Inflação acima da meta, aumento do desemprego, retração da economia: o cenário de dificuldades que atinge o Brasil em 2015 é um grande desafio para o setor produtivo. As empresas precisam enfrentar muitos desafios neste momento para superar essa crise.
Como o cenário é complicado, o segredo é manter a qualidade. Se o seu atendimento é bom, certamente conseguirá superar esse momento e deixar a concorrência na saudade. Aliás, sempre é bom dar uma olhada no que os concorrentes estão fazendo e no mercado em geral. A partir dessa observação, há grandes chances de surgir aquela ideia inovadora que vai diferenciar seu negócio em relação aos outros.
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Outro aspecto importante é sempre estar atualizado e bem preparado. Para isso, o Sebrae sempre pode ser um grande aliado das pequenas e médias empresas, oferecendo atividades como cursos e palestras, que ajudam, e muito, a qualificar a gestão.
Para ajudar a manter a calma neste momento de enfrentar a crise, o Sebrae elaborou 10 dicas para quem já está atuando no mercado. Confira como os pequenos podem crescer mesmo em um momento de dificuldades:
1 – Mantenha a calma
Evite tomar decisões precipitadas e emocionais, especialmente relacionadas à tomada de crédito.
2 – Ofereça outras opções
Neste cenário, o consumidor fica mais sensível a promoções. Ofereça opções mais baratas ou marcas mais populares.
3 – Organize a casa
Organize sua empresa, começando pelo estoque e controles financeiros. Identifique desperdícios.
4 – Otimize seus processos
Para incrementar a produtividade, melhore seus processos, reduza tempos, simplifique e desburocratize.
5 – Mantenha o foco
Fortaleça sua posição de mercado, junto aos grupos de clientes que já atende, antes de pensar em diversificação.
6 – Motive sua equipe
Cuide da motivação de sua equipe. Defina metas desafiadoras, mas crie condições e premie o sucesso.
7 – Reduza despesas
Analise sua estrutura e corte despesas que não prejudiquem a entrega de valor aos seus clientes.
8 – Invista na comunicação
Ninguém vende sem se comunicar com o mercado. Seja eficiente e criativo. Use canais de comunicação mais simples e diretos.
9 – Aproxime-se do cliente
Estreite o relacionamento com seu cliente. Entenda seus medos e desejos. Evite diminuir serviços e qualidade.
10 – Encontre oportunidades
Na crise é que estão as grandes oportunidades. Ocupe espaços deixados por concorrentes. Amplie sua área de atuação.\
Importante: mantenha a calma e não se precipite nas decisões. As projeções dos especialistas para 2016 indicam que, mais uma vez, o ano não será fácil para o setor produtivo. Mas, lembre-se: com a sua criatividade, tudo pode melhorar.
5 de outubro: Dia do Movimento Compre do Pequeno Negócio
Os micro e pequenos negócios não estão sozinhos na crise. Para ajudar, o Sebrae lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, cujo objetivo é estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por esse segmento.||
O Dia D estabelecido pelo movimento é 5 de Outubro. Essa foi a data oficial escolhida por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Em um hotsite, os empreendedores podem cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de casa ou do trabalho. Até 22 de setembro, já havia mais de 20 mil estabelecimentos cadastrados.
Para o dia 5, existem atividades programadas para apoiar o movimento em todo o país. Há ainda ações para incentivar a participação dos consumidores, como campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. Várias informações podem ser buscadas no movimento.