workflow em vendas

Workflow em vendas: o que é, como criar e otimizar. Confira um passo a passo!

Saiba como adotar um workflow em vendas pode impulsionar o fluxo de atividades dos vendedores da sua equipe comercial. E ainda pode promover mais organização e produtividade. Confira!

No acelerado e competitivo fluxo de trabalho de uma equipe comercial, a busca do gestor pela máxima produtividade é uma constante para garantir resultados acima da média, não é mesmo? 

Mas, para alcançar esse patamar, é essencial que a rotina da equipe comercial seja eficaz, lidando com um processo operacional organizado e bem planejado. 

É aí que entra o “workflow em vendas”, uma estratégia que diferencia da maioria a maneira como vendedores e equipes comerciais de alto nível abordam suas tarefas diárias.

Se você quer otimizar a performance da sua equipe comercial, fique ligado! Ao longo deste artigo, exploraremos o que exatamente é um workflow em vendas, as vantagens que ele oferece e principalmente, como criar um fluxo de trabalho eficaz. 

Além disso, revelaremos um passo a passo de como criar ou otimizar seu workflow em vendas e como o Smark CRM pode ser um aliado nessa jornada. 

Preparado? 

Continue a leitura! 

O que é um workflow em vendas?

Primeiramente, o workflow em vendas é como um mapa que orienta as atividades dos vendedores e outros profissionais da equipe comercial em uma sequência lógica. 

Ele é projetado para ajudar o time a guiar seus clientes em potencial desde o primeiro ponto de contato até o fechamento da venda. 

Para entender melhor sobre o workflow em vendas, pense na jornada do cliente, que começa quando eles ouvem falar da sua empresa, seja por meio de anúncios, conteúdo informativo ou até mesmo uma ligação de prospecção.

Nesse percurso, ocorre uma colaboração entre os esforços dos times de marketing, que atraem os potenciais clientes, e a equipe comercial, que os convence a fechar o melhor negócio para suas necessidades. 

É nesse ponto que a eficiência se torna crucial, e é por isso que entender e otimizar seu workflow em vendas pode ser um divisor de águas para elevar o nível de seus resultados.

Leia também – Técnicas de vendas: quais as melhores estratégias?

Vantagens de Implementar um Workflow em Vendas

Agora que você já sabe, acima de tudo, por que um workflow em vendas organizado é como um guia para os vendedores e como ele torna o processo de vendas mais previsível e eficiente, podemos citar alguns benefícios de adotar essa estratégia que vão além do óbvio. 

São alguns deles: 

Melhoria na Consistência 

Com um workflow em vendas, os vendedores seguem um conjunto padronizado de passos em cada negociação, o que garante que todos os clientes recebam um tratamento consistente e de alta qualidade.

Aumento da Transparência

Um workflow em vendas proporciona visibilidade sobre o progresso das negociações em cada etapa do funil, permitindo uma compreensão clara do status de cada oportunidade.

Tomada de Decisões Baseada em Dados

Com os dados coletados por meio do workflow em vendas é possível identificar quais estratégias funcionam melhor e onde são necessários ajustes.

Redução de Erros e Mais Assertividade

Ao seguir um processo definido pelo workflow em vendas, os vendedores são menos propensos a cometer erros, esquecer etapas importantes ou pular atividades cruciais, o que torna as negociações mais assertivas.

Treinamento Simplificado

Um workflow em vendas também serve como um guia de treinamento para novos vendedores alocados na equipe comercial e facilita a integração desses novos membros, pois fornece um roteiro claro a ser seguido.

Esses benefícios vão muito além de simplesmente fechar negócios; eles aprimoram a eficiência, a qualidade e a escalabilidade das operações de vendas.

Como criar ou otimizar o seu Workflow em Vendas

Em primeiro lugar, se você está buscando criar um novo workflow em vendas para a sua equipe comercial ou aprimorar um existente, siga esses passos essenciais:

1. Identifique as etapas da jornada de compra do cliente

O primeiro passo para criar ou otimizar um workflow em vendas é entender a jornada de compra do seu cliente. 

