar um esquema de descontos progressivos.
Calcule a margem de lucro que sua empresa obterá em cada item e veja o percentual de descontos que poderá dar conforme o valor dos pedidos.
Ofertar melhores condições de pagamentos e até frete grátis também costuma funcionar.
Em seguida, crie uma maneira de comunicar isso aos consumidores, seja por meio dos vendedores, seja em comunicados via e-mail e até outras formas de propaganda.
4. Dê brindes para os clientes que atingirem um determinado volume de compras
É impressionante como entra ano sai ano e os consumidores continuam amando receber brindes.
Que tal usar isso ao seu favor na estratégia de aumentar o ticket médio?
Essa tática pode dar um pouco mais de trabalho, afinal, é preciso pensar em brindes realmente bons para cada perfil de clientes.
Mas, pode valer muito a pena.
Tenha cuidado para não “mal acostumar” seus clientes, trabalhe com a chamada “lei da escassez”;
Demonstre claramente que se trata de uma ação especial, pois assim você criará um senso de urgência e facilitará a decisão de aumento no volume dos pedidos.
Que tal, o que você tem feito para aumentar o ticket médio dos seus clientes?
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