alta performance em vendas

Alta performance em vendas? 7 dicas para alcançá-la.

Entenda tudo o que você precisa para alcançar a alta performance em vendas na sua empresa!

Alta performance em vendas. Esse conjunto de palavras é música para os ouvidos de qualquer gestor comercial, não é mesmo? E isso não é à toa. 

A alta performance em vendas é bastante difícil de ser alcançada, visto que de acordo com um levantamento da McKinsey, apenas 53% das empresas afirmam com certeza que a possuem.

Essa é uma condição essencial para aumentar a competitividade da empresa e ajudá-la a ganhar destaque no mercado. Agora, se você quer saber como atingir essa marca, está lendo o artigo certo. 

Hoje, vamos te contar o que é a alta performance em vendas, e ainda, 7 dicas para transformar o seu time comercial.

Acompanhe. 👇

O que é alta performance em vendas?

A alta performance em vendas envolve o equilíbrio entre uma combinação de fatores para o sucesso nas vendas, incluindo acima de tudo: soft e hard skills dos vendedores; as ferramentas disponíveis para o setor comercial; a cultura da empresa; modelos de gestão, entre outros.

Segundo Gartner, a alta performance ocorre por exemplo em um ambiente físico ou virtual organizado para tornar os membros do time o mais eficazes possível em suas atividades.

No setor comercial, pode representar uma equipe que desfruta de resultados consistentes e previsíveis, batendo metas conforme o planejado.

Porém, definir de fato o que significa a alta performance em vendas pode ser um pouco complexo, já que envolve diferentes questões de negócio, desde a cultura organizacional até as metas de faturamento.

Mesmo assim, podemos afirmar tranquilamente que a alta performance em vendas está relacionada à constância. Ou seja, a entrega de resultados consistentes mês após mês, sem grandes variações, principalmente negativas.

Saiba mais – Upsell e Downsell: venda mais usando essas duas estratégias

Como alcançar a alta performance em vendas?

Para alcançar esse patamar, não basta apenas dominar técnicas de vendas ou possuir um bom conhecimento técnico sobre o produto; é preciso ir além, identificando os obstáculos que podem estar impedindo o time de bater as metas com resiliência, por exemplo:

🔴Falta de treinamento contínuo;

🔴Metas pouco claras ou inalcançáveis;

🔴Falta de alinhamento entre vendas e marketing;

🔴Resistência a novas tecnologias;

🔴Gestão ineficaz de tempo e prioridades.

Identificar e superar esses obstáculos é o primeiro passo para preparar o terreno ao buscar resultados mais expressivos em vendas. Ou seja, a partir daí, sua equipe comercial estará mais preparada para agir em prol dos objetivos de negócio e melhorar a performance.

Leia também – Otimização de funil de vendas: como usar o CRM para aumentar seus resultados. 

7 dicas para alcançar alta performance em vendas

Uma empresa com cultura de alta performance precisa acima de tudo oferecer ao time um ambiente favorável, seja ele online ou presencial, com a estrutura e ferramentas necessárias para que suas entregas superem as expectativas. 

Ainda assim, é preciso entender que alcançar a alta performance em vendas depende de um conjunto de fatores. Para facilitar a sua jornada, preparamos estas 7 dicas que englobam todos eles. ⬇️ 

🟠Defina metas claras e desafiadoras: Primeiramente, estabeleça objetivos específicos, mensuráveis e que desafiem a equipe a ir mais longe, mantendo todos focados e motivados a alcançar resultados.

🔵Treine a equipe com frequência: Invista em capacitação para atualizar as técnicas de vendas e manter os membros do time afiados para enfrentar novos desafios.

🟠Use um bom sistema de CRM: Em terceiro lugar, implemente um sistema completo, que organize informações dos clientes e automatize processos, permitindo um gerenciamento mais eficiente e aumentando a produtividade. 

🔵Acompanhe as métricas de desempenho: Tenha o hábito de monitorar indicadores chave de desempenho da sua equipe para identificar pontos fortes e áreas de melhoria, permitindo ajustes rápidos na estratégia de vendas.

🟠Incentive e ofereça recompensas a equipe: Reconheça o esforço dos vendedores é fundamental para criar um ambiente motivador e que encoraja a superação de metas. 

🔵Construa um funil de vendas eficiente: Um fator importante para a alta performance em vendas é um processo bem definido e que guie o cliente desde o primeiro contato até o fechamento, garantindo maior controle e previsibilidade nos resultados.

🟠Melhore a experiência do cliente: Otimize a experiência atual do cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda. Faça mais e vá além do óbvio para fidelizá-lo, gerando recomendações que podem impulsionar novas vendas.

Com o Smark CRM, fica mais fácil:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM

“Através do CRM da Smark eu consigo descobrir, por exemplo,  se tivemos um esforço maior na última semana ou se geramos mais propostas na última semana. Então, se eu conseguir antecipar isso um pouquinho, o que que eu preciso fazer para que isso seja mais diluído durante o mês?”  Rafael Tavano, Diretor Comercial da Dimep. ⭐⭐⭐⭐⭐

“Até agora, toda a essência das tratativas comerciais ficava exclusivamente com o consultor. Ou seja, os gestores não conseguiam acompanhar as negociações, tampouco medir a eficácia da apresentação de cada profissional”. Juliana Dias, gestora de marketing do Grupo Adservi. ⭐⭐⭐⭐⭐

Agora, é a sua vez!

A sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Alcance a alta performance em vendas na sua empresa tendo o CRM da Smark como seu aliado.

 

Posts Recomendados

B2B e B2C
B2B e B2C: existe diferença na hora de vender?
10 de dezembro de 2024
A resposta curta é: sim, há diferenças significativas entre vendas B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). Entender […]
ticket médio
Ticket Médio em vendas: o que é, como calcular e como aumentar
4 de dezembro de 2024
No mundo das vendas, entender e otimizar o ticket médio é essencial para maximizar a receita e melhorar o desempenho […]
receita previsível
Receita previsível: 3 fatores-chave essenciais segundo Aaron Ross
25 de novembro de 2024
A busca por uma receita previsível é um objetivo constante para muitas empresas, especialmente no campo das vendas. Aaron Ross, […]