As palavras ‘ motivacional vendas ’ estão entre as mais buscadas no Google por gestores comerciais. Isso indica que tem muitos líderes buscando ideias para tornar suas equipes mais motivadas e produtivas.
E é isso mesmo, o mundo corporativo têm entendido que quanto mais motivadas estiverem as equipes, mais elas conseguem superar desafios e contornar objeções dos clientes.
É sobre isso que vamos conversar ao longo deste artigo.
Você vai ver, a seguir, o que está em jogo na atualidade na hora de motivar vendedores e também ter algumas dicas práticas.
Acompanhe!
Motivacional vendas: o que motiva os vendedores a superar desafios?
O ‘The 2016 Edenred Barometer’, estudo realizado pela Edenred com mais de 14 mil profissionais (inclusive brasileiros), descobriu que existem quatro poderosos gatilhos de motivação de equipes:
- dedicação;
- inspiração;
- persistência;
- e geração de grandes ideias.
Na área comercial, a combinação desses fatores, quando bem estimulados, pode fazer com que os vendedores vão além do habitual, produzam mais e melhor.
E estamos falando aqui tanto da geração de oportunidades quanto do relacionamento para fidelizar clientes. Ou seja, de resultados em curto, médio e longo prazo.
Na prática, vendedores motivados se dedicam mais e vencem bloqueios mentais que podem impedi-los de vender; com inspiração, tornam o dia a dia da equipe mais leve e até divertido; se tornam mais persistentes e não desistem facilmente diante das dificuldades do mercado e, por fim, conseguem colocar ideias criativas em prática para transpor obstáculos.
Dicas: como fazer do fator ‘ motivacional vendas ’ uma mola propulsora dos resultados dos seus vendedores?
O estudo da Edenred vai muito ao encontro do que a Sociedade Americana de Gestão de Recursos Humanos (SHRM) publicou em 2015. Nesta investigação, foi descoberto que apenas 39% dos profissionais estavam satisfeitos com seu dia a dia de trabalho, justamente porque não se sentem motivados.
Dito isso, resolvemos reunir algumas dicas que todo gestor comercial pode colocar em prática facilmente para motivar seus vendedores.
É o que você vai ver a seguir:
1. Promova a alta performance
Se a dedicação pode motivar os profissionais, cabe ao gestor demonstrar o quanto a alta performance é importante para o negócio.
Logo, promover a capacitação técnica, incentivar o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis, reconhecer e premiar os melhores desempenhos, entre outras ações, pode estimular os profissionais.
Logicamente, isso deve ser feito de forma natural, sem parecer uma obrigação. Afinal, estamos falando em motivar e não em exigir.
2. Torne-se um líder inspirador
Tanto no estudo da Edenred quanto no da SHRM, ficou claro que os profissionais valorizam muito a inspiração de suas lideranças.
Para tal, é interessante evoluir da “chefia” para a liderança inspiradora.
Os líderes que conseguem isso, normalmente, podem fazer com que seus colaboradores se engajem e superem desafios ao mesmo tempo em que sentem orgulho de fazer parte da equipe.
Se for o caso, estudar um pouco de gestão de pessoas pode ser muito útil. Uma combinação de gestão comercial com RH costuma fazer um excelente efeito na relação com os profissionais.
3. Melhore a comunicação de ‘mão dupla’
Muitos líderes não conseguem atingir o fator ‘ motivacional vendas ’ em seus times, pois não dão o devido valor à comunicação.
Uma maneira de errar é achar que basta comunicar. Comunicação não é isso. É preciso emitir mensagens e ter disponibilidade para receber feedbacks, interagir, promover debates construtivos etc.
Outra dica importante: equilibre o uso de tecnologias com a interação face a face. Com a disseminação tecnológica atual, é fundamental não perder o contato pessoal com os vendedores. O olho no olho é sempre mais inspirador do que mensagens em aplicativos, por exemplo.
4. Disponibilize tecnologia na medida certa
Por falar em tecnologia, uma força de vendas motivada e vitoriosa é aquela que possui as ferramentas necessárias para facilitar sua rotina.
Não dá para esperar que profissionais com vocação para interagir com clientes, persuadir e fechar negócios se sintam confortáveis fazendo trabalhos burocráticos.
Use um bom CRM para automatizar processos, facilitar agendas, agilizar pedidos, ordenar e interpretar dados, entre outras vantagens.
O que você tem feito para elevar o fator ‘ motivacional vendas ’ na sua operação comercial? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!