análise preditiva

Análise preditiva: saiba como usar o CRM para realizá-la e prever comportamentos de compra!

Fique por dentro da análise preditiva, uma tendência e tanto para prever os comportamentos de compra e otimizar os resultados dos seus times de vendas. 

A análise preditiva nos entrega algumas estimativas para a tomada de decisão mais informada em gestão de vendas e pós vendas. 

Além disso, possibilita também a criação de estratégias que tenham maiores possibilidades de sucesso para alavancar as conversões em vendas mês a mês. 

Assim, a análise preditiva coloca qualquer uma empresa um passo à frente da concorrência, antecipando momentos do mercado e identificando novas oportunidades de crescimento. 🚀

Quer conhecer a análise preditiva a fundo e saber como usar o CRM para realizá-la? Acompanhe! 

O que é análise preditiva?

Primeiramente, a análise preditiva dá a uma organização a capacidade de prever necessidades e preferências futuras de seus clientes e do seu público-alvo de forma geral. 

Esse processo começa pela coleta de dados comportamentais dos leads e clientes em potencial a partir de diferentes fontes. Como: CRM, redes sociais (comentários), plataformas de avaliação de empresas, etc.

Esses dados são então colhidos, classificados e interpretados, muitas vezes de forma automática, por algoritmos de análise preditiva.

Assim, é possível realizar diferentes conjuntos de previsões e, com base nelas, aplicar melhorias ou inovações em seus processos como um todo… E principalmente em vendas!

Saiba mais – Tendências em vendas para 2024: 5 tecnologias imperdíveis!

Como funciona a análise preditiva?

Agora que você já sabe que a análise preditiva não se trata de simplesmente prever o futuro, vamos ir mais a fundo –  Na verdade, ela é uma técnica em que dados são analisados usando algoritmos e machine learning (aprendizado de máquina).

Desse modo, é possível fazer projeções antecipando certas tendências de comportamento entre os clientes cadastrados e leads.

Com os resultados obtidos através da análise preditiva é possível compreender melhor o potencial de fechamento da carteira de cada vendedor e o potencial de cada cliente, otimizando os resultados de vendas. O que faz as vendas decolarem e ainda melhora a percepção de compra do cliente! 🔥

Vantagens da análise preditiva em vendas

  • definir metas mais realistas;
  • estabelecer orçamentos mais precisos;
  • compreender o comportamento do cliente;
  • melhorar a experiência do cliente;
  • criar estratégias de vendas mais eficientes;
  • otimizar recursos;
  • prever taxas de churn;
  • melhorar a segmentação de leads;
  • identificar oportunidades de up selling e cross-selling.

 

Leia também – Fechamento de vendas mais ágil com o CRM da Smark: saiba como

 

Como fazer análise preditiva em vendas com um CRM?

Para realizar a análise preditiva, você não precisa de soluções tecnológicas hiper avançadas! Um CRM já é um grande aliado nesse sentido. 

Se a sua empresa já usa um CRM, você pode fazer isso de maneira simples e assertiva. 

Saiba como 👇

 

🟠 Integre seu CRM com suas fontes de dados

Ao integrar o CRM com outras fontes, é possível enriquecer ainda mais a sua base de dados e obter uma visão mais ampla sobre os clientes, o que pode tornar a previsão ainda mais certeira.

 

🟠 Organize seus dados

Com os dados centralizados no CRM, é necessário organizar e padronizar seus formatos para não perder nenhuma informação importante ou trabalhar com uma base poluída.

 

🟠 Insira as fontes dos seus dados

No CRM, inserir as fontes dos seus dados significa definir, na plataforma, a origem de um cliente ou contato. Basta personalizar o campo de Origem e inserir todos os canais de captação usados para atrair clientes.

 

🟠 Compare períodos para prever resultados

Para fazer uma boa análise preditiva, atualmente, é necessário realizar comparações. A partir delas, você poderá identificar tendências ao longo do tempo e compreender se as vendas estão aumentando, diminuindo ou permanecendo estáveis.

 

🟠 Analise os resultados e construa um plano de ação

Esse plano de ação pode envolver a implementação de novas estratégias de vendas, ajustes nas abordagens, criação de campanhas ou programas de fidelidade, desenvolvimento de novos produtos ou serviços etc.

 

Conheça o Smark CRM

A nossa plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Portanto, é a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.

Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.

Em conclusão, através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local. Tudo isso auxilia na otimização do funil de vendas e alcance de resultados ainda melhores em vendas, mês após mês!

Com o Smark CRM, fica mais fácil:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

 

Ainda, com o software, é possível:

 

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

 

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM

 

“O Smark CRM  tem auxiliado a SPSP em nosso processo de gestão de vendas, facilitando as decisões, proporcionando uma visão geral de nosso segmento e contribuindo para que cada vendedor tenha um histórico completo do relacionamento com o cliente”. 

Saulo Cirino, Gestor de Vendas e Marketing da SPSP ⭐⭐⭐⭐⭐

 

“Fiz acompanhamento diário com a equipe e a Smark fez vários treinamentos, tanto individuais quanto coletivos. Com 6 meses, vimos que a equipe já não tinha dúvidas e inserimos o Smark como ferramenta obrigatória”. 

Luiz Carlos Cardoso, Gestor Comercial da Unimed Poços de Caldas ⭐⭐⭐⭐⭐

 

Agora, é a sua vez!

A sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Entre em contato e descubra como o CRM da Smark irá ajudar você a realizar análises preditivas!

 

Posts Recomendados

metas de vendas b2b
Metas de vendas B2B: 5 formas de usar o CRM para atingi-las.
17 de maio de 2024
Descubra o segredo para alavancar seus resultados e atingir metas de vendas B2B usando o Smark CRM Qualquer processo de […]
spin selling
SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais
17 de abril de 2024
De tempos em tempos surgem novas estratégias comerciais. E a metodologia SPIN Selling é uma delas.  O objetivo principal de […]
processo de vendas
Processo de vendas: conheça 5 etapas fundamentais
10 de abril de 2024
Ao seguir as etapas definidas pelo processo de vendas, a equipe se engaja em atividades direcionadas para alcançar os objetivos […]