Como ter uma alta performance em vendas durante a pandemia? Confira as dicas de um especialista

A preparação do vendedor é um etapa sumamente importante se você quer ter uma equipe com alta performance em vendas. Mas como manter esse foco mesmo durante a pandemia?

Para evitar direcionar seus esforças em ações que sejam pouco eficientes ou produtivas, convidamos o especialista em vendas consultivas e CEO da SMark, Leandro Ceccato, para dar dicas sobre o assunto.

Esse é momento para pegar o papel e caneta e partir para ação!

Alta performance em vendas durante a pandemia: dicas de um especialista

Disciplina na gestão da carteira de clientes

A primeira dica do especialista é sobre manter a disciplina na gestão da carteira de clientes.

Segundo Leandro, “é fundamental que o vendedor mantenha os contatos em dia, tenha um horário do dia para se dedicar a abrir novos negócios e um horário para fallow-ups.”

Ou seja, se organize para fazer uma triagem de novos negócios e tenha também horário para atividades complementares, por exemplo:

  • Propostas;
  • Contrato;
  • Atividades que não estejam ligadas a prospecção.

Ele complementa: “Manter a organização nesse momento é fundamental. Principalmente para quem está trabalhando em home office. É necessário manter a disciplina nas atividades.”

Não perca tempo com negócios sem futuro

Não perder tempo com negócios que já passaram do prazo limite, a ponto de a venda tomar um tempo importante do dia do vendedor é essencial nesse contexto de pandemia.

Nesse sentido, o uso de um CRM é extremamente importante para automatizar processos e otimizar o tempo do vendedor.

Crie templates e modelos de e-mails

Outra dica é sobre “criar templates e modelos dos emails para cada situação que surgem no dia a dia.”

Por isso, tenha modelos de comunicação por e-mail prontos para cada situação que se passa.

O CRM também é importante para essa tarefa, já que com ele é possível cadastrar o maximo de atividades do dia a dia, seja no envio de proposta ou até mesmo na geração de email e no envio de contratos.

Funil de vendas saudável

Leandro afirma que é importante “manter um funil de vendas saudável, que realmente estão no perfil buscado, que atendem os requisitos da empresa e que ainda não venceram.”

De olho nas mudanças de hábitos do cliente durante a pandemia

“As vezes fica mais difícil chegar até o contato e o interlocutor, você vai ligar pra empresa e a pessoa vai estar em home office. Por isso, para manter uma alta performance em vendas é necessário outras estratégias, até mesmo contatos através de redes sociais.” afirma o especialista.

Ou seja, as pessoas de modo geral estão recebendo mais e-mails do que antes. Assim, o cliente tende a excluir os e-mails sem ler. Por isso, é importante pensar no assunto que vai ser utilizado para evitar que ele seja descartado junto com os demais.

Leandro ainda completa “Se conseguir o WhatsApp, use! Ele propicia um contato mais imediatista, as pessoas tendem a responder muito mais esse contato do que por email.”

Por último, Leandro Ceccato deixa um recado para aqueles que desejam manter uma alta performance em vendas mesmo durante a pandemia:

“Não se conforme com os resultados atuais. Encare esse cenário que estamos vivendo como se fosse para sempre. Adeque a sua operação como se isso fosse ser o novo cenário permanente. Apenas assim iremos realmente fazer mudanças que podem trazer resultados.”

Afinal, por que SMark CRM é ideal para o meu negócio?

Pronto para rodar uma estratégia vencedora de vendas, o SMark CRM é a ferramenta que faltava na sua empresa para que o gerente possa ter mais insights estratégicos.

Alguns dos recurso do SMark CRM são:

  • Gestão do funil de vendas por regional;
  • Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
  • Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
  • Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
  • Fluxos automatizados de Go-no-Go;
  • Lembretes diários de followups e visitas;
  • Integração das equipes de agendamento com os consultores;
  • Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.

Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa.


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

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