gerenciamento de carreira

O que aprender com a demissão do técnico Marcelo “Loco” Bielsa, da Lazio

Se você acompanha futebol, pode ter ouvido falar da inesperada demissão do técnico argentino Marcelo “Loco” Bielsa, apenas dois dias depois de assumir a Lazio, da Itália.

Gerenciamento de carreira

Caso não se ligue tanto no que acontece no mundo da bola, explicamos: Bielsa é um talentoso treinador. Ele possui passagens por grandes clubes e seleções. É famoso pela criatividade e ousadia de seus times – ofensivos, no entanto, e sem medo de qualquer adversário –, o argentino também justifica o apelido.

Baixe agora:
Dicas: Monte uma equipe de vendas matadora
Supere a crise com um Processo de Venda adequado ao seu negócio
Conquiste Leads qualificados com dicas de especialistas |eBook|

O Loco vem muito do temperamento de Bielsa, um homem imprevisível. A última dele ocorreu em julho, na ruidosa saída da Lazio, quando chocou a todos.

O episódio parece restrito ao futebol mas, se analisado, traz muito do ambiente corporativo, do gerenciamento de carreira e do relacionamento entre patrões e empregados.

Aos fatos:

Profissional experiente, reconhecido e talentoso. Bielsa escolhe onde vai trabalhar e assina por salários que considera justos. Da mesma forma, sente-se em posição de fazer exigências para o clube (ou empresa, já que estamos em uma analogia com o mundo corporativo).

Pois as demandas de Bielsa à direção da Lazio (seus chefes, no caso) ficaram conhecidas no episódio da demissão. O treinador, portanto, escreveu uma carta justificando a saída, na qual consta o seguinte trecho:

Foi acordada, como condição essencial para a implementação do “Programa de Trabalho”, a contratação de pelo menos quatro jogadores até 5 de julho. O objetivo é que eles pudessem participar da pré-temporada. Até a data estabelecida, não foi feita nenhuma contratação. Apesar desta situação, o clube tornou público o contrato entre nós, mesmo sabendo que não seria viável sem os reforços. Até hoje, a situação é a mesma e as perspectivas, incertas.”

O empregado impôs condições ao patrão e este as aceitou, mas não conseguiu cumpri-las. Quem está certo, afinal?

A Lazio, assim, disparou contra a ocorrido via nota oficial:

Observamos com surpresa a demissão de Marcelo Bielsa. Também em nome de seus funcionários, em uma clara violação dos compromissos assumidos no contrato assinado na semana passada e regularmente enviada à Liga e à Federação Italiana, com os respectivos procedimentos necessários.”

Os dois lados se queixaram,entretanto, e a Lazio considerou até mesmo adotar medidas legais. Certo é que esta foi uma relação de trabalho breve porque ficou clara a falta de um requisito básico: a transparência e a confiança.

Bielsa sentiu-se ofendido e fez questão de esclarecer que não tinha nenhuma oferta de emprego em vista. Lamentou o descumprimento das sete cláusulas acordadas no tal “Programa de Trabalho” e justificou falta de condições para exercer o seu papel de técnico.

Voto de confiança

Mas não seria o caso de dar um voto de confiança e aguardar mais tempo? Dois dias, afinal, é um prazo exíguo e dá margem para transparecer falta de comprometimento e profissionalismo. Os próximos clubes que pensam em Bielsa pensarão duas vezes em contratá-lo.

Da mesma maneira, quem for procurado pela direção da Lazio ficará espiado e procurará garantias sobre as bases para trabalhar.

Neste tipo de episódio, em suma, em que patrão e empregado escancaram falhas, os dois lados saem com a imagem arranhada. E isso é péssimo para qualquer um.

Então, o que você tira desse episódio do mundo do futebol que traz muito, também, do universo corporativo, gerenciamento de carreira e relacionamento entre chefe e empregado?


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

smark talk sales
1ª edição do Smark Talk Sales reúne especialistas e líderes para discutir estratégias em vendas B2B
6 de maio de 2025
Evento realizado em comemoração aos 27 anos da Smark contou com painel sobre máquinas de vendas B2B e a presença[...]
automação-comercial
Automação comercial: como automatizar processos sem perder a personalização
2 de maio de 2025
Automação comercial B2B é essencial para ganhar eficiência sem perder a personalização. Veja como o CRM para vendas complexas da[...]
crm para vendas complexas
Boas práticas de CRM para vendas complexas: como garantir controle, produtividade e mais fechamentos
2 de maio de 2025
Em mercados B2B, especialmente nos setores de saúde, tecnologia, indústria e serviços, os ciclos de venda são longos, envolvem múltiplos[...]