Recentemente conversamos com o palestrante especialista em treinamentos de atendimento, motivação, vendas e liderança André Silva sobre a importância do setor de vendas. Visto que o papo foi proveitoso e repleto de informações que podem ajudar a incrementar os negócios, resolvemos dar continuidade. Desta vez, o assunto é sobre como manter seu time inspirado e batendo metas. Por isso, na entrevista abaixo, André Silva explica como manter o time no pique certo, como fazê-lo converter cada vez mais clientes e de que maneira superar as metas.

>>> Dicas: Monte uma equipe de vendas matadora

>>> Supere a crise com um Processo de Venda adequado ao seu negócio

>>> Conquiste Leads qualificados com dicas de especialistas

Tenha um time inspirado e batendo metas

Equipe motivada é equipe eficiente ou não necessariamente?

André Silva – Não necessariamente. A equipe pode estar motivada, mas não ter conhecimento de produto, mercado, do cliente, das técnicas e etc. Desse modo, é fundamental que a motivação caminhe com a competência, o cliente sempre vai fazer três perguntas antes de comprar do vendedor: 1) Ele é confiável? 2) Ele é competente? 3) Ele pode me ajudar? Por isso que só motivação não é só suficiente. É preciso aliar com todos esses conhecimentos.

Mas como manter sua equipe bem-disposta e trabalhando com vontade?

André SilvaMotivando diariamente, reconhecendo individualmente e coletivamente, treinando produto e técnicas, e sendo exemplo em suas atitudes para inspirar as pessoas.

Existem situações em que é mais complicado manter a motivação do grupo? Quais e por quê?

André Silva – Quando não temos um time inspirado e batendo metas é um momento difícil, pois acaba se desmobilizando. Afinal, todos querem atingir seus objetivos e, quando isso não ocorre, surge um frustração natural pelas metas não estarem sendo alcançadas. As pessoas ainda associam isso com o salário no final do mês. Por isso é importante que esses objetivos sejam fracionadas por dia, isso torna menos pesado e a pressão acaba sendo menor.

Considera que motivação é contagiante? Por quê?

André Silva – Com certeza, um vendedor motivado contamina um ambiente, ele leva energia positiva e acaba contagiando o cliente. É preciso saber equilibrar a motivação conforme o perfil do consumidor. Pois, muitas vezes ele pode estar triste ou reflexivo e o vendedor não pode chegar estourando de motivação. É fundamental sentir o clima e se adaptar conforme cada circunstância.

Cinco dicas

Poderia dar cinco dicas de como manter o time de vendas sempre cheio de pique para trabalhar e explicar brevemente a razão de cada uma delas, por gentileza?
André Silva

1) Dê feedback constante:

as pessoas gostam de saber como estão e daquilo que elas precisam melhorar. Ninguém melhor que o líder para assumir esse compromisso;

2) Elogie:

toda a ação que for bem executada pelo membro da equipe deve ser elogiada, pois as pessoas adoram ser reconhecidas. É isso alimenta o ego e fortalece a autoestima;

3) Treinamento:

um treinamento personalizado e direcionado para as necessidades da equipe vai oxigenar toda a força de vendas e revitalizar energias para atingir os objetivos;

4) Acompanhamento de campo:

nada motiva mais um equipe quando um líder está junto em todos os processos e ajudando ao seu time a construir as vitórias diárias. Portanto, levante da cadeira e ajude a sua equipe a atingirem os objetivos!;

5) Clima de trabalho:

as pessoas adoram trabalhar em ambientes energizados. Portanto, crie uma clima de trabalho agradável e cheio de energia positiva para que os resultados possam fluir de uma forma prazerosa e natural.