Microgerenciamento: como não gerenciar uma equipe de vendas

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Você sabe o que é microgerenciamento e como ele pode ser prejudicial para a sua equipe de vendas?

Perder o controle da equipe é um medo comum entre os gestores. Entretanto, esse medo muitas vezes pode fazer com que o gestor não de a autonomia necessária para que o trabalho seja desenvolvido de forma fluída e objetiva.

O microgerenciamento é uma realidade em diversas equipes de vendas, mas também é um ótimo exemplo de como não se deve gerenciar uma equipe.

Pensando nisso, desenvolvemos esse post para te mostrar porque esse tipo de gestão é tão perigosa para o sucesso da sua equipe. Acompanhe!

O que é microgerenciamento?

O microgerenciamento é quando um gestor desenvolve um comportamento rígido e sem autonomia para os vendedores. Muitas vezes, o próprio gestor não percebe, já que a sua intenção é apenas reduzir as chances de um erro acontecer.

Assim, esse tipo de liderança costuma controlar os projetos e atividades da equipe em níveis minuciosos. Ou seja: resta pouco ou nenhum espaço para que a equipe desenvolva o seu trabalho de forma autônoma.

Não, o gestor aqui não é um grande violão. Porém, é preciso entender o quão prejudicial esse comportamento pode ser tanto para equipe quanto para si próprio.

Quais os malefícios dessa prática?

Começamos por um estudo da Gallop onde diz que: 75% das quais as pessoas existem se resume ao seu gerente.

Ou seja, pensar sobre a sua forma de liderança é garantir que seus melhores vendedores permaneçam ao seu lado. Assim, um dos grandes problemas da microgestão é quando o gerente acaba perdendo a visão estratégica e de liderança.

Alguns dos maiores problemas causados são:

  • Perda da visão de negócio como um todo;
  • Prática não-escalável;
  • Diminui a confiabilidade da equipe;
  • Aumenta a rotatividade de vendedores;

Como deixar de praticar o microgerenciamento?

Digamos que você chegou a aceitar que é um microgerente e percebeu que não está agindo conforme o profissional que gostaria de ser. Agora, chegou o momento de se perceber e corrigir as atitudes que não fazem mais sentido para você.

Portanto, pergunte a si mesmo de onde vem essa pressão e comece realizando algumas tarefas simples mas essenciais para a sua mudança:

    • Converse com a sua equipe: a melhor maneira de saber como avançar é obtendo uma imagem completa da situação. Por isso, ouvir a sua equipe nesse momento pode ser fundamental;
    • Reconstrua a confiança: para que sua equipe evolua de forma autônoma, é necessário confiança. Entretanto, você precisa continuar tendo informações sobre o fluxo de trabalho. Por isso, um sistema CRM é fundamental, apenas assim você será capaz de supervisionar sua equipe e fornecer ferramentas para que ela trabalhe de forma independente;
    • Mantenha o seu novo estilo de gerenciamento: agora que você já entendeu o que precisa fazer, é necessário colocar em prática e manter esse novo estilo. Apenas assim você será capaz de colher os frutos de uma equipe autônoma e de confiança.

 

 

 

Você já conhece o SMark CRM?

O uso de um CRM de vendas pode ser decisivo para alavancar resultados na hora de captar clientes e vender. No entanto, sua utilidade não termina por aí.

Afinal, as vendas também se fazem acompanhando constantemente os métodos e comportamento dos vendedores. Em outras palavras: é preciso ter um processo de vendas claro e um bom monitoramento de desempenho para se ter sucesso.

Com o SMark CRM, você consegue exercer esse controle de equipe e muito mais. Ele ainda permite que você tenha acesso a:

  • Oportunidades em aberto;
  • Gestão completa do pós-venda;
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  • Histórico completo de ações de venda;

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Por |2020-05-15T11:57:46-03:00abril 24th, 2020|Categories: Estratégias de Vendas|Tags: , |Comentários desativados em Microgerenciamento: como não gerenciar uma equipe de vendas