como pensam seus clientes

7 passos para entender como pensam seus clientes e vender mais

Entender como pensam seus clientes é uma excelente maneira de oferecer o que eles realmente querem, aumentando assim as chances de vender mais. É por essa razão que saber como possíveis compradores pensam irá facilitar seu trabalho. Já que o dom da adivinhação ainda não é um recurso ao qual humanos possam recorrer, pode-se usar a ciência como aliada para compreender o pensamento dos consumidores.

Entenda como pensam seus clientes e venda mais

O neuromarkating, por exemplo, é uma alternativa interessante para isso. A prática busca atingir o subconsciente das pessoas de maneira objetiva, mas sem lavagem cerebral. O objetivo é detectar como raciocina, toma decisões e sente o ser humano. Algumas marcas já utilizam essa prática para estimular o público por meio de engajamento emocional com base em emoção, memória e atenção. Entenda como isso é possível em 7 passos.

—-> Já pensou que os clientes podem estar comprando pouco porque não recebem a atenção que merecem (e exigem)?

Necessidades tem de ser sanadas

Pesquisas comprovam que papo de vendedor nem sempre é eficientes. Esse é o motivo pelo qual deve-se focar esforços em mostrar o que seu produto ou serviço pode fazer pelo cliente em vez de despejar um monte de informações secundárias. Para o público, é mais interessante saber que um eletrodoméstico não vai quebrar se cair no chão do que o fato de ele ser feito com os materiais mais resistentes disponíveis no mercado.

A narrativa é importante

Não basta só querer vender, é preciso conquistar o consumidor. E contar relatos tocantes é uma boa opção de como se fazer isso. Por quê? Porque pessoas costumam lembrar de histórias interessantes. Não tenha receio de abrir o coração!

Mostre o que tem de ser visto

Talvez não seja novidade, mas nem todos sabem: o ser humano assimila mais facilmente imagens do que discursos, escritos ou falados. É aquela máxima: “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Logo, sempre tenha use algum atrativo em seus anúncios e postagens em redes sociais.

Toque as pessoas

Não no sentido literal da expressão, mas de uma maneira sentimental. Transmitir uma mensagem que tenha apelo afetivo é interessante, desde que não haja exagero e falsidade. Seja verdadeiro, isso vai ajudar.

Visão além do alcance

Humanos consideram muito o apelo visual na hora de consumir. Não apenas do que será comprado, mas de tudo o que envolve a aquisição. Por isso, é bom manter seu local de trabalho sempre caprichado, assim como dar atenção para o aspecto do seu site e redes sociais. Isso certamente influenciará quem passar por esses espaços, físicos ou virtuais.

Do corpo à mente

Quem trata diretamente com o público precisa cuidar a forma de se expressar corporalmente. Quando estiver atendendo alguém, dedique atenção, olho direto nos olhos, não fique procurando alternativas para desviar a visão. Evite demonstrar fadiga ou falta de vontade. Seja cortês e identifique comportamentos do cliente que você possa reproduzir. Assim, ele tende a ficar mais desinibido.

Atente aos sinais

A maneira que uma pessoa se comporta diz muito sobre ela. Então, fique antenado em como seu cliente age, pois seus movimentos e postura podem indicar caminhos para facilitar o diálogo. Detectar o humor de quem busca algo para comprar e agir de acordo com esse temperamento gera uma aproximação, uma comunicação mais efetiva.

Então, você sabe como pensam seus clientes?

Veja Também:

::: Missão, visão e valores dizem muito sobre uma empresa. Entenda por quê.

::: Seu funcionário é parte do sucesso da empresa: mantenha-o atualizado e engajado!


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

grupo adservi
Grupo Adservi adota Smark CRM
1 de agosto de 2022
Referência no mercado de serviços gerais e segurança patrimonial, o Grupo Adservi atua há 22 anos atendendo organizações públicas e […]
grupo spsp
Grupo SPSP moderniza a gestão de vendas com Smark
1 de agosto de 2022
Empresa de prestação de serviços, o Grupo SPSP registra aumento na produtividade após adoção do Smark CRM. Veja os detalhes […]
Como criar a cultura do FOCO EM RESULTADOS no seu comercial através do SMark CRM
Como criar a cultura do FOCO EM RESULTADOS no seu comercial através do SMark CRM
14 de julho de 2022
Nesse treinamento, mostraremos os recursos do SMark que vão te ajudar na gestão diária dos vendedores e na construção da […]