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Da prospecção ativa ao pós-venda: o uso do Whatsapp no processo comercial

Hoje, o WhatsApp é o aplicativo é o mais usado pelos brasileiros, estando entre os principais canais para prospecçãoprospecção ativa com o whatsapp ativa. O Whatsapp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais.

Mas você sabia que ele também pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes? Isso mesmo! 

Segundo pesquisas, cerca de 60% das grandes empresas já utilizam a plataforma WhatsApp Business, como Renner, Itaú, Banco do Brasil, Stone, entre outras, para a prospecção ativa. 

Confira como o aplicativo, que faz parte da estratégia de vendas dessas e outras empresas, pode contribuir com o processo comercial do seu negócio e veja ainda os detalhes da parceria entre Smark e Becon!

Da prospecção ativa ao pós-venda

Desde a prospecção ativa até o atendimento pós-venda, o aplicativo pode ser usado de diversas formas para melhorar a eficiência e efetividade das vendas.

Veja a seguir como o Whatsapp pode ser usado em cada etapa do processo comercial:

  • Prospecção ativa: O aplicativo pode ser usado para envio de mensagens personalizadas para leads qualificados, permitindo que você inicie conversas de forma mais simples. 
  • Gestão de vendas:  É possível monitorar o status das conversas com possíveis clientes, e além disso, o aplicativo também permite a criação de listas de transmissão que podem ser usadas para a segmentação de contatos.
  • Pós-vendas: Com o aplicativo, é possível manter um contato mais próximo e frequente com os clientes, garantindo que eles se sintam valorizados e importantes para a empresa.

Por oferecer essas e outras funcionalidades, fica claro como o Whatsapp pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar a realização do processo comercial de uma empresa, como a prospecção ativa. 

Mas vale lembrar que, para garantir resultados positivos, é importante usá-lo de forma estratégica e cuidadosa, respeitando a privacidade e as preferências dos clientes.

Dicas para realizar prospecção ativa via WhatsApp

O WhatsApp se tornou uma ferramenta indispensável no dia a dia de muitas pessoas, incluindo no âmbito profissional. Porém, é preciso ter em mente que a abordagem dos leads deve ser feita de forma adequada para que o uso comercial do aplicativo seja efetivo. 

Confira a seguir algumas dicas valiosas para realizar o processo comercial via WhatsApp de forma assertiva e obter melhores resultados em suas prospecções e vendas.

 Peça permissão para entrar em contato

O WhatsApp começou a fazer parte de nossas vidas como uma ferramenta de comunicação pessoal. 

Logo, antes de entrar em contato com alguém usando o aplicativo para fins comerciais, é preciso ter certeza de que o espaço do cliente está sendo respeitado e que ele permite esse contato.

Caso contrário, o cliente pode encarar sua mensagem como SPAM e bloquear o seu número, além de ficar com uma impressão ruim do seu negócio. 

Além disso, é preciso sempre avaliar questões de privacidade de dados de acordo com a LGPD.

Abordagem no primeiro contato da prospecção ativa

Conhecer o perfil do cliente é importante para a escolha da abordagem. Para modelos de venda mais simples e rápidos, entrar em contato pelo WhatsApp não costuma ser um problema.

De qualquer forma, sempre diga seu nome e o nome da sua empresa. Uma apresentação adequada faz com que o lead se sinta seguro com o seu contato.

Afinal, receber um simples “Bom dia! Tudo bem?” de um número desconhecido é um bom motivo para bloquear ou ignorar o remetente.

Pegue leve na prospecção

Ao entrar em contato pelo Whatsapp, o objetivo é fazer com que o cliente se interesse em como você pretende solucionar o problema dele, sendo investigativo e consultivo. 

Tenha atenção para não iniciar contatos já falando de seus produtos e serviços. Uma boa ideia é direcionar o cliente para uma ligação, videochamada ou reunião depois de atrair o seu interesse.

Defina mensagens automáticas  

Uma grande vantagem de usar o Whatsapp está na velocidade em que é possível enviar e receber respostas. Isso gera uma expectativa de atendimento mais rápido que o comum. 

Logo, uma boa alternativa é configurar mensagens automáticas personalizadas para informar o lead sobre  a ausência do vendedor quando necessário.

CRM e WhatsApp: como funciona a integração entre Smark e Becon 

A parceria entre a Smark e a Becon viabiliza a integração do CRM com o WhatsApp, além de operações com rápido ciclo de vendas. 

O resultado é um processo mais simples, muitas vezes realizado somente a partir de conversas no WhatsApp, e que agora poderá ser gerido através do CRM.

A integração acontece por um plug-in que roda no site da Becon. Dessa forma, o usuário vai selecionar e enviar conversas para dentro da aba de oportunidades no Smark CRM, incluindo, até mesmo, áudios e arquivos anexos. 

Saiba todos os detalhes clicando aqui.

Leia também:  API’s e que diferença elas fazem na sua gestão comercial

Conheça o Smark CRM!

A plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. É a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.

Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.

Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Com o Smark CRM, torna-se mais fácil:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM…

“Ficou percebido pelo setor que foi um divisor de águas a aquisição do CRM Smarck, tendo em vista que a partir dessa momento descartamos as planilhas em excel que usavámos para controles e passamos utilizar tudo no CRM, sendo possível o acompanhamento integral da jornada desse cliente conosco.” Bruno, Coordenador de vendas, Brasil. ⭐⭐⭐⭐⭐

“o CRM nos auxilia em todas as fases do processo comercial desde a busca via google maps ate mesmo ao funil de vendas e pós vendas, e muito pratico para o controle das ações de cada colaborador e cada setor de atendimento.” Wagner, Gerente Comercial, Brasil. ⭐⭐⭐⭐⭐

“Por trabalhar com relacionamento com cliente, é um sistema que está no meu dia a dia, me ajuda a centralizar a informação de cada cliente em um só ambiente.” Edite, Consultora de Relacionamentos Sênior, Brasil ⭐⭐⭐⭐

Todas essas avaliações estão disponíveis para consulta, basta clicar aqui. 

Agora, é a sua vez!

O seu CRM não funciona de forma integrada com o WhatsApp e outros softwares? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especialmente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Experimente na prática e de forma gratuita!

Smark 25 anos

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