Homem de negócios trabalhando no notebook - qual a diferença entre CRM e ERP

Qual a diferença entre CRM e ERP?

Alta conectividade e velocidade na troca de informações são marcas dos tempos em que vivemos. Logo, para garantir a competitividade e atratividade do seu negócio é preciso investir em modernizar a sua operação e otimizar o seu processo de gestão.

(Mas… Por onde começar, hein?)

Michael Faraday, no entanto, foi um cientista revolucionário do século XIX e precursor de notáveis avanços na industrialização. Ele é este da fotinho aí ao lado, além disso, é o responsável pela seguinte máxima que pode nos dar uma pista:

“As cinco habilidades empreendedoras essenciais para o sucesso são:  Qual a diferença entre CRM e ERP

1) concentração;

2) discernimento;

3) organização;

4) inovação;

5) comunicação”.

Ao focar nas habilidades que a sua empresa precisa desenvolver para alcançar o sucesso, é possível encontrar a ferramenta mais indicada para ajudá-la a chegar lá. Dessa forma, você poderá encontrar as ferramentas que tornem possível:

  • Concentrar:

Os esforços da sua equipe em uma ação coesa, sem a necessidade de retrabalho gerado pela alimentação manual de suas planilhas de controle, por exemplo.

  • Discernir:

Os melhores investimentos, seja em termos de fornecedores, de marketing ou outras ações, de forma a garantir sempre o melhor retorno para sua empresa.

  • Organizar:

O fluxo de trabalho da sua empresa, implementando melhoria de processos através da identificação e automação de processos rotineiros, como controle de estoques e cadastro de clientes.

  • Inovar:

Ao investir em ferramentas online que permitam acompanhar em tempo real e de onde você estiver o andamento das operações da sua empresa.

  • Comunicar-se internamente:

De forma efetiva, com redução do ruído organizacional e otimização da sua produção; comunicar-se com o cliente com qualidade, oferecendo o produto certo, na hora certa, com maximização de sua taxa de conversão em vendas.

Para desenvolver essas cinco habilidades, nada melhor do que investir soluções de automação comercial, tais como softwares CRM e ERP. Se a sua empresa está buscando se modernizar e acompanhar o ritmo do mercado, então você certamente já se deparou com essas soluções para a sua empresa.

(Não sabe o que cada uma delas oferece? Não tem problema! A gente explica)

O QUE É UM CRM?

A sigla CRM vem do inglês Customer Relationship Management, CRM é justamente um software pensado para tornar a sua gestão de relacionamento com o cliente muito mais ágil e efetiva.

Justamente por isso, o impacto de uma boa solução CRM pode ser fortemente sentida nas vendas da sua empresa e na fidelização a longo prazo de seus clientes.

FERRAMENTAS OFERECIDAS POR UM CRM

Uma solução CRM vai ajudar a sua empresa a entender melhor os hábitos de consumo do seu cliente. Dessa forma, a sua empresa estará melhor preparada para oferecer ao seu cliente o produto que ele deseja no momento em que ele estiver mais predisposto a realizar a compra.

Entre as principais funcionalidades de uma boa solução CRM estão:

  • Painel inicial com visualização dos principais indicadores comerciais da sua empresa
  • Mapeamento da origem das oportunidades de vendas
  • Mapeamento das causas que levaram a desistência
  • Controle dos agendamentos e gastos dos vendedores durante vendas externas/corporativas
  • Emissão de propostas de venda personalizadas, para encaminhamento às empresas
  • Canal de comunicação direto entre vendedor e gerência, permitindo a negociação de descontos e outros benefícios que possam ser oferecidos a determinados clientes
  • Painel de gerenciamento do pós-venda, para manutenção do relacionamento com o cliente
  • Relatórios de resultado de vendas, com visualização das metas individuais dos vendedores e das estatísticas de compra de cada cliente

Contudo, ao disponibilizar de forma clara e simples as informações atualizadas do seu departamento comercial, um CRM contribui para a organização de suas estratégias de venda e maior previsibilidade dos resultados obtidos por seus vendedores.

MAS E UM ERP… O QUE É, AFINAL?

A sigla ERP também tem origem no inglês e significa Enterprise Resource Planning. Na prática, um ERP é um sistema de gestão integrada, que permite acompanhar o desenvolvimento das atividades de todos os setores da sua empresa – em especial no domínio financeiro.

FERRAMENTAS OFERECIDAS POR UM ERP

Um ERP é uma solução com foco em planejamento estratégico dos recursos da empresa, ajudando a identificar a origem e a destinação dos capitais da empresa. Dessa forma, entre as funcionalidades oferecidas estão:

    • Controle de contas a pagar e a receber
    • Controle de folha de pagamento
    • Controle de vendas realizadas
    • Controle de estoques
    • Emissão de NF-e
    • Geração de boletos bancários
    • Realização de conciliação bancária

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CRM ERP?

Várias.

Ambos os sistemas, CRM e ERP, tem como principal objetivo auxiliar a sua empresa a maximizar os resultados. Estes resultados são obtidos através de uma gestão mais tecnológica e dinâmica, com melhor comunicação interna e maior eficiência no atendimento aos clientes.

O que diferencia um CRM de um ERP é principalmente o foco de cada uma dessas soluções:

Afinal, um CRM tem como foco principal o departamento comercial da sua empresa – fornecendo ferramentas para melhorar especificamente os resultados da sua empresa em vendas e relacionamento com o cliente.

Já um ERP tem como foco principal a melhoria dos processos internos da sua empresa, otimizando o uso de recursos, aumentando a produtividade e a lucratividade da sua operação.

CONCLUSÃO

Está em dúvida na hora de fazer a escolha por uma solução CRM ou ERP para a sua empresa? Uma vez que estas ferramentas são complementares e não concorrentes, invista nas duas.

Atualmente, a sua empresa já pode encontrar no mercado soluções CRM com integração ao ERP de sua preferência, permitindo que a sua empresa una o melhor da cada ferramenta na busca pelo sucesso.

Um comercial melhor alinhado e uma melhor gestão de recursos certamente terão um papel chave na hora de garantir à sua empresa uma maior projeção no mercado.

Post enviado pelo nosso convidado, o GestãoClick 😉


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