Isso envolve mapear o processo que um cliente em potencial percorre desde o primeiro contato com sua empresa até a compra. 

2. Separe a jornada por etapas e tarefas

Após identificar as etapas da jornada de compra, divida cada uma delas em tarefas específicas. 

Por exemplo, na fase de conscientização, as tarefas podem incluir pesquisa de mercado, geração de leads e qualificação inicial. Isso ajuda a desmembrar o processo em partes gerenciáveis.

3. Crie nomenclaturas específicas e claras

Em seu workflow em vendas, escolha ou crie nomenclaturas que sejam específicas e facilmente compreensíveis para a sua equipe comercial, evitando jargões ou termos vagos que possam levar a confusões. 

Além disso, garanta que todos entendam o significado de cada etapa e tarefa do workflow em vendas.

4. Defina os responsáveis por cada etapa

Atribua responsabilidades claras a membros selecionados da equipe comercial para cada etapa do workflow em vendas. 

Isso garante que cada tarefa seja acompanhada e concluída por alguém responsável. 

5. Estruture seu workflow em um CRM

Um sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM), com toda a certeza, é uma ferramenta fundamental para estruturar e otimizar o seu workflow em vendas. 

Use o CRM a fim de automatizar processos, registrar informações relevantes sobre os clientes e acompanhar o progresso das negociações. 

Isso vai facilitar a gestão e o acompanhamento das atividades de vendas da equipe comercial.

Ao seguir os passos de um workflow em vendas, seu time estará mais preparado para fechar negócios de forma mais eficaz e eficiente. 

Como o CRM pode ajudar?

Um fator decisivo para o sucesso do planejamento estratégico comercial de qualquer empresa é a utilização de um moderno software de CRM (Customer Relationship Management). 

A nossa plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Portanto, é a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.

Leandro Ceccato, CEO da Smark

“O Smark traz uma série de indicadores para você entender o caminho que a operação comercial está tomando, indicando se a equipe está seguindo a estratégia e se precisam ser feitas correções na estratégia.

Se não houver o acompanhamento do andamento da estratégia, pode-se não chegar a nenhum lugar”, explica o CEO da Smark Leandro Ceccato.

Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.

Em conclusão, através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local. 

Tudo isso auxilia o planejamento estratégico comercial a criar e otimizar um workflow em vendas de alto nível para alcançar resultados ainda melhores em vendas, mês após mês!

Com o Smark CRM, fica mais fácil:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM

“O Smark CRM  tem auxiliado a SPSP em nosso processo de gestão de vendas, facilitando as decisões, proporcionando uma visão geral de nosso segmento e contribuindo para que cada vendedor tenha um histórico completo do relacionamento com o cliente”. 

Saulo Cirino, Gestor de Vendas e Marketing da SPSP ⭐⭐⭐⭐⭐

“Fiz acompanhamento diário com a equipe e a Smark fez vários treinamentos, tanto individuais quanto coletivos. Com 6 meses, vimos que a equipe já não tinha dúvidas e inserimos o Smark como ferramenta obrigatória”. 

Luiz Carlos Cardoso, Gestor Comercial da Unimed Poços de Caldas ⭐⭐⭐⭐⭐

Agora, é a sua vez!

A sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Experimente na prática e de forma gratuita!

Posts Recomendados

metas de vendas b2b
Metas de vendas B2B: 5 formas de usar o CRM para atingi-las.
17 de maio de 2024
Descubra o segredo para alavancar seus resultados e atingir metas de vendas B2B usando o Smark CRM Qualquer processo de […]
análise preditiva
Análise preditiva: saiba como usar o CRM para realizá-la e prever comportamentos de compra!
10 de maio de 2024
Fique por dentro da análise preditiva, uma tendência e tanto para prever os comportamentos de compra e otimizar os resultados […]
spin selling
SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais
17 de abril de 2024
De tempos em tempos surgem novas estratégias comerciais. E a metodologia SPIN Selling é uma delas.  O objetivo principal de […]