CRM personalizado: que recursos o software deve ter para atender sua empresa?

Antes de falarmos do CRM personalizado, vamos refletir um pouco sobre a facilidade de encontrar ferramentas tecnológicas. O acesso à tecnologia nunca foi tão simples como é atualmente. Não é preciso mais investir rios de dinheiro e nem passar por processos traumáticos de implantação para conseguir recursos essenciais para a operação do negócio.

Contudo, essa facilidade toda também pode gerar dúvidas na hora de escolher os melhores sistemas e equipamentos. É aí que a personalização ganha força. É importante se certificar que as soluções tecnológicas escolhidas sejam 100% aderentes e que ajudem na sustentabilidade do negócio em médio e longo prazo.

Sobre isso vamos conversar ao longo deste artigo. Você vai ver porque é fundamental que o CRM disponibilizado para o seu time de vendas possa ser personalizado de acordo com as especificidades da sua empresa. Acompanhe!

O que é personalização?

Mas, espere! O que é mesmo a personalização de um CRM? Esse conceito nada mais é do que a possibilidade de fazer adaptações variadas para que a ferramenta atenda a todas as necessidades dos profissionais que a utilizam bem como que ela gere inteligência de gestão na medida certa.

A personalização é o contrário da adoção de um software estático, que não pode ser modificado. Sem ela, a empresa precisa se adaptar ao software e não o contrário, que, no caso, é o ideal.

Como garantir que sua empresa terá um CRM personalizado?

A seguir, veja tudo que um bom CRM deve ter para atender às necessidades mais particulares da sua empresa:

Funcionalidades e campos

As funcionalidades e campos do sistema, que é o que os usuários irão visualizar e operar, devem ser adaptáveis ao negócio. Nenhuma empresa é igual, cada uma tem seus processos e precisa que o sistema seja flexível para se adaptar a ele.

Sem funcionalidades e campos personalizados, é normal que os vendedores deixem de registrar informações fundamentais, pois eles não reconhecem a importância disso para a gestão inteligente do comercial.

Relatórios

Na hora de gerar relatórios gerenciais, cada líder comercial sabe quais são as informações mais importantes para sua tomada de decisão. Agora, se o sistema não permite o cruzamento das informações conforme as necessidades do gestor, fica difícil tornar o controle da operação inteligente e dinâmico.

Visão hierárquica

Nem todos os usuários precisam ter acesso a todas as funcionalidades. Numa empresa com filiais e canais de venda, por exemplo, pode-se definir que negócios cada profissional por ver de acordo com sua unidade de negócios e com sua função (gerente comercial, vendedor, marketing etc.).

Funil de vendas

Quando se trata do funil comercial, cada empresa sabe exatamente quais são as etapas percorridas pelos clientes até a decisão de compras. Então é importante que o CRM tenha a flexibilidade para que o gestor comercial juntamente com sua equipe defina as atividades que devem ser realizadas para o sucesso da estratégia.

Ações de relacionamento

Por fim, no que tange às ações de relacionamento também é importante que o software de CRM possa ser personalizado. Isso porque cada operação comercial é única e tem suas particularidades. Há empresas cujo processo de vendas é feito todo por telefone, em outras os vendedores precisam fazer visitas, e assim por diante.

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