São nas famigeradas reuniões que a gente organiza ‘a casa’, debate estratégias e discute o planejamento. Ainda que fundamentais, esses encontros costumam ser vistos por muitos como um entrave. E, em muitos casos, são perda de tempo! Ter reuniões inspiradoras e produtivas, entretanto, não é tarefa fácil, mas é possível.
Colaboradores não gostam de parar suas atividades para conversar sobre o que funciona e o que não funciona em uma empresa. É assim nos mais variados setores de uma companhia, e não seria diferente entre a equipe de vendas.
Reuniões inspiradoras e produtivas
Mas, existem maneiras de minimizar a antipatia e reunir a equipe para conversas relevantes e produtivas. O desafio, no entanto, de tornar as reuniões menos chatas é sua, gerente de vendas!
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1) Para começar bem
Comece reuniões com disposição e discurso inspirador. Mas faça isso de maneira objetiva, sem rodeios. É isso causa um impacto inicial positivo, afinal. Você também pode pedir a um colaborador que faça as honras do encontro.
2) Sem “encher linguiça”
Não perca tempo com assuntos desnecessários e siga o cronograma de temas pré-definido.
3) A meta é a meta
Ao falar sobre metas, relate seu próprio desempenho para a equipe. Peça que os colaboradores façam o mesmo. Se houver alguém que não atingiu os objetivos, não provoque constrangimento, mas use isso de exemplo para mostrar ao grupo alternativas de como melhorar a performance.
4) Compartilhe vivências
Use cases pessoais, mas foque os relatos nas experiências profissionais, e não nas trajetórias individuais. Destaque histórias de sucesso narradas pelos colaboradores, estimulando o time a tomar notas daquilo que vale a pena ser lembrado e aplicado em outras situações.
5) Dê retorno
Faça com que os encontros abordem ensinamentos e não apenas relatos. Isso deixa as reuniões mais dinâmicas e interessantes para quem assiste. Estimule, portanto, o compartilhamento de boas práticas, fale sobre possibilidades de aprimoramento e dê feedbacks. Aproveite também para elogiar quem merece.
6) Incentive e inspire
Enfim, demonstre apreço por seus colaboradores, converse com eles e mantenha o tom agregador. Assim você vai estimular o grupo e fazer com reuniões pareçam menos enfadonhas.
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