Problemas com as vendas de planos de saúde? Entenda que, depois de um tempo utilizando os mesmos métodos, é normal que o vendedor caia na mesmice e tenha sua produtividade reduzida.

No entanto, só porque é normal, não quer dizer que tenhamos que nos acostumar com o marasmo de estratégias. Na verdade, isso é apenas um motivo para repensar os planos de vendas e aprender como produzir e vender mais.

Neste post, nós elencamos as principais práticas de vendas de planos de saúde que contribuem para o resgate da motivação dos vendedores.

Vamos lá?

Vendas de planos de saúde: dicas para vender mais e produzir melhor

1 – Não venda para quem não quer comprar

Tudo bem. Sabemos que a dica parece óbvia, mas, na prática, inúmeros vendedores perdem tempo com prospects que não estão mais interessados na compra (ou nunca estiveram).

Por quê? Um dos principais motivos é a necessidade desenfreada de bater metas. Além disso, esse prospect que não está interessado pode ser sinal de falha na hora qualificar os leads.

2 – Nunca termine seu dia sem planejar o próximo

Tempo é prioridade. Se você quer vender mais no seu dia a dia, deve definir primeiro uma prioridade.

Mas lembre-se: seu dia não é apenas vender plano de saúde. Com certeza, você vai querer fazer alguma atividade física ou sair com os amigos ou até ir àquela palestra sobre vendas imperdível.

Se você quer vender mais, deve começar a planejar o seu dia, planejar seu mês, seu ano. Quando foi a última vez que você tirou férias?

Talvez você não esteja conseguindo vender porque está perdendo muito tempo com coisas bobas, ou está com estresse por trabalhar demais sem ter resultados. Você pode resolver esses dois problemas realizando um planejamento eficiente.

3 – Defina um bom processo de vendas

O processo de vendas muda muito. Fatores como localização geográfica e políticas de cada operadora exigem adequação do processo de vendas. No entanto, podemos dar algumas dicas gerais que você pode adaptar conforme sua realidade.

Entenda que o importante é você descrever um processo para você de, no mínimo, 3 fases – e no máximo 7. Isso ajudará a otimizar as tomadas de decisões, principalmente se você está pensando em aumentar sua equipe de vendedores.

Lembre-se que quando você começar a gerenciar o seu processo, você vai conseguir identificar qual parte pode melhorar para conseguir obter mais retorno.

4 – Invista em um software que automatize a captação e conversão de clientes

Você já deixou de vender para pessoas desinteressadas, está planejando o seu dia e já tem um processo de vendas bem definido? Então, você já conseguiu ser produtivo e aumentar as vendas.

Agora, você precisa analisar o que pode ser automatizado. Acredite: apenas com um software adaptado para as suas necessidades você conseguirá parar de se preocupar com tarefas operacionais, poupar tempo, ter acesso a relatórios que ajudam na retenção e no sucesso do cliente e históricos de vendas completos.

Como o SMark CRM ajuda na venda de planos de saúde?

O uso de um CRM de vendas pode ser decisivo para alavancar resultados na hora de vender planos de saúde. No entanto, sua utilidade não termina por aí.

Afinal, as vendas também se fazem acompanhando constantemente os métodos e comportamento dos vendedores. Em outras palavras: é preciso ter um processo de vendas claro e um bom monitoramento de desempenho para se ter sucesso.

Com o SMark CRM, você consegue exercer esse controle de equipe e muito mais. Ele ainda permite que você tenha acesso a:

  • Oportunidades em aberto;
  • Gestão completa do pós-venda;
  • Funil de vendas de vendedores;
  • Taxas de conversão em cada fase;
  • Relatórios com indicadores;
  • Histórico completo de ações de venda.

Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa. 


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.