conversão de vendas

Conversão de vendas: como impulsioná-la com geração de leads usando o CRM.

Aprenda a otimizar a geração de leads e aumentar a sua conversão de vendas em 5 dicas usando o CRM como seu aliado!

Em meio aos diversos indicadores de desempenho usados pelo time comercial, a taxa de conversão de vendas claramente é um dos aspectos que mais precisam de acompanhamento e atenção.

A conversão de vendas indica, acima de tudo, a porcentagem de pessoas que realizam uma compra no seu negócio dentro de um período de tempo e, considerando essa informação valiosa, é possível entender se as suas estratégias comerciais estão sendo eficazes.

Neste artigo vamos discutir como a conversão de vendas está relacionada a geração de leads e como o uso de um moderno software de CRM pode te ajudar a otimizar seus resultados.

Confira! ⬇️ 

O que é conversão de vendas?

Seja em um pequeno negócio ou em uma grande multinacional, a conversão de vendas se destaca primordialmente como um indicador crucial para o sucesso da operação. 

Isso pois ainda mais do que apenas gerar leads, quando o tema é conversão de vendas, o foco reside em transformar leads em clientes pagantes.

Imagine um funil: na parte superior, você tem diversos leads, que são pessoas que demonstraram interesse em seu produto ou serviço. 

Como resultado, à medida que esses leads percorrem o funil, alguns se qualificam e se tornam oportunidades de venda

O objetivo final é converter essas oportunidades em vendas fechadas, aumentando consideravelmente o lucro do seu negócio.

Aprofunde seus conhecimentos – Cultura organizacional para vendas: o que é, qual a sua importância e 5 vantagens de investir em uma.

Geração de leads e conversão de vendas: como estão ligadas?

A geração de leads e conversão de vendas são como os dois lados da mesma moeda para a sua estratégia de vendas dar certo. 

Ambas são peças fundamentais para a sustentabilidade do seu negócio, mas atuam em etapas distintas e complementares do processo de venda.

Sem geração de leads, não há conversão de vendas. 

Entendendo a Geração de leads:

A geração de leads consiste em um conjunto de campanhas para atrair e capturar informações para rechear o seu CRM de contatos das pessoas que demonstraram interesse em seu produto ou serviço. 

Além disso, essa etapa inicial do processo de vendas pode abranger diversas estratégias, como:

 

🟠Marketing de Conteúdo: Criação e compartilhamento de conteúdo relevante e informativo, atraindo leads qualificados para sua rede social ou blog.

🟠SEO (Otimização para Mecanismos de Busca): Otimização do seu site para ranquear melhor nos resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade e atraindo leads orgânicos.

🟠Anúncios Online: Criação de campanhas pagas em plataformas como Google Ads e Facebook Ads, direcionando anúncios para públicos específicos com alta probabilidade de conversão.

 

Confira também –  Otimização de funil de vendas: como usar o CRM para aumentar seus resultados. 

5 dicas para maximizar a conversão de vendas usando o CRM na geração de leads

Um CRM (Customer Relationship Management) é um aliado poderoso quando utilizado de forma estratégica para impulsionar a geração de leads e a conversão de vendas. 

E, muitas vezes, essa ferramenta é o que falta para uma empresa decolar!

Ao integrar as ações de marketing e vendas usando o CRM, é criado um ciclo virtuoso que otimiza todo o processo de vendas e potencializa os resultados do seu negócio.

Se perguntando por onde começar? Experimente essas 5 dicas. 👇

Organize a sua base de leads em grupos com a segmentação automática

Isso permite, desse modo, que você personalize suas ações de marketing e vendas para cada grupo, aumentando a relevância das mensagens e possibilitando uma maior conversão de vendas.

Construa uma nutrição de leads personalizada

A nutrição de leads é essencial principalmente para nutrir a base e guiar os leads gerados em sua jornada de compra e usando o CRM, você pode enviar e-mails personalizados; automatizar campanhas de nutrição e monitorar o engajamento. 

Identifique os leads com maior potencial

Uma coisa importante a ser lembrada é que nem todos os leads se tornam oportunidades de venda. Por isso, usar o CRM para qualificar seus leads e identificar aqueles com maior potencial de compra, te poupará tempo!

Em conclusão, assim você pode priorizar seus esforços nos que têm mais chances de fechar e otimizar o resultado de conversão de vendas.

 

Continue!

 

Defina gatilhos de contato

Use o CRM para configurar gatilhos de contato que automatizam o envio de mensagens ou a notificação para a equipe de vendas quando um lead realizar determinada ação, como baixar um e-book ou solicitar um orçamento.

Faça o follow-up consistente

Você sabia que 80% dos clientes compram apenas a partir do quinto contato com uma empresa? Por isso o follow-up, ou, acompanhamento personalizado, é fundamental. 

Você pode usar o CRM com o intuito de agendar mensagens de acompanhamento ou adicionar lembretes para fazer ligações ao possível cliente.

 

Com o Smark CRM, fica mais fácil:

 

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

 

Ainda, com o software, é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

 

Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.

O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM

“O Smark CRM  tem auxiliado a SPSP em nosso processo de gestão de vendas, facilitando as decisões, proporcionando uma visão geral de nosso segmento e contribuindo para que cada vendedor tenha um histórico completo do relacionamento com o cliente”. Gestor de Vendas e Marketing da SPSP, Saulo Cirino⭐⭐⭐⭐⭐

“Até agora, toda a essência das tratativas comerciais ficava exclusivamente com o consultor. Ou seja, os gestores não conseguiam acompanhar as negociações, tampouco medir a eficácia da apresentação de cada profissional”. Juliana Dias, gestora de marketing do Grupo Adservi. ⭐⭐⭐⭐⭐

Agora, é a sua vez!

A sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Agende uma demonstração gratuita do CRM da Smark e entenda como ampliar de conversão de vendas.

 

Posts Recomendados

relatórios e dashboards
Relatórios e Dashboards no CRM: entenda a importância de ter analytics personalizados.
12 de julho de 2024
Saiba tudo sobre a importância de analytics personalizados em relatórios e dashboards de um CRM para monitorar KPIs e tomar […]
segurança de dados
Segurança de dados em sistemas de CRM: 5 boas práticas para proteger informações de clientes.
25 de junho de 2024
A segurança de dados em sistemas de CRM está se tornando cada vez mais importante. Confira neste artigo algumas dicas […]
vendas b2b
Vendas B2B: como um CRM de vendas pode ajudar a escalar seus resultados!
10 de junho de 2024
Em busca de um sistema CRM para vendas B2B? Fique por dentro de tudo o que o Smark CRM pode […]