motivacional vendas

Motivacional vendas: por que essas duas palavras devem andar juntas no seu negócio?

As palavras ‘ motivacional vendas ’ estão entre as mais buscadas no Google por gestores comerciais. Isso indica que tem muitos líderes buscando ideias para tornar suas equipes mais motivadas e produtivas.

E é isso mesmo, o mundo corporativo têm entendido que quanto mais motivadas estiverem as equipes, mais elas conseguem superar desafios e contornar objeções dos clientes.

É sobre isso que vamos conversar ao longo deste artigo.

Você vai ver, a seguir, o que está em jogo na atualidade na hora de motivar vendedores e também ter algumas dicas práticas.

Acompanhe!

Motivacional vendas: o que motiva os vendedores a superar desafios?

O ‘The 2016 Edenred Barometer’, estudo realizado pela Edenred com mais de 14 mil profissionais (inclusive brasileiros), descobriu que existem quatro poderosos gatilhos de motivação de equipes:

  1. dedicação;
  2. inspiração;
  3. persistência;
  4. e geração de grandes ideias.  

Na área comercial, a combinação desses fatores, quando bem estimulados, pode fazer com que os vendedores vão além do habitual, produzam mais e melhor.

E estamos falando aqui tanto da geração de oportunidades quanto do relacionamento para fidelizar clientes. Ou seja, de resultados em curto, médio e longo prazo.

Na prática, vendedores motivados se dedicam mais e vencem bloqueios mentais que podem impedi-los de vender; com inspiração, tornam o dia a dia da equipe mais leve e até divertido; se tornam mais persistentes e não desistem facilmente diante das dificuldades do mercado e, por fim, conseguem colocar ideias criativas em prática para transpor obstáculos.

Dicas: como fazer do fator ‘ motivacional vendas ’ uma mola propulsora dos resultados dos seus vendedores?

O estudo da Edenred vai muito ao encontro do que a Sociedade Americana de Gestão de Recursos Humanos (SHRM) publicou em 2015. Nesta investigação, foi descoberto que apenas 39% dos profissionais estavam satisfeitos com seu dia a dia de trabalho, justamente porque não se sentem motivados.

Dito isso, resolvemos reunir algumas dicas que todo gestor comercial pode colocar em prática facilmente para motivar seus vendedores.

É o que você vai ver a seguir:

1. Promova a alta performance

Se a dedicação pode motivar os profissionais, cabe ao gestor demonstrar o quanto a alta performance é importante para o negócio.

Logo, promover a capacitação técnica, incentivar o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis, reconhecer e premiar os melhores desempenhos, entre outras ações, pode estimular os profissionais.

Logicamente, isso deve ser feito de forma natural, sem parecer uma obrigação. Afinal, estamos falando em motivar e não em exigir.

2. Torne-se um líder inspirador

Tanto no estudo da Edenred quanto no da SHRM, ficou claro que os profissionais valorizam muito a inspiração de suas lideranças.

Para tal, é interessante evoluir da “chefia” para a liderança inspiradora.

Os líderes que conseguem isso, normalmente, podem fazer com que seus colaboradores se engajem e superem desafios ao mesmo tempo em que sentem orgulho de fazer parte da equipe.

Se for o caso, estudar um pouco de gestão de pessoas pode ser muito útil. Uma combinação de gestão comercial com RH costuma fazer um excelente efeito na relação com os profissionais.

3. Melhore a comunicação de ‘mão dupla’

Muitos líderes não conseguem atingir o fator ‘ motivacional vendas ’ em seus times, pois não dão o devido valor à comunicação.

Uma maneira de errar é achar que basta comunicar. Comunicação não é isso. É preciso emitir mensagens e ter disponibilidade para receber feedbacks, interagir, promover debates construtivos etc.

Outra dica importante: equilibre o uso de tecnologias com a interação face a face. Com a disseminação tecnológica atual, é fundamental não perder o contato pessoal com os vendedores. O olho no olho é sempre mais inspirador do que mensagens em aplicativos, por exemplo.

4. Disponibilize tecnologia na medida certa

Por falar em tecnologia, uma força de vendas motivada e vitoriosa é aquela que possui as ferramentas necessárias para facilitar sua rotina.

Não dá para esperar que profissionais com vocação para interagir com clientes, persuadir e fechar negócios se sintam confortáveis fazendo trabalhos burocráticos.

Use um bom CRM para automatizar processos, facilitar agendas, agilizar pedidos, ordenar e interpretar dados, entre outras vantagens.

 

O que você tem feito para elevar o fator ‘ motivacional vendas ’ na sua operação comercial? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

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