Follow-up: o que é e qual o seu papel no processo de vendas?

Sua equipe de vendas perde muitas oportunidades? Entenda porque fazer follow-up no contato com leads e como o CRM pode ajudar!

Você entrou em contato com um lead promissor, mas nunca mais teve resposta? Recebeu um “agora não é o melhor momento”? Ou somente um categórico “não”?

Não é preciso se desesperar! Segundo informações do Invesp CRO, cerca de 60% dos clientes dizem “não” quatro vezes antes de dizerem “sim”.

Ou seja, o relacionamento com o lead não pode acabar tão cedo, afinal você pode perder uma oportunidade de ouro!

Essa é a importância de realizar um bom follow-up! Mas o que isso significa e como funciona? Confira!

O que é follow up?

Follow-up é um termo em inglês que significa, basicamente, seguir ou acompanhar. A expressão é utilizada em diferentes áreas, como Marketing e Vendas, porém sempre tem o sentido de realizar um acompanhamento, seja com imprensa, clientes ou possíveis clientes.

Em Vendas, o “follow-up” são as ações que o seu time realiza após uma reunião, apresentação de proposta ou outra forma de contato Essas ações têm o objetivo de fazer com que o lead avance no processo de compra. 

Ou seja, fazer um follow-up é retomar o contato e acompanhar o lead após um contato anterior. Isso pode ser feito por e-mail, telefone, mensagens, videoconferência, ou até mesmo por até uma visita presencial. 

É assim que o setor de Vendas de diversos segmentos guia o lead até o fechamento do contrato e evita a perda de oportunidades.

Por que o follow-up é importante?

Segundo dados do Marketing Donut, 80% das vendas ocorrem apenas a partir do quinto follow-up! Porém, 44% dos vendedores desistem logo após o primeiro. Ou seja: tem muita oportunidade sendo perdida por falta de acompanhamento.

Além disso, o follow-up é especialmente necessário em processos complexos de venda, ou seja, em negociações mais longas. Isso porque é mais difícil manter o interesse do lead ao longo do tempo e de todo o processo. 

Assim, o follow-up age como um estímulo para que o lead se lembre da sua empresa e da oportunidade.

O follow-up também é uma chance para o vendedor construir um relacionamento de confiança com o lead, mostrando que está disponível para lhe dar atenção e colocando-se como especialista no assunto

E, para quem acha que leads que precisam de tanto follow-up nunca fecham o contrato, nós temos a experiência prática!

Diferença do follow-up na prática

A Unimed Norte de Minas, operadora de planos de saúde que atende mais de 75 mil vidas espalhadas por 74 cidades do estado mineiro, costumava perder diversos leads sem saber o motivo.

Segundo o Coordenador de Vendas da instituição, Bruno Tibo,  80% dos vendedores deixavam de fazer follow up com os clientes, após um ou dois contatos. Foi aí que a Unimed Norte de Minas decidiu investir em um CRM especializado para a área da saúde.

Além de otimizar o dia a dia dos vendedores, o software também trouxe benefícios para o próprio gestor. Afinal, a visualização do dashboard, intuitiva e completa, permite enxergar o cronograma de atividades de cada vendedor e, até mesmo, o que está em atraso.

“Eu consigo fazer o acompanhamento, saber como está o desenvolvimento de cada vendedor. Enxergar o que está acontecendo no processo de vendas, de onde vêm os clientes, é importante. Agora, é possível medir isso, monitorar todos os canais”, explica Tibo.

Hoje, com a maior facilidade e a organização dos follow-ups, a Unimed Norte de Minas registra contratos fechados após cinco ou seis contatos!

“Com o CRM diminuímos esse gargalo, porque todos conseguem visualizar melhor as tarefas e a agenda”, complementa o Coordenador de Vendas.

Quer saber mais sobre a implantação do sistema e as melhorias conquistadas pela Unimed Norte de Minas? Leia na íntegra.

Como Smark CRM pode ajudar?

Smark CRM é uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente, que pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. É a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.

Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus consumidores.

Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local. 

Ou seja, fica muito fácil realizar o follow-up dos clientes sem perder nenhum contato e nenhuma informação, além de ter apoio em diversas outras atividades!

Com o Smark CRM, torna-se mais fácil:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Tudo isso em uma plataforma intuitiva e que se integra aos demais softwares já utilizados pela sua empresa, como aplicações de marketing, por exemplo. Somando-se tecnologia e gatilhos mentais, você pode acelerar as vendas da sua organização.

Agora, é a sua vez!

Além de fazer um follow-up eficiente, é importante contar com uma tecnologia robusta que traga mais agilidade, organização, dados e produtividade ao seu departamento comercial. E é aqui que entra o sistema de CRM!

Mas o seu CRM não funciona de forma integrada com os demais sistemas usados na sua empresa? Sua equipe tem dificuldades para usá-lo no dia a dia? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especialmente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Experimente na prática e de forma gratuita!

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