reuniões inspiradoras e produtivas

6 maneiras de transformar reuniões (chatas) em inspiradoras e produtivas

São nas famigeradas reuniões que a gente organiza ‘a casa’, debate estratégias e discute o planejamento. Ainda que fundamentais, esses encontros costumam ser vistos por muitos como um entrave. E, em muitos casos, são perda de tempo! Ter reuniões inspiradoras e produtivas, entretanto, não é tarefa fácil, mas é possível.

Colaboradores não gostam de parar suas atividades para conversar sobre o que funciona e o que não funciona em uma empresa. É assim nos mais variados setores de uma companhia, e não seria diferente entre a equipe de vendas.

Reuniões inspiradoras e produtivas

Mas, existem maneiras de minimizar a antipatia e reunir a equipe para conversas relevantes e produtivas. O desafio, no entanto, de tornar as reuniões menos chatas é sua, gerente de vendas!

::: Como aumentar o market share dos seus clientes? O especialista em vendas te ensina!

::: Melhore processos e aumente suas vendas com SMark CRM

1) Para começar bem

Comece reuniões com disposição e discurso inspirador. Mas faça isso de maneira objetiva, sem rodeios. É isso causa um impacto inicial positivo, afinal. Você também pode pedir a um colaborador que faça as honras do encontro.

2) Sem “encher linguiça”

Não perca tempo com assuntos desnecessários e siga o cronograma de temas pré-definido.

3) A meta é a meta

Ao falar sobre metas, relate seu próprio desempenho para a equipe. Peça que os colaboradores façam o mesmo. Se houver alguém que não atingiu os objetivos, não provoque constrangimento, mas use isso de exemplo para mostrar ao grupo alternativas de como melhorar a performance.

4) Compartilhe vivências

Use cases pessoais, mas foque os relatos nas experiências profissionais, e não nas trajetórias individuais. Destaque histórias de sucesso narradas pelos colaboradores, estimulando o time a tomar notas daquilo que vale a pena ser lembrado e aplicado em outras situações.

5) Dê retorno

Faça com que os encontros abordem ensinamentos e não apenas relatos. Isso deixa as reuniões mais dinâmicas e interessantes para quem assiste. Estimule, portanto, o compartilhamento de boas práticas, fale sobre possibilidades de aprimoramento e dê feedbacks. Aproveite também para elogiar quem merece.

6) Incentive e inspire

Enfim, demonstre apreço por seus colaboradores, converse com eles e mantenha o tom agregador. Assim você vai estimular o grupo e fazer com reuniões pareçam menos enfadonhas.

>>> Dicas: Monte uma equipe de vendas matadora

>>> Supere a crise com um Processo de Venda adequado ao seu negócio

>>> Conquiste Leads qualificados com dicas de especialistas


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

spin selling
SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais
17 de abril de 2024
De tempos em tempos surgem novas estratégias comerciais. E a metodologia SPIN Selling é uma delas.  O objetivo principal de […]
processo de vendas
Processo de vendas: conheça 5 etapas fundamentais
10 de abril de 2024
Ao seguir as etapas definidas pelo processo de vendas, a equipe se engaja em atividades direcionadas para alcançar os objetivos […]
satisfação do cliente
Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.
4 de abril de 2024
Descubra como melhorar a satisfação do cliente usando um moderno software de CRM para melhorar a sua gestão de vendas […]