vendas b2b

Vendas B2B: O que são, principais vantagens e como otimizar seus resultados usando o Smark CRM.

Descubra como alavancar seus resultados em vendas B2B e conseguir mais clientes usando o Smark CRM.

Antes de mais nada, o processo de vendas por si só já é complexo, e quando se trata de vendas B2B, é preciso ter atenção às suas peculiaridades. Para obter sucesso ao fechar um negócio com uma pessoa jurídica, desde a linguagem utilizada até o ritmo do processo é diferente. 

Ainda assim, ao seguir um processo estruturado e usar as ferramentas corretas, é possível simplificar a implementação de ações de vendas para alcançar resultados expressivos. 

Se você busca, acima de tudo, compreender as peculiaridades das vendas empresariais – conhecidas como vendas B2B – e deseja aprimorar sua eficácia, este artigo é para você! 

Continue a leitura para entender mais sobre as vendas B2B e como impulsionar seus resultados nesse segmento. 

Além disso, você também pode assistir ao vídeo abaixo, disponível em nosso Canal do Youtube, para aprofundar seus conhecimentos. 

Vendas B2B: Conheça o conceito.

Em síntese, B2B (Business to Business) significa “de empresa para empresa”. Isso abrange operações comerciais em que uma empresa oferece produtos ou serviços para outra. 

Por exemplo: Uma empresa que fornece serviços de Facilities para outras companhias.

Em relação às vendas diretas ao consumidor final, também existe um termo específico, o B2C – (Business to Customer) ou, em português, “de empresa para o consumidor”.

Essas duas esferas abrangem vastos campos de atividades comerciais: enquanto uma se concentra em satisfazer as necessidades do consumidor comum, a outra atende às demandas específicas de empresas e organizações, fornecendo produtos e serviços direcionados às suas necessidades para uma plena operação no mercado.

As vendas B2B e B2C apresentam desafios e características distintas. Por isso, entender a diferença entre elas é essencial para alcançar o sucesso no setor comercial. 

Confira, então,  as principais diferenças entre essas duas modalidades: 

vendas b2b

Vantagens das Vendas B2B

Como você já pôde observar, as vendas B2B apresentam uma série de diferenças substanciais das vendas B2C. 

Em outras palavras, essas diferenças se traduzem em benefícios tangíveis para as empresas envolvidas, moldando um ambiente favorável para negócios duradouros. 

Vamos explorar de perto algumas dessas vantagens? Confira. 👇

Receita Recorrente: As vendas B2B muitas vezes envolvem contratos de longo prazo, resultando em uma receita recorrente. Isso proporciona, sem dúvida, previsibilidade financeira e a oportunidade de escalar os negócios com base em acordos contínuos.

Segmentação de Mercado: Ao entender as necessidades específicas de um tipo de empresa, sem dúvida é possível direcionar estrategicamente os seus produtos ou serviços, adaptando-os, desta maneira, para atender às demandas específicas do mercado.

Relacionamentos de Longo Prazo e Fidelização: As vendas B2B geralmente se baseiam em relacionamentos duradouros. Como resultado, isso permite a construção de laços sólidos e a fidelização dos clientes, proporcionando oportunidades contínuas de negócio.

Processo de Decisão Mais Complexo e Consultivo: O ciclo de vendas B2B costuma ser mais longo e envolve múltiplos tomadores de decisão. Isso exige uma abordagem consultiva, resultando em parcerias mais sólidas, longevas e estratégicas.

Valorização da Personalização e Customização: A capacidade de personalizar produtos ou serviços de acordo com as necessidades específicas de cada cliente é uma vantagem significativa das vendas B2B, o que pode aumentar a lealdade à marca.

Aprofunde seus conhecimentos – Cultura organizacional para vendas: o que é, qual a sua importância e 5 vantagens de investir em uma.

Vendas B2B:  Estratégias para criar um processo comercial eficiente.

Um processo comercial eficiente é crucial para o sucesso nas vendas B2B e isso envolve a implementação de estratégias bem definidas. 

Entre as estratégias fundamentais, certamente podemos destacar a importância de um funil de vendas bem estruturado. O funil de vendas representa a jornada do cliente, desde o primeiro contato até o momento de fechar negócio. 

Principalmente no contexto das vendas entre empresas, ter um funil de vendas robusto é essencial para guiar os passos desde a identificação e qualificação inicial dos leads até as fases avançadas de negociação e fechamento de contratos.

Isso pois um funil de vendas bem elaborado e ajustado às particularidades do B2B permite uma compreensão clara de cada etapa do processo, possibilitando a aplicação de estratégias direcionadas para cada estágio. 

Confira também um artigo completo sobre esse tema –  Otimização de funil de vendas: como usar o CRM para aumentar seus resultados. 

Como o CRM pode ajudar?

A nossa plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Portanto, é a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.

Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.

Em conclusão, através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local. 

Tudo isso auxilia na otimização do processo comercial e alcance de resultados ainda melhores em vendas B2B, mês após mês!

Com o Smark CRM, fica mais fácil:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM

“Nossas reuniões de metas e fechamento das vendas ficaram mais rápidas e bem informadas. Além disso, o servidor é excelente o que torna a plataforma bastante rápida, mas a grande vantagem do sistema é sua simplicidade de uso e a gestão visual dos indicadores.”  Tales, Gerente Comercial ⭐⭐⭐⭐⭐

“Tenho muita experiência em CRM, já atuei e comercializei diversos, na minha opinião Smark é um CRM completo e funcional que ajuda de forma simples a gestão e gerenciamento do seu time comercial.” Fabrício, Gerente Comercial ⭐⭐⭐⭐⭐

Agora, é a sua vez!

A sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Experimente na prática e de forma gratuita!

Posts Recomendados

ferramentas para gestão
Ferramentas para gestão de vendas: saiba quais não podem faltar no seu software de CRM!
21 de fevereiro de 2024
Ferramentas para gestão: saiba como aumentar a agilidade e a organização da sua equipe comercial sobre as atividades diárias e […]
Tendências em vendas
Tendências em vendas para 2024: 5 tecnologias imperdíveis!
20 de fevereiro de 2024
Conheça as estratégias e tendências em vendas que estarão em alta e podem influenciar o sucesso do seu negócio neste […]
diferenças entre CRM e ERP
Diferenças entre CRM e ERP: tudo o que você precisa saber!
15 de fevereiro de 2024
Qual o melhor sistema para a sua equipe comercial usar a fim de ter uma maior eficiência? Confira as diferenças […]