Faça sua equipe render mais

Faça sua equipe render mais: tenha um gerente de vendas que se faz entender

Qualquer empresa que trabalha com produtos ou serviços sabe a importância do setor de vendas. Afinal, essa é a área diretamente responsável pela saúde financeira da companhia. Por isso, faça sua equipe render mais e, com uma atenção especial para que esteja sempre azeitada, faça os negócios progredirem. Apesar de óbvio, isso nem sempre é tão simples.

Faça sua equipe render mais

Um departamento de vendas eficaz passa pela gestão de um líder capacitado para o cargo que ocupa. Isso não significa apenas que esse administrador seja competente, mas que, além disso, saiba lidar bem e se comunicar com o grupo que trabalha.

—-> Já pensou que os clientes podem estar comprando pouco porque não recebem a atenção que merecem (e exigem)?

De acordo com o Executivo de Vendas e Marketing Robinson Tomaschitz, que tem cerca de 20 anos de experiência em gestão comercial em companhias de grande, médio e pequeno porte, um bom gestor tem de ser objetivo e se fazer entender com facilidade.

“Isso não significa que esse profissional deva falar mais, e sim transmitir inteligentemente as informações aos seus interlocutores, tanto na forma verbal (escrita e falada) quanto na forma não verbal (expressões e atitudes)”, afirma Tomaschitz.

Flexibilidade e humanização

O especialista complementa, no entanto, que um gerente de vendas é um representante institucional e, por conta disso, deve portar-se de maneira flexível e humanizado. E como saber se um gerente de vendas reúne essas qualidades e está apto para liderar um grupo de vendedores?

“Um bom gerente de vendas se identifica por sua capacidade de reflexão, sensibilidade, liderança carismática e sabedoria para unir as diferentes personalidades em um mesmo objetivo”, explica Tomaschitz.

Para facilitar o reconhecimento de um bom gerente de vendas, portanto, Tomaschitz lista cinco características que podem apontar um profissional talhado para a função:

Visão global:

Conhecimento macro dos ambientes interno e externo no qual o negócio está inserido.

Inteligência emocional:

Conhecer seus pontos fortes e fracos e administrá-los conscientemente com foco no resultado.

Aberto a mudanças e inovações:

Adaptar-se ao novo rapidamente, propagando-o aos demais de sua equipe.

Criativo para resolver problemas:

Ser parte da solução e não do problema.

Visão empreendedora:

Sentimento de dono do negócio.

>>> Dicas: Monte uma equipe de vendas matadora

>>> Supere a crise com um Processo de Venda adequado ao seu negócio

>>> Conquiste Leads qualificados com dicas de especialistas


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

spin selling
SPIN Selling: o que é e como adotar essa metodologia para vender mais
17 de abril de 2024
De tempos em tempos surgem novas estratégias comerciais. E a metodologia SPIN Selling é uma delas.  O objetivo principal de […]
processo de vendas
Processo de vendas: conheça 5 etapas fundamentais
10 de abril de 2024
Ao seguir as etapas definidas pelo processo de vendas, a equipe se engaja em atividades direcionadas para alcançar os objetivos […]
satisfação do cliente
Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.
4 de abril de 2024
Descubra como melhorar a satisfação do cliente usando um moderno software de CRM para melhorar a sua gestão de vendas […